Portal do Jardim.com - Fórum » Geral Jardinagem

PUB

Podar Hortênsias

(6 posts)

Tags:

1. Vanbernar
    Member

Bom Dia Gostava que alguém com mais experiência me desse uma dica sobre como podar correctamente hortênsias. Tenho uma muito antiga que dá flores todos os anos... mas mesmo no auge da época das flores viçosas, não faz um arbusto redondo e compacto como costumo ver nos outros jardins. A minha fica caída para os lados e com um buraco ao meio... vazio. Já pensei cortá-la toda junto à terra... para a obrigar a renovar-se mas tenho medo de a matar. Será que não a podo correctamente? Devo podá-la toda junto à terra? E aqueles troncos que não deram flor? devo cortá-los completamente? Agradecia Ajuda. Obrigada Van
    Colocado há 4 meses #
  2. jardinas
    Member

boas se podar as hortencias junto á terra vai acontecer que para o ano vai ter novas astes , cheias de vigor mas sem flores . a maneira correcta de podar é sempre a seguir ao nó mais antigo , mas de 2 em dois anos convem atarracar ( baixar o corte ). jardinas
    Colocado há 4 meses #
  3. Vanbernar
    Member

Obrigada pela sua resposta. Ja me deu uma ideia de como fazer as coisas desta vez. Já agora gostava também de perguntar outra coisa: Tenho lido imenso sobre o Sulfato de aluminio... que aplicado na terra das hortensias produz flores azuis... E gostava de experimentar... mas o mesmo nao arruinará as outras plantas à volta? Por exemplo uma sardinheira? e não será venenoso para uma hortelã? Vanbernar
    Colocado há 4 meses #
  4. luisita
    Member

Olà, podes podâ-las no inicio do veraõ ; normalmente, aconselham cortar od ramos de 3 anos e mais, ou seja : cada ramificaçaõ, equivale a um ano. Se as tuas saõ muito velhas (como as minhas), o melhor é naõ tirar tudo de uma vez, vai cortando aos pocos, porque se tiras tudo de uma vez, corres o risco de naõ teres flores nenhumas no proximo ano. :-)
    Colocado há 3 meses #
  5. Carlos
    Member

As minhas são todos os anos um encanto.

Regras que aplico:

1- O ramo nascido este ano floresce para o ano.

2- Depois dessa floração, podo-o deixando apenas 2 olhos que florescem também no 2º ano.

3- Depois da 2ª floração vai todo abaixo. Assim fico só com os que nasceram este ano e os do ano passado podados como em 2.

Sou bem recompensado com esta técnica.

Colocado há 1 mês #
  6. Carlos
    Member

As hortênsias comportam-se da mesma maneira que um indicador químico.(que existe de facto nas suas pétalas)
    As cores azuis obtêm-se com o aumento da acidez do solo. Consegue-se incorporando sulfato de alumínio e sulfato de amônio na terra.Eu uso em partes mais ou menos iguais, pequenas quantidades todos os meses de Março a Novembro.
    No 1º ano fiquei desanimado com o resultado. Mas agora estão cada vez com a côr azul mais forte. Dá a impressão que a terra foi melhorando com o passar do tempo.
    Esses produtos encontram-se em qualquer garden.

Colocado há 1 mês #

Responder

Tem de fazer log in para participar.