A CARREGAR

Type to search

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/gdesign/jardinsemagua120508/abertura.jpg[/img]

[i]Ilustrações: Catarina Gonçalves[/i]

Todos os dias somos confrontados com todo o tipo de questões e preocupações climáticas, poluição, reciclagem etc. Parte destas questões prende-se com a utilização dos recursos naturais, um deles a água potável: em períodos de maior calor, 80% da água que gastamos é com o jardim.

É possível haver jardins espectaculares com um consumo muito baixo de água. Logicamente pensa-se logo em cactos e alpinas, mas muitas das tradicionais plantas mediterrânicas resistem facilmente à seca uma vez que estejam estabelecidas no terreno.

Lavandula stoechas / D.R.

Lavandula stoechas / D.R.

A Lavandula, mais conhecida por rosmaninho, é imagem de marca dos tradicionais jardins franceses e italianos, e é de novo uma das plantas favoritas entre designers e paisagistas, mesmo em projectos mais contemporâneos, a sua resistência, o seu aroma e utilização em culinária são as suas principais vantagens. Outras plantas como [i]Santolina, Euphorbia, Salvia, Cordyline[/i] e [i]Aeonium[/i] pertencentes ao leque de plantas mediterrânicas são excelentes escolhas para todos os que se preocupam com o consumo de água no jardim.

A resistência à seca é uma das maiores preocupações a nível de design, e que é bastante evidente nas tendências dos festivais de jardim dos últimos dois anos. Jardins como o de Bradstone e o Fetzer Vineyard apresentados no Chelsea Flower Show de 2007 são exemplos excelentes desta inclinação.

Equinácea

Equinácea

A Equinácea é outra planta a ter em conta para usar no jardim, pois resiste bem a faltas de água.

Em termos ainda de design é desejável menos áreas de relva, plantas com uma manutenção mais baixa, pensar na vida selvagem do jardim, manter o espaço sempre interessante durante o ano, pavimento para áreas de churrascos ou simplesmente para apreciar o jardim. Também dependendo do tamanho do jardim, convém pensar em árvores e arbustos de maior porte que criem áreas de sombra e humidade.

Flores silvestres

Flores silvestres

Esculturas no meio da vegetação são uma ideia para ter um jardim sempre interessante e criam pontos focais. Um tanque para recolha de águas das chuvas é fundamental e relembro que é melhor ter mais plantas nativas e menos relva impecável.
Jardins selvagens que por vezes vemos em campos junto à estrada são nesta altura do ano especialmente bonitos, flores silvestres são uma óptima opção para zonas de relvado que não são muito usadas.

Campos de flores silvestres na Primavera e no Verão podem constituir um tapete de flores e cores vibrantes.

Cactos

Cactos

Jardins de rochas ou jardins de cactos são outra opção a não descurar. Existem exemplos de jardins de cactos espectaculares, especialmente na Califórnia onde há uma grande tradição nesta área. Mas este tema será abordado mais tarde.

[b]Passos para consumir menos água no jardim:[/b]

– Reciclar água das chuvas no Inverno e Outono.

– Usar o regador para regar as plantas e relva, é uma maneira mais efectiva de irrigação do que com a mangueira, pode dar um pouco mais de trabalho mas acaba por gastar menos água.

– Irrigar só quando o solo estiver um pouco mais seco, a relva deve ser deixada mais longa pois não irá precisar de tanta água.
Evitar plantar no Verão, as plantas quando se estão a estabelecer necessitam de bastante mais água, e se estiver calor ainda mais vão precisar.

– As plantas em vasos devem ser colocadas à sombra nos dias de maior calor, ajuda-as a consumir menos água, e usar pratos para os vasos.

– Colocar casca de pinheiro no final do Inverno em canteiros ajuda a reter por mais tempo a humidade.

– Remover as ervas daninhas pois estas competem com as outras plantas por água.

– Ao escolher os vasos para as plantas no exterior escolher um material menos poroso, pois vai reter mais água.

Parceria:

cat_gdesigns.gif

Tags:

Talvez goste deste artigo

5 Comments

  1. Maria Carmo Correia 15 de Dezembro de 2008

    Bom dia,
    Estive a ler o s/artigo de “jardins sem àgua” que achei bastante interessante, pois tenho na frente da m/casa uns 50 mt de comprimento por +- 4 largura , onde inicialmente tinha pensado plantar relva, mas desisti.
    Será que me podia aconselhar quanto às flores silvestres, os seus nomes e cuidados, que refere no seu artigo.
    Com os meus agradecimentos,

    MCarmo Correia

    Responder
  2. jose 15 de Dezembro de 2008

    BOAS
    ESTOU A PENSAR CRIAR UM ESPACO SÓ PARA CACTOS AGRADECIA ALGUMAS FOTOS E DICAS.

    OBRIGADO

    Responder
  3. realjardins 26 de Dezembro de 2008

    nos temos a solução um jardim natural e sem custos

    Responder
  4. Rosa 22 de Maio de 2009

    olá boa tarde,vivo no alto alentejo,numa zona desfavorecida e nas partes laterais da minha casa tenho relva,laranjeiras e uma rua de rosas,agora a parte da frente que é de uns 20m por8 a unica coisa que tem é uma enorme palmeira,gostava de fazer um jardim bonito e ao mesmo tempo poupar água gostava de saber se é possivel me dar algumas ideias. obrigado

    Rosa

    Responder
  5. Valdete Queiroz Pereira 22 de Janeiro de 2012

    Estou querendo modificar meu pequeno jardim e aproveitei suas dicas sobre plantas que consomem menos água.Muito obrigada!

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo