Relvados: Operações de Primavera

Categorias: Primavera

Tags: , , , , ,

Comentários: 25 comentários | Partilhar!

feature photo

Fotografia: Bluescan sv

Em breve chegará a Primavera. Pode-se dizer que está a chegar a altura de voltar a tratar do jardim. O ideal é nunca deixar de tratar, mesmo no Inverno, pois à sempre coisas a fazer; mas digamos que com o tempo mais quente somos como que convidados a iniciar os trabalhos no jardim. Para quem já tem um relvado instalado, a época é muito importante, pois é agora que se fazem os melhoramentos necessários.

Esses melhoramentos prendem-se com a fertilidade, arejamento, drenagem, rega, ressementeira, combate a pragas, remoção de musgos e ervas daninhas.

A adubação deve ser feita, manual ou mecanicamente, utilizando um adubo de libertação lenta à base de Azoto, para favorecer o crescimento tornando a relva mais verde.

Arejamento / Escarificação

O arejamento / escarificação é muito importante. Pode realizar-se manualmente e ou mecanicamente, recorrendo a solas com bicos (Andando em cima do relvado abrem-se buracos que vão facilitar a entrada de ar e da água), ou com ancinhos próprios. Outro método é utilizando um escarificador que é uma máquina que abre uns rasgos do solo. Esta máquina é muito util pois também é usada para retirar os restos de relva morta e seca que se acumularam durante o ano, serve também para retirar o musgo, pois normalmente possui um cesto de recolha. Ao abrir os rasgos no solo também rompe a camada superficial do terreno, que por vezes se encontra muito compactada.

Esta operação é das mais importantes a fazer na primavera devido à sua multifuncionalidade, acabam por ser quatro operações que são essenciais ao normal desenvolvimento do relvado.

Se o nosso relvado está muito debilitado, então após a operação anterior, pode-se ainda realizar um ressementeira, colocar-se areia e mesmo alguma terra melhorando assim o solo e por conseguinte o seu relvado.

De notar que a escarificação deve ser realizada após o 1º corte da primavera.

Como é lógico a drenagem torna-se melhor evitando possíveis intervenções mais profundas.

Sistema de Rega

A vistoria ao sistema de rega é uma operação que não deve ser descurada: A programação do novo horário, a substituição das pilhas do programador, a substituição, limpeza e afinação dos bicos é recomendada. Também à verificação de fugas e qualquer material danificado deve ser dada a maior importância, já que nos vai permitir que não haja surpresas no final do mês quando chegar a conta da água.

Doenças

Se notar que o seu relvado apresenta manchas, ou qualquer outro tipo de sintomas que nunca apareceram, poderá estar perante uma praga e ou uma doença, não desespere. De facto esta é a melhor altura para tratar, claro que não é fácil saber que tipo de doença ou praga está à nossa frente, por isso se o seu relvado está muito atacado, convém chamar alguém que saiba o que fazer. O uso de fotos poderá ser importante se resolver ir a uma casa da especialidade.

As doenças mais comuns são:

- manchas por fusarium, provocado pela Microdochium nivale

- dollar spot , provocado pela Sclerotinia homeocarpa

- manchas castanhas, provocadas pela Rhizoctonia solani

As pragas que mais ocorrem nos relvados:

- Typula paludosa

- Escarabeídos

- Ralos – Scapteriscus

- Toupeiras

No entanto se a doença estiver localizada, e for pouco evidente, ao tratar do seu relvado convenientemente, estará a debelar esses mesmos problemas já que a relva ficará mais forte e menos susceptível.

Monda

A monda das ervas daninhas é uma operação que deve ser feita assim que apareçam as primeiras ervas e antes do corte da relva. Nunca se devem cortar com a máquina corta relva porque além de as fortalecer, vai porventura espalhar as suas sementes e ajudar na sua disseminação.

Partilhar!
  • Facebook
  • Twitter
  • MySpace
  • Digg
  • Live
  • del.icio.us
  • Google Bookmarks
  • NewsVine
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Technorati
  • LinkArena
  • LinkedIn

Sobre o autor

O Autor

DIOGO RICOU é o responsável técnico da empresa Monteiro & Ricou, lda. Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade dos Açores. Desde sempre que esteve ligado a esta área. É formador nas áreas da jardinagem, nomeadamente planeamento de jardins e dá aulas ao curso CEF jardinagem no ensino público. A monteiro & Ricou presta serviços de consultadoria, gestão de obras, construção de jardins, implantação e projecto de sistemas de rega, instalação de jardins verticais, agricultura, paisagismo. www.monteiroricou.blogspot.com

Comentários

Existem 25 comentários, deixe o seu

  • Boa noite,

    Que cuidados ter com a relva Graminha?

    Obrigado

  • Olá!

    Tenho um relvado com grama (graminha, ou gramão como por estas bandas se diz) e gostraia de saber o que fazer para melhorar o meu relvado.

    Obrigado!

  • Aquando de uma visita aos Açores, reparei que na ilha terceira, estavam na altura com um problema em relação a um tipo de “escaravelos” vindos de outras “paragens”.
    Eu tive a oportunidade de ver, que nos campos da ilha Terceira foram colocados “armadilhos” para se conseguir eliminar essa praga.
    Foi possivel com esses “armadilhos” eliminar essa praga? Ou a situação é mais grave do que se esperava?
    Já agora podem me dizer que tipo de “escaravelho” era?

    Obrigado pela atenção.
    Meus cumprimentos.
    Joaquim Santos

  • Tenho uma toupeira no meu jardim. Ser’a que me ajuda a achar uma soluçao para me livrar dela

  • Ola. boa tarde

    tenho pelo jardim todo altinhos pequenos que saem debaixo da erva..penso er uma praga..mas nao sei identificar..Podem ajudar? tbm esta a ficar castanha nalguns lados..
    obg
    Mina

  • Exmo. Sr.
    Tenho um relvado grande de escalracho. Que escarificador usar e quando ?
    Obrigado,

  • Exmo.Sr
    Tenho relva da fina que comecou a ficar amarela e a secar agora detetei que esta cheia de caracois com oformato de buzios muito pequenos qual o pesticida que posso colocar.
    obrigado

  • DESEJAVA SER INFORMADO QUE TIPO/MARCA DE HERBICIDA PODEREI USAR PARA COMBATER AS ERVAS DANINHAS NO RELVADO?

  • Olá,
    Tenho um problema no relvado, começou por uma mancha de relva mais fina e de um verde alface. Essa mancha não passa a castanho mas já alastrou para mais manchas. As manchas são grandes.
    Gostaria que partilhasse a sua opinião.
    Obrigada

  • Olá,
    A minha relva apesar de estar em bom estado apresenta manchas com um verde alface sendo esta “relva” mais fina que a outra e tem tendência a ficar amarelada quando o calor é mais intenso ou quando dou um corte mais rente. Tenho tàmbem duas manchas que penso serem de “trevo” que cada vez são maiores.
    Desde já agradeço a ajuda.
    Cumprimentos

  • Tenho um pequeno relvado que quase todas as semanas num espaço de 50m2 aparecem uns circulos de 15cm de diâmetro que a relva seca, gostaria de saber algo. obrigado.

  • Tenho trevo a mais no relvado. Como eliminar sem danificar a relva?

  • O que devo usar para matar o trevo na relva? A monda manual não resulta e já usei herbicidas seletivos (agrocide) mas volta a aparecer. O que devo aplicar?

  • Ola. boa tarde

    tenho pelo jardim todo altinhos de terra pequenos que saem debaixo da erva..penso ser uma praga..mas nao sei identificar..Podem ajudar? tbm esta a ficar castanha nalguns lados..
    obg
    Sousa

  • Tenho um relvado festuca em terreno argiloso. Está infestado de pequenos montes de terra parecidos com os que as toupeiras fazem mas muito mais pequenos (cerca de 3 cm3)e sem galerias subterrâneas. Não consigo identificar qualquer parasita. tenho utilizado insecticidas com cloropirifos sem qualquer resultado.Posso enviar foto

  • Tenho muitos cogumelos no meu relvado. Qual é a melhor forma de os eliminar?
    Obrigado pela ajuda!

  • Boa tarde, gostaria de saber ma vossa opinião, tenho a reslva a ficar com algumas manchas secas e tenho milhares de gafanhotos na relva cada vez mais, gostaria de saber se os gafanhotos são rejudicial a relva eles são alguns castanhos e outros verdes, aguardo a vossa ajuda.
    obrigado.
    cumprimentos
    Alfredo Coelho

  • Bom dia, gostaria de saber de que forma posso me livrar da borboleta que está a comer a relva do jardim.Obrigada Regina Santos

  • Tenho pelo jardim todo altinhos pequenos que saem debaixo da erva..penso ser uma praga, mas nao sei como resolver o problema.

  • Bom dia, tenho o relvada com zonas castanhas e a relva seca e morta. Isto surgiu logo no inicio de Setembro e foi piorando infestando praticamente todo o relvado.
    Ha dois fenómenos que também acontecem: muitos mosquitos pequenos (nuvens) desde Agosto; centenas de caracois por todo o lado e a subir os muros. Não sei se são a causa ou o efeito da relva morta.
    A raiz parece estar intacta, pois após remover a relva seca, começa a reaparecer a relva.
    Obrigado, Rui

  • Ola. bom dia
    Tenho pelo jardim todo altinhos pequenos de terra que saem debaixo da erva..penso ser uma praga..mas nao sei identificar..Podem ajudar? tbm esta a ficar castanha nalguns lados..
    obg
    Jose Domingues

  • Boa Tarde

    Li em vários manuais sobre a altura do corte da relva. O que gostaria de saber é como é que se mede a altura da relva? Pegando simplesmente numa régua banal e colocando a sua base na terra? ou há outro método?

    Obrigado pela ajuda e parabéns pelo trabalho

  • Bom dia!
    Tenho demasiada erva daninha na minha relva, o espaço é um pouco grande, por isso a monda manual é difícil. Posso usar algum tipo de herbicida? Obrigada!

  • No meu relvado está a aparecer o que parece ser gelatina ou uma alga verde escuro, estamos no principio de setembro e no espaço de 15 dias está em todo o relvado. o que devo fazer? o tamanho do espaço é +- 400m2.
    Obrigado pela informação

  • Bom dia, tenho o meu relvado a ficar amarelo e em certas zonas tem bolinhas muito pequeninas amarelas. Há certas zonas em que a relva secou desde o meio de setembro, pensávamos que fosse pouca água visto que na altura só regávamos 2 vezes por noite, agora regamos 2 vezes por dia, mas 1 a noite e outra de manhã.
    Outra coisa que me aconteceu, mas desde o início e que existem sempre nuvens de mosquitos.
    Colocamos esta relva de tapete este verão.
    Agradeço desde já toda a atenção.
    Com os melhores cumprimentos,
    Sandra Oliveira

Deixe o seu comentário!

nome
(obrigatório)
e-mail
(obrigatório) (não será mostrado)
website
comentário
 

Relacionados

Produtos Seleccionados

pub



Secções
em Destaque

As Dicas
Conselhos úteis!
Plantas Ornamentais
Rosas, Orquídeas e muito mais!

Junte-se
a nós!




PUB

Votação

  • No seu relvado que tipo de equipamento utiliza?

    Ver Resultados

    Loading ... Loading ...

Jardineiros
online

  • 13 Jardineiros Online
  • Jardineiros: 12 Convidados, 1 Bot