Relvados: Operações de Primavera

Categorias: Primavera

Tags: , , , , ,

Comentários: 47 comentários | Partilhar!

feature photo

Fotografia: Bluescan sv

Em breve chegará a Primavera. Pode-se dizer que está a chegar a altura de voltar a tratar do jardim. O ideal é nunca deixar de tratar, mesmo no Inverno, pois à sempre coisas a fazer; mas digamos que com o tempo mais quente somos como que convidados a iniciar os trabalhos no jardim. Para quem já tem um relvado instalado, a época é muito importante, pois é agora que se fazem os melhoramentos necessários.

Esses melhoramentos prendem-se com a fertilidade, arejamento, drenagem, rega, ressementeira, combate a pragas, remoção de musgos e ervas daninhas.

A adubação deve ser feita, manual ou mecanicamente, utilizando um adubo de libertação lenta à base de Azoto, para favorecer o crescimento tornando a relva mais verde.

Arejamento / Escarificação

O arejamento / escarificação é muito importante. Pode realizar-se manualmente e ou mecanicamente, recorrendo a solas com bicos (Andando em cima do relvado abrem-se buracos que vão facilitar a entrada de ar e da água), ou com ancinhos próprios. Outro método é utilizando um escarificador que é uma máquina que abre uns rasgos do solo. Esta máquina é muito util pois também é usada para retirar os restos de relva morta e seca que se acumularam durante o ano, serve também para retirar o musgo, pois normalmente possui um cesto de recolha. Ao abrir os rasgos no solo também rompe a camada superficial do terreno, que por vezes se encontra muito compactada.

Esta operação é das mais importantes a fazer na primavera devido à sua multifuncionalidade, acabam por ser quatro operações que são essenciais ao normal desenvolvimento do relvado.

Se o nosso relvado está muito debilitado, então após a operação anterior, pode-se ainda realizar um ressementeira, colocar-se areia e mesmo alguma terra melhorando assim o solo e por conseguinte o seu relvado.

De notar que a escarificação deve ser realizada após o 1º corte da primavera.

Como é lógico a drenagem torna-se melhor evitando possíveis intervenções mais profundas.

Sistema de Rega

A vistoria ao sistema de rega é uma operação que não deve ser descurada: A programação do novo horário, a substituição das pilhas do programador, a substituição, limpeza e afinação dos bicos é recomendada. Também à verificação de fugas e qualquer material danificado deve ser dada a maior importância, já que nos vai permitir que não haja surpresas no final do mês quando chegar a conta da água.

Doenças

Se notar que o seu relvado apresenta manchas, ou qualquer outro tipo de sintomas que nunca apareceram, poderá estar perante uma praga e ou uma doença, não desespere. De facto esta é a melhor altura para tratar, claro que não é fácil saber que tipo de doença ou praga está à nossa frente, por isso se o seu relvado está muito atacado, convém chamar alguém que saiba o que fazer. O uso de fotos poderá ser importante se resolver ir a uma casa da especialidade.

As doenças mais comuns são:

- manchas por fusarium, provocado pela Microdochium nivale

- dollar spot , provocado pela Sclerotinia homeocarpa

- manchas castanhas, provocadas pela Rhizoctonia solani

As pragas que mais ocorrem nos relvados:

- Typula paludosa

- Escarabeídos

- Ralos – Scapteriscus

- Toupeiras

No entanto se a doença estiver localizada, e for pouco evidente, ao tratar do seu relvado convenientemente, estará a debelar esses mesmos problemas já que a relva ficará mais forte e menos susceptível.

Monda

A monda das ervas daninhas é uma operação que deve ser feita assim que apareçam as primeiras ervas e antes do corte da relva. Nunca se devem cortar com a máquina corta relva porque além de as fortalecer, vai porventura espalhar as suas sementes e ajudar na sua disseminação.

Partilhar!
  • Facebook
  • Twitter
  • MySpace
  • Digg
  • Live
  • del.icio.us
  • Google Bookmarks
  • NewsVine
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Technorati
  • LinkArena
  • LinkedIn

Sobre o autor

O Autor

DIOGO RICOU é o responsável técnico da empresa Monteiro & Ricou, lda. Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade dos Açores. Desde sempre que esteve ligado a esta área. É formador nas áreas da jardinagem, nomeadamente planeamento de jardins e dá aulas ao curso CEF jardinagem no ensino público. A monteiro & Ricou presta serviços de consultadoria, gestão de obras, construção de jardins, implantação e projecto de sistemas de rega, instalação de jardins verticais, agricultura, paisagismo. www.monteiroricou.blogspot.com

Comentários

Existem 47 comentários, deixe o seu

  • Boa noite,

    Que cuidados ter com a relva Graminha?

    Obrigado

  • Olá!

    Tenho um relvado com grama (graminha, ou gramão como por estas bandas se diz) e gostraia de saber o que fazer para melhorar o meu relvado.

    Obrigado!

  • Aquando de uma visita aos Açores, reparei que na ilha terceira, estavam na altura com um problema em relação a um tipo de “escaravelos” vindos de outras “paragens”.
    Eu tive a oportunidade de ver, que nos campos da ilha Terceira foram colocados “armadilhos” para se conseguir eliminar essa praga.
    Foi possivel com esses “armadilhos” eliminar essa praga? Ou a situação é mais grave do que se esperava?
    Já agora podem me dizer que tipo de “escaravelho” era?

    Obrigado pela atenção.
    Meus cumprimentos.
    Joaquim Santos

  • Tenho uma toupeira no meu jardim. Ser’a que me ajuda a achar uma soluçao para me livrar dela

  • Ola. boa tarde

    tenho pelo jardim todo altinhos pequenos que saem debaixo da erva..penso er uma praga..mas nao sei identificar..Podem ajudar? tbm esta a ficar castanha nalguns lados..
    obg
    Mina

  • Exmo. Sr.
    Tenho um relvado grande de escalracho. Que escarificador usar e quando ?
    Obrigado,

  • Exmo.Sr
    Tenho relva da fina que comecou a ficar amarela e a secar agora detetei que esta cheia de caracois com oformato de buzios muito pequenos qual o pesticida que posso colocar.
    obrigado

  • DESEJAVA SER INFORMADO QUE TIPO/MARCA DE HERBICIDA PODEREI USAR PARA COMBATER AS ERVAS DANINHAS NO RELVADO?

  • Olá,
    Tenho um problema no relvado, começou por uma mancha de relva mais fina e de um verde alface. Essa mancha não passa a castanho mas já alastrou para mais manchas. As manchas são grandes.
    Gostaria que partilhasse a sua opinião.
    Obrigada

  • Olá,
    A minha relva apesar de estar em bom estado apresenta manchas com um verde alface sendo esta “relva” mais fina que a outra e tem tendência a ficar amarelada quando o calor é mais intenso ou quando dou um corte mais rente. Tenho tàmbem duas manchas que penso serem de “trevo” que cada vez são maiores.
    Desde já agradeço a ajuda.
    Cumprimentos

  • Tenho um pequeno relvado que quase todas as semanas num espaço de 50m2 aparecem uns circulos de 15cm de diâmetro que a relva seca, gostaria de saber algo. obrigado.

  • Tenho trevo a mais no relvado. Como eliminar sem danificar a relva?

  • O que devo usar para matar o trevo na relva? A monda manual não resulta e já usei herbicidas seletivos (agrocide) mas volta a aparecer. O que devo aplicar?

  • Ola. boa tarde

    tenho pelo jardim todo altinhos de terra pequenos que saem debaixo da erva..penso ser uma praga..mas nao sei identificar..Podem ajudar? tbm esta a ficar castanha nalguns lados..
    obg
    Sousa

  • Tenho um relvado festuca em terreno argiloso. Está infestado de pequenos montes de terra parecidos com os que as toupeiras fazem mas muito mais pequenos (cerca de 3 cm3)e sem galerias subterrâneas. Não consigo identificar qualquer parasita. tenho utilizado insecticidas com cloropirifos sem qualquer resultado.Posso enviar foto

  • Tenho muitos cogumelos no meu relvado. Qual é a melhor forma de os eliminar?
    Obrigado pela ajuda!

  • Boa tarde, gostaria de saber ma vossa opinião, tenho a reslva a ficar com algumas manchas secas e tenho milhares de gafanhotos na relva cada vez mais, gostaria de saber se os gafanhotos são rejudicial a relva eles são alguns castanhos e outros verdes, aguardo a vossa ajuda.
    obrigado.
    cumprimentos
    Alfredo Coelho

  • Bom dia, gostaria de saber de que forma posso me livrar da borboleta que está a comer a relva do jardim.Obrigada Regina Santos

  • Tenho pelo jardim todo altinhos pequenos que saem debaixo da erva..penso ser uma praga, mas nao sei como resolver o problema.

  • Bom dia, tenho o relvada com zonas castanhas e a relva seca e morta. Isto surgiu logo no inicio de Setembro e foi piorando infestando praticamente todo o relvado.
    Ha dois fenómenos que também acontecem: muitos mosquitos pequenos (nuvens) desde Agosto; centenas de caracois por todo o lado e a subir os muros. Não sei se são a causa ou o efeito da relva morta.
    A raiz parece estar intacta, pois após remover a relva seca, começa a reaparecer a relva.
    Obrigado, Rui

  • Ola. bom dia
    Tenho pelo jardim todo altinhos pequenos de terra que saem debaixo da erva..penso ser uma praga..mas nao sei identificar..Podem ajudar? tbm esta a ficar castanha nalguns lados..
    obg
    Jose Domingues

  • Boa Tarde

    Li em vários manuais sobre a altura do corte da relva. O que gostaria de saber é como é que se mede a altura da relva? Pegando simplesmente numa régua banal e colocando a sua base na terra? ou há outro método?

    Obrigado pela ajuda e parabéns pelo trabalho

  • Bom dia!
    Tenho demasiada erva daninha na minha relva, o espaço é um pouco grande, por isso a monda manual é difícil. Posso usar algum tipo de herbicida? Obrigada!

  • No meu relvado está a aparecer o que parece ser gelatina ou uma alga verde escuro, estamos no principio de setembro e no espaço de 15 dias está em todo o relvado. o que devo fazer? o tamanho do espaço é +- 400m2.
    Obrigado pela informação

  • Bom dia, tenho o meu relvado a ficar amarelo e em certas zonas tem bolinhas muito pequeninas amarelas. Há certas zonas em que a relva secou desde o meio de setembro, pensávamos que fosse pouca água visto que na altura só regávamos 2 vezes por noite, agora regamos 2 vezes por dia, mas 1 a noite e outra de manhã.
    Outra coisa que me aconteceu, mas desde o início e que existem sempre nuvens de mosquitos.
    Colocamos esta relva de tapete este verão.
    Agradeço desde já toda a atenção.
    Com os melhores cumprimentos,
    Sandra Oliveira

  • Tenho um jardim com relva (grama) mas começou a aparecer junça em varios sitios.Já fiz monda várias vezes e volta sempre a aparecer. Gostava de saber se existe alguma cura.Obrigada

  • Boa tarde, tenho o meu relvado com zonas castanhas, e em alguns parece morta e seca, e também muitos trevos a ocupar a zona da relva, em que esta deixou de crescer, ou seja em vez de relva tenho trevos por todo o lado é possível recuperar? Ou limpo o terreno e planto nova?
    Um muito obrigada

  • Boa tarde
    Quem me pode informar o que é mais adequado?
    Tenho um jardim com cerca de 200 metros de escalracho. Tem mais de 15 anos e nunca foi escarificado. às vezes fica mais amarelo mas com adubo e cuidado vai lá.
    Agora está com lugares bem secos desde este inverno e cheio de trevos.
    Acabei de comprar um escarificador elétrico e um produto herbicida seletivo para ervas daninhas da relva? Comprei também sementes de grama para colocar nos locais que vão ficar piores.
    Estarei a fazer corretamente?
    Agradeço conselhos….
    Obrigado
    Irene

  • Boa tarde,

    Quem me pode ajudar qual o herbicida para aplicar em relvado com milhã?
    Tenho um jardim com 2500 m2 de relvado, tem 6 anos mas está com bastante milhã, qual o herbicida a utilizar.

    Obrigada
    José

  • Milhã.
    Caro José Sousa, a milha não é uma infestante fácil de eliminar (como ja deve ter notado) mas no mercado existe dois ou tres produtos. Mas deveria saber que tipo de relvado é para poder ajudar Fica o meu mail.

  • olá Amigo, tenho um relvado graminha tem 15 anos foi sempre verde, no entanto começou no ano passado para o fim do verão aparecer manchas amareladas que conselho me dá.
    cumprimentos

  • Olá, tenho zonas circulares no relvado graminha de cor amarelado já desde o ano passado , fiz um tratamento ao relvado todo, com calcário funcionou, mas não na totalidade já fiz um corte este ano também já fiz um adubamento de fase lenta, sinto que a relva não está com o aspecto para melhorar.
    Na boa verdade só me falta fazer a perfuração para entrar a ventilação na terra.
    O que acha que me esta a escapar para ter um relvado verde forte como era no mês de Julho do ano que passou antes das manchas amareladas?
    Cumprimentos

  • Boa tarde, comecei a tratar do meu jardim e depois de revolver a terra, alisar, etc. semeei relva, que está a crescer bonita, mas têm aparecido pequenos túneis/elevações na terra e junto a esses túneis dois pequenos buracos ambos do diâmetro de um dedo.
    Poderá me explicar que bicho será este e como evitar que continue a acontecer.
    Agradeço a vossa disponibilidade.
    Cumprimentos

  • Precisava que me indicassem um herbicida para aplicar no meu gramado (o meu relvado é de grama) porque estão a nascer muitas ervas daninhas.
    Obrigada

  • Tenho um jardim de tapete de relva “Camposol” com cerca de 7 anos de existência. Este ano pela primeira vez apareceu-me em algumas zonas do relvado uma erva daninha chamada milhã. Qual o produto que devo usar para conseguir a sua desinfestação.
    Obbrigado.

  • Ola bom dia ,
    Plantei relva de s Carlos há dois meses,está muito bonita
    Mas está completamente coberta de ervas daninhas especialmente baldroegas e outras como por exemplo umas muito rasteiras com braços longos que crescem por baixo do relvado,como tal não consigo arrancar sem estragar o relvado
    Que hei-de fazer estou desesperada.
    Que me indica para eliminar talvez um herbicida que não estrague o relvado.
    Agradeço muito
    Ana

  • Tenho um jardim com relva (grama) mas começou a aparecer trevo e leitugas em varios sitios.Já fiz monda várias vezes e volta sempre a aparecer. Gostava de saber se existe alguma cura.Obrigada

  • Tenho um relvado com cerca de 200 m2 e apareceram muitas ervas daninhas, o que inviabiliza que possam ser arrancadas. Que tipo de herbicida posso utilizar sem danificar a relva e quando é a altura mais apropriada para o fazer?
    Muito obrigado.
    Joaquim Campos

  • Boa noite
    Gostaria que me indicassem qual o herbicida seletivo para milhã no relvado semeado?

  • Boa noite
    Gostaria que me indicassem qual o herbicida seletivo para milhã, saramagos e trevo no relvado semeado?

  • Boas a todos
    Preciso da vossa ajuda.
    A minha relva esta a ficar amarela aos poucos.
    Eu rego todos os dias ao fim do dia 15 minutos, na relva abri buracos para respirar, com uma tabua com pregos, já adubei, pergunto eu corto a relva todas as semanas, e fica com 5 centímetros de altura, será que estou a fazer o corte bem.
    Agradecia a vossa ajuda
    Artur Barata

  • Boa tarde,
    Gostaria que me indicassem qual o herbicida para o trevo
    Obrigado
    Jose

  • meti um tapete em setembro e começou aparecer trevos e milha o k devo fazer para os eliminar

  • Boa tarde, o meu relvado (festufa) penso que é assim para além de estar coberto com 60‰ de trevos tem outras relvas daninhas e zonas parecem ferrugem. A terra no local é muito saibrosa. Qual a melhor e mais económica forma de as eliminar.

    Obrigado

  • Bom dia
    faço aplicações de herbicidas em relvados.

  • Bom dia,
    Plantei no meu jardim relva (graminha), mas acontece que o trevo cobriu rapidamente a relva, já tive de o arrancar. gostaria de saber se há algum produto que o elimina.

  • Gostaria de saber como elimino umas ”manchas” de trevo do relvado?

Deixe o seu comentário!

nome
(obrigatório)
e-mail
(obrigatório) (não será mostrado)
website
comentário
 

Relacionados

Produtos Seleccionados

pub



Secções
em Destaque

As Dicas
Conselhos úteis!
Plantas Ornamentais
Rosas, Orquídeas e muito mais!
Especial: Receitas
Patrocinado por Weber.

Junte-se
a nós!




PUB

Votação

  • Costuma frequentar cursos e/ou workshops sobre jardinagem e floricultura?

    Ver Resultados

    Loading ... Loading ...

Jardineiros
online

  • 16 Jardineiros Online
  • Jardineiros: 11 Convidados, 5 Bots