Virtuosas Acelgas!

Categorias: Aromáticas & Medicinais, As Plantas, Os Artigos

Tags: , ,

Comentários: 2 comentários | Partilhar!

feature photo

As acelgas Beta vulgaris L são plantas herbaceas, bianuais da família das Quenopodiáceas à qual pertencem também os espinafres e as beterrabas, a variedade mais cumum é a cicla, em inglês é conhecida por swiss chard ou seakale beet e em francês por cardes.

É um legume origário da bacia do Mediterrânio onde ainda cresce espontâneo nalgumas regiões, é hoje plantada e apreciada um pouco por todo o mundo.Era já conhecida dos Gregos Antigos à cerca de 2000 anos atrás, tanto estes como os Romanos elogiavam  as suas propriedades medicinais e nutritivas.

É de cultura fácil, dando-se bem em vários tipos de solo preferindo no entanto solos bem drenados e de baixa acidez, ph 7.2, suporta bem a salinidade do solo e as geadas, mas prefere climas amenos, sensível a mudanças bruscas de temperatura, Existem as variedades verdes (silver beet) ou vermelho (Ruby chard), estas últimas são muito vezes utilizadas como plantas ornamentais nos jardins. Boa consociação com feijão, cenouras e couves.

Plantação

Semear no exterior com intervalos de cerca de 30 cm, colocar 2 ou 3 sementes em cada cova, não demasiado profunda, covém demolhar as sementes algumas horas antes de as semear. Poderá realizar duas sementeiras por ano, por exemplo em Outubro e Março para assegurar colheita o ano inteiro; desbastar com espaços de 20 a 30 centímetros, alternar cultura com leguminosas que ajudarão a fixar o azoto que as acelgas tanto gostam; colher as folhas exteriores à medida que estas forem crescendo, os talos são por vezes cozinhados separadamente e considerados um verdadeiro acepipe, de sabor subtil e delicado, tanto da variedade vermelha como  verde.

Componentes

Muito rica em fibras, vitaminas e sais minerais, nomeadamente vitaminas A, B1, B2, C, K, e PP, ferro, potássio, magnésio, cobre e cálcio, rica ainda em betacaroteno.

Propriedades

Diurética, refrescante e ligeiramente laxativa, muito recomendade em vários tipos de dietas incluindo as de emagrecimento, é um leguma de fácil digestão, mais aconselhado que o espinafre, é depurativa e vermífuga quando acompanhada por alho, é um anti-oxidante natural, útil no tratamento de hemerróides, anti-hemorrágica, em decocção e cataplasmas para prevenir vários problemas de pele incluindo queimaduras, mas também furúnculos, crostas do leite, abcessos, em casos de epilepsia o suco injectado nas narinas pode ajudar a combater esta patologia. Recomenda-se no Inverno para pessoas idosas.

Utilização

Pode utilizar-se crua em saladas ou cozinhada a vapor, é preferível consumir rápidamente após a colheita, a sua conservação não deve ultrapassar 4 dias no frígorifico. Pode utilizar-se em gratinados, sopas, omeletes etc.

Imagem: Steven Walling

Partilhar!
  • Facebook
  • Twitter
  • MySpace
  • Digg
  • Live
  • del.icio.us
  • Google Bookmarks
  • NewsVine
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Technorati
  • LinkArena
  • LinkedIn

Sobre o autor

O Autor

FERNANDA BOTELHO nasceu a 19 de Agosto de 1959 na Tojeira, inspirada pela lua-cheia a brilhar sobre a Serra de Sintra. Da infância no campo guarda cheiros de vindimas, alfazemas, manhãs de orvalho e orégãos…Ruma a Londres onde estudou plantas medicinais, pedagogia Waldorf e Montessori, yoga, e aí viveu 15 anos salpicados por muitas outras viagens, Índia, Indonésia, América do Norte e Sul, Caraíbas, Itália, Grécia etc. Desde 1998 que é membro da Herb Society UK. Escreve em revistas de jardinagem, tem o curso de guia de jardim botânico, tendo orientado visitas às plantas medicinais dos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian. Os seus livros infantis"Salada de flores e "Sementes à solta" estão recomendados pelo PNL (Plano nacional de leitura). A sua agenda de plantas medicinais já vai na 4ª edição e a de 2013 é dedicada à importância das sementes.

Comentários

Existem 2 comentários, deixe o seu

  • para eu cultivar em casa, onde não tenho quintal, após a sementeira que tipo de recipiente (largura e profundidade) devo colocá-las para poderem crescer ?

    muito obrigado

  • Divinal!
    Qual é a produtividade anual por ha?
    obrigado

Deixe o seu comentário!

nome
(obrigatório)
e-mail
(obrigatório) (não será mostrado)
website
comentário
 

Relacionados

Produtos Seleccionados

pub



Secções
em Destaque

As Dicas
Conselhos úteis!
Plantas Ornamentais
Rosas, Orquídeas e muito mais!

Junte-se
a nós!




PUB

Votação

  • Que tipo de artigos é que gostava de ver mais no PortaldoJardim.com?

    Ver Resultados

    Loading ... Loading ...

Jardineiros
online

  • 5 Jardineiros Online
  • Jardineiros: 4 Convidados, 1 Bot