A CARREGAR

Type to search

As acelgas Beta vulgaris L são plantas herbaceas, bianuais da família das Quenopodiáceas à qual pertencem também os espinafres e as beterrabas, a variedade mais cumum é a cicla, em inglês é conhecida por swiss chard ou seakale beet e em francês por cardes.

É um legume origário da bacia do Mediterrânio onde ainda cresce espontâneo nalgumas regiões, é hoje plantada e apreciada um pouco por todo o mundo.Era já conhecida dos Gregos Antigos à cerca de 2000 anos atrás, tanto estes como os Romanos elogiavam  as suas propriedades medicinais e nutritivas.

É de cultura fácil, dando-se bem em vários tipos de solo preferindo no entanto solos bem drenados e de baixa acidez, ph 7.2, suporta bem a salinidade do solo e as geadas, mas prefere climas amenos, sensível a mudanças bruscas de temperatura, Existem as variedades verdes (silver beet) ou vermelho (Ruby chard), estas últimas são muito vezes utilizadas como plantas ornamentais nos jardins. Boa consociação com feijão, cenouras e couves.

Plantação

Semear no exterior com intervalos de cerca de 30 cm, colocar 2 ou 3 sementes em cada cova, não demasiado profunda, covém demolhar as sementes algumas horas antes de as semear. Poderá realizar duas sementeiras por ano, por exemplo em Outubro e Março para assegurar colheita o ano inteiro; desbastar com espaços de 20 a 30 centímetros, alternar cultura com leguminosas que ajudarão a fixar o azoto que as acelgas tanto gostam; colher as folhas exteriores à medida que estas forem crescendo, os talos são por vezes cozinhados separadamente e considerados um verdadeiro acepipe, de sabor subtil e delicado, tanto da variedade vermelha como  verde.

Componentes

Muito rica em fibras, vitaminas e sais minerais, nomeadamente vitaminas A, B1, B2, C, K, e PP, ferro, potássio, magnésio, cobre e cálcio, rica ainda em betacaroteno.

Propriedades

Diurética, refrescante e ligeiramente laxativa, muito recomendade em vários tipos de dietas incluindo as de emagrecimento, é um leguma de fácil digestão, mais aconselhado que o espinafre, é depurativa e vermífuga quando acompanhada por alho, é um anti-oxidante natural, útil no tratamento de hemerróides, anti-hemorrágica, em decocção e cataplasmas para prevenir vários problemas de pele incluindo queimaduras, mas também furúnculos, crostas do leite, abcessos, em casos de epilepsia o suco injectado nas narinas pode ajudar a combater esta patologia. Recomenda-se no Inverno para pessoas idosas.

Utilização

Pode utilizar-se crua em saladas ou cozinhada a vapor, é preferível consumir rápidamente após a colheita, a sua conservação não deve ultrapassar 4 dias no frígorifico. Pode utilizar-se em gratinados, sopas, omeletes etc.

Imagem: Steven Walling

Tags:

2 Comments

  1. RONEY TOLEDO 6 de Agosto de 2011

    para eu cultivar em casa, onde não tenho quintal, após a sementeira que tipo de recipiente (largura e profundidade) devo colocá-las para poderem crescer ?

    muito obrigado

    Responder
  2. Nuno Araújo 28 de Junho de 2012

    Divinal!
    Qual é a produtividade anual por ha?
    obrigado

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo