O Limoeiro

Categorias: Aromáticas & Medicinais, As Plantas, Os Artigos

Tags: , ,

Comentários: 211 comentários | Partilhar!

feature photo

O limoeiro (Citrus x limon L.) é uma árvore de folha persistente que é originária da Asia. Desde há séculos que é cultivada e utilizada, principalmente para aproveitamento dos seus frutos e nomeadamente pelas maravilhosas propriedades do sumo que os seus frutos possuem. No entanto, também a casca e as próprias folhas são muito utilizadas na preparação de bebidas e tisanas. É dos frutos com maior quantidade de vitamina C (açido ascorbico), mas possui também vitamina A, B1, B2 e B3, é rico em ferro, magnésio, fósforo e potássio. Tem também uma rica concentração de açido citrico que lhe dá o seu gosto extremamente forte. O pH chega a estar compreendido entre 2 e 3.

As utilizações a que este fruto se presta são inúmeras, desde receitas de culinária, a bolos, sumos, refrigerantes, sorvetes, medicamentos, produtos de limpeza, perfumaria e cosmética entre outros. O interesse comercial surgiu mais intensamente quando se descobriu que o limão continha grandes quantidades de Vitamina C e se conservava durante muito tempo, tendo então sido utilizado pela marinha de diversos países no combate ao escorbuto, durante as longas viagens.

Os limoeiros são árvores relativamente pequenas, o que os torna particularmente apetecíveis em jardins de pequena dimensão. Aliás, até há bem pouco tempo, em quase todos os jardins existia um limoeiro, sinal de bom agoiro. Posso dizer-vos que aqui há uns anos atrás (talvez 2), fui solicitado para fazer um pequeno jardim, apenas com uma zona de relva e uma árvore (Limoeiro), quando perguntei o porquê, o cliente respondeu: “porque em casa dos meus pais sempre existiu um limoeiro e quero que essa tradição se mantenha”. Se formos visitar jardins mais antigos encontramos quase sempre um exemplar, mais ou menos cuidado, de limoeiro. É portanto uma árvore importante e emblemática no jardim português (mediterrâneo).

Em relação aos cuidados a ter, o limoeiro não é muito exigente. Deve deixar-se crescer livremente sem grandes podas, eventualmente fazendo algumas correcções em ramos que estejam cruzados, doentes e/ou debilitados, de resto é deixar que ele cresça e se desenvolva.

No entanto o limoeiro cria nas pessoas atitudes diferentes e caricatas que se prendem com a sua produção. O que acontece e é muito comum, é as pessoas ligarem a perguntar: “O limoeiro do meu vizinho está cheio de limões e o meu nem um único tem, será que ele nunca virá a dar fruto, não é melhor cortar este e colocar outro?”

Mesmo em árvores com a mesma idade é comum isso acontecer e claro que as pessoas perguntam mas porquê, porquê a mim…..

Na realidade quando compramos um limoeiro, ele até poderá vir já com alguns limões e no entanto quando o plantamos em nossa casa ele deixa de dar limões.

Causas: é simples, quando plantamos um limoeiro, existe um periodo de adaptação ao novo solo, é necessário que ele enraíze bem para começar a crescer. Uma vez que o terreno de onde proveio o limoeiro é diferente do novo local, o tempo desta nova adaptação depende muito de caso para caso e pode levar um ano ou mais. De qualquer maneira o limoeiro após este periodo de adaptação pode ser teimoso e continuar a não dar frutos, é perfeitamente normal, não desespere. O limoeiro pode ser mesmo bem teimoso. A solução ou truque é fácil. Quando temos alguém teimoso, o que fazemos:

- Ou deixamos andar

- Ou debatemo-nos com ele

Se optar pela primeira solução o seu limoeiro não virá a dar limões nos tempos mais próximos. Se por outro lado decidir enfrenta-lo então eis o que tem a fazer:

Coloque qualquer tipo de peso sobre as suas costas (ramos), pode utilizar pedras, tijolos, ou qualquer outra coisa que o obrigue a vergar. Poderá pendurar nos seus ramos pedras para que fiquem dobrados, mas sem partir. Poderá também dar-lhe uma “coça”, “tareia” recorrendo a um pau ou uma corda (chicote). Procedimento: Pegue no pau e começe a bater no seu limoeiro mas apenas no tronco principal, ele vai ficar com algumas feridas, eventualmente vai até chorar, mas não se preocupe pois no final da tareia ele vai perceber que você é mais teimoso do que ele e passado algum tempo ele irá começar a frutificar.

Atenção deve-se bater e ferir ligeiramente sem nunca chegar ao ponto de o partir, aí sim teríamos de o substituir.

Explicação: O facto prende-se com a circulação das seivas, que são a maneira de a planta se alimentar. Ao darmos uma tareia no tronco vamos provocar um stress na planta e vamos provocar e activar uma maior e mais rápida circulação das seivas, tanto bruta (ascendente), como elaborada (descendente). Isso vai fazer com que a árvore “pense” que pode estar em risco e então, automaticamente entre na fase de produção para garantir a eventual propagação da sua existência criando descendentes (sementes).

 

Espero ter contribuido para o esclarecimento de algumas dúvidas que por vezes surgem, nos nossos leitores.

 Nota: Alguns factos poderão estar ligeiramente fantasiados.

Imagem: Jean-Pol Grandmont

Partilhar!
  • Facebook
  • Twitter
  • MySpace
  • Digg
  • Live
  • del.icio.us
  • Google Bookmarks
  • NewsVine
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Technorati
  • LinkArena
  • LinkedIn

Sobre o autor

O Autor

DIOGO RICOU é o responsável técnico da empresa Monteiro & Ricou, lda. Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade dos Açores. Desde sempre que esteve ligado a esta área. É formador nas áreas da jardinagem, nomeadamente planeamento de jardins e dá aulas ao curso CEF jardinagem no ensino público. A monteiro & Ricou presta serviços de consultadoria, gestão de obras, construção de jardins, implantação e projecto de sistemas de rega, instalação de jardins verticais, agricultura, paisagismo. www.monteiroricou.blogspot.com

Comentários

Existem 211 comentários, deixe o seu

  • Gostaria de saber em que época posso podar o meu limoeiro pois está com alguns ramos secos e queimados da geada do Inverno e também está demasiado grande (alto) e queria baixá-lo um pouco. Poderá dar-me essa informação? Obrigada
    ananunes

  • Olá ananunes, a poda dos ramos secos pode e deve ser feita em qualquer altura do ano, já uma poda de rebaixamento deve ser feita apenas se não existir outra alternativa. De notar que o limoeiro não é uma árvore de grande porte. Quanto mais cortar para rebaixar mais depressa e com mais força voltarão a crescer ramos. No entanto se tiver mesmo de ser pode quando a árvore não estiver na floração.
    Melhores cumprimentos
    Diogo Ricou

  • Boa tarde,
    Gostaria de saber se um limoeiro em vaso numa varanda aguenta ou se se pode considerar um crime.
    Obrigado

  • Boa tarde,

    Gostei de ler o seu artigo. Agora porque é que o “povo” costuma dizer que se deve “dar porrada” (passo a expressão) no limoeiro para dar limões!!
    Por acaso o meu dá bastantes, apesar de ainda ser pequeno. Por altura do início do ano, começou a ficar com as folhas muito amarelas, mas agora já estão as nascer bastantes. Já agora, se isso voltar acontecer, que poderei fazer?
    Obrigada

  • Bom dia a todos, o limoeiro pode aguentar-se bem numa varanda e em vaso. O Vaso deve ser o maior possível e este deve ser regado abundantemente no verão, pode estar esposto a luz solar directa e de 6 em seis meses deve ser adubado pois não tem como ir buscar os nutrientes. Claro está que não vai produzir como se estivesse na terra, nem crescer, mas dá de certeza um ar diferente ao seu espaço.
    Quanto à dúvida da Ana Rocha é simples deve adubar o seu limoeiro no Outono, no Inverno é normal que as folhas amareleçam um pouco e até caiam. É um periodo em que á arvore esta a trabalhar como se costuma dizer a meio gás. Como verificou a seguir, as folhas novas do periodo de crescimento( primavera) já estão a aparecer. Não se esqueça então de colocar agora mais um pouco de adubo.
    Boa jardinagem
    Diogo Ricou

  • Adorei sua matéria. Parabéns!!! Gostaria de um esclarecimento. Tenho um pé de limoeiro que está carregado, mas tenho percebido que algumas folhas estão torcidas e como se estivessem queimadas, além disso os limões estão sem caldo e alguns com manchas na casca, como as da folha.
    O que devo fazer para resolver esse problema?
    Att,
    Nayyara

  • Diogo Ricou, fiquei com duvidas quando é afinal a data mas apropriada para podar os limoeiros, ou poderá durante todo o ano!!!

  • Olá,em casa tenho alguns limoeiros.O primeiro plantei quando casei e os restantes fiz através de alpoques sobre o primeiro.Têm como aspecto principal o facto de não terem espinhos e de frutificarem bastante bem.
    Em relação ao primeiro,esteve cerca de 2 anos sem frutificar e,só quando o adaptei a uma pequena ramada que fiz,é que ele começou a produzir.Fi-lo “obrigando” os seus ramos mais compridos a dobrar-se sobre os arames da ramada preenchendo assim o espaço disponível.Com isto,não só consegui que o limoeiro produzisse, mas também, uma excelente sombra onde eu mais a família pode instalar uma mesa e almoçar em pleno Verão.

  • Bom Dia
    Tenho 2 limoeiros que comprei e plantei no meu terreno na Zona da Lourinhã. Na altura que os comprei (Ha 6 anos) 1 Senhor que se encontrava ao meu lado perguntou-me se eu ia vender limões. O que é certo é que ambos os limoeiros, plantados há 6 anos dão limão mas mto secos e não amadurecem. Poderá p f informar-me se tem a ver com o terreno (Tenho colocado adubo e regado). Porque é um fruto que consumo bastante em casa e tenho pena que dos 2 nenhum dê limões maduros e com sumo. Obg

  • Saudações: Plantei um limoeiro no meu quintal há uns nove meses.Já nasceram alguns limões,estão do tamanho de um pequeno ovo e obviamente muito verdinhos.Noto que algumas folhas estão um pouco amarelas:devo ter algumas precauções?
    quando se deve regar?como se sabe se precisa de adubo ou de outros tratamentos,exemplo pulverizações.
    Agradeço desde já os vossos esclarecimentos.
    Um Abraço

  • Olá Bom dia!

    Já devia ter aplicado algum adubo (ex: sulfato de amonio).
    Se viver numa zona muito fria ele deve entrar em dormência no Inverno. Em Fevereiro deve aplicar um adubo composto (N-azoto; P-fosforo e K-potássio) (ex: o Blaukorn ou outro similar).
    Agora tenha atenção se o seu limoeiro tem cochonilha, tipo algodão, ou do tipo lapa no fruto!!

    Se precisar de alguma ajuda mais especifica pode contactar-me através de mail: f.rpaisagismo@sapo.pt.

    Boa Sorte!!

  • Olá bom dia,
    Tenho um limoeiro cujos frutos muito verdes estão a deitar uma espuma branca. As folhas estão negras. Acontece que no quintal ao lado o vizinho tem um churrasco e desconfio que o calor e os fumos do mesmo estão a dar cabo do limoeiro. Poderá ser isto ? Que devo fazer, se ele não acabar com aquilo? Como não quero guerras pq são pessoas idosas, mudar o limoeiro ? Qual a melhor altura ? Ele já tem mais de 10 anos, aguentará ?
    Deitei-lhe agua com fartura, na terra e a por cima. Será que ajuda ? Obg

  • tenho um limoeiro á 9 anos ainda não deu nenhum limão está com picos e dizem me que é bravo e que nunca virá a dar limoes

    obrigado

  • Tenho um limoeiro nascido de semente no meu jardim hà já cinco anos e tenho exactamente o mesmo problem da Elsa Cunha registada no comentário anterior.
    Está com 3mts. de altura e muito bonito só que limões…não dá. Se alguém puder ajudar agradeço.

  • Disseram-me que, anualmente, convém aplicar calda bordalesa nos meus limoeiros.
    É assim? Quem me elucida?

  • Limoeiro sem limões.
    Realmente esses limoeiros que nasceram das sementes nunca vão dar fruto! Têm de ser enxertados. Podem, no entanto, aproveitar as árvores que têm e pedir a alguém entendido para vos ajudar a fazer o enxerto.
    Aconteceu o mesmo comigo e com o meu damasqueiro. Optei por arranca-lo e comprar uma árvore já excertada.
    Um abraço.

  • Ola sempre ouvi dizer que quando os limoeiros nao dao fruto se devem castigar( bate-los ou pendurar pedras) ,o meu tambem nao dava frutos mas um senhor ja bem velhote ensinou-me a espetar um prego bem comprido junto ao tronco na terra e o certo é que deu resultado.É pequeno mas da fruto todo o ano praticamente. Experimentem…

  • Como posso plantar um ramo partido de um limoeiro que só dá bons limões.

    Não tenho mais nenhuma arvore de fruto, eu só queria era recuperar esta pernada partida do limoeiro para outro local e ter mais outro limoeiro.

    Cumprimentos

  • ola. comprei um limoeiro num vaso pequeno e quero muda-lo para um vaso grande mas nao sei que tipo de terra será o mais apropriado, argiloso? arenoso? agradecia tambem que me ajudassem com as necessidades hidricas do mesmo.

    obrigado pela atençao

  • Tenho um limoeiro que para além de estar enorme, devido á procura da luz porque está encostado a um telheiro, queimou-se muito com a geada e ficou todo egro, contudo achei que deveria baixá-lo em termos de ramos e para renovar a árvore, tal foi o meu espanto, que depois da poda este começou a ter rebentos novos heio de força, ficou como novo, mas só com um problema, os ramos vieram todos com bicos, pressumo ser bravo. O meu espanto é de que toda a árvore deu sempre limões com fartura e agora por cortar ramos, vieram todos com bicos e não dá fruto.Agradecia ajuda!… Que solução tenho para este caso?…Agora cortei todos os ramos novos com os bicos deixando alguns existentes anteriores que não têm bicos!…
    Qual a razão deste fenómeno?
    Atentamente
    António Ferreira

  • Tenho um limoeiro de jardim, anão, carregado de limões. Alguem me pode esclarecer se o fruto deste limoeiro pode, também, ser consumido na cozinha, em limonadas, etc.?
    Obrigado

  • Tenhoum limoeiro do tipo Galego que tem muitos espinhos e grandes gostaria de saber se posso cortar os espilhos.

  • Acho inacreditável que um técnico com responsabilidade aconselhe que se magoe (cause feridas) no tronco de uma pobre árvore que não dá fruto. Espírito paleolítico!
    Todas as plantas, como aliás todos os seres vivos, precisam de carinho e não de maus tratos!
    Tenho um limoeiro no jardim há mais de 30 anos, que sempre deu frutos em abundância. O segredo? Terra bem fertilizada (composto e estrume), rega e um recipiente com água na terra, por baixo da árvore. A razão é simples:
    A água atrai insectos polinizadores das flores do limoeiro. Se as flores não forem polinizadas, não há frutos!
    Por favor não chicoteiem as vossas árvores!!!!

  • Tenho um limoeiro que “dá” muita flor, mas acontece que o fruto não cresce, cai em pequeno. O que devo fazer?

  • Tenho o mesmo preblema que o Jose Silvestre. Alguem teria alguma solucao.
    Obrigada

  • Tenho um limoeiro há uns dez anos,sempre deu bons frutos só que desde o ano passado seus ramos estão secos,suas folhas escurecidas e os poucos frutos que dão são pequenos,murchos e caem.Gostaria de recupera-lo,o que posso fazer? A espécie é limão bergamota. Obrigado.

  • Estou encantada com suas dicas…
    Olha tenho um limoeiro num vaso em minha varanda, sou apaixonada por ele, limpo-lhe as folhas quase todos os dias, falo com ele, acarinho. Ele é lindo, pequenino, tem folhas fortes mas, todos os dias percebo uma espécie de cola nas folhas, e de vez em quando uns ovinhos amarelinhos na parte de baixo das folhas que eu não canso de limpar…
    Vou trocar o limoeiro para um vaso maior mas tenho medo dele morrer. Pergunto: O que é esta cola das folhas? Como posso combater esses ovinhos? e é muito ariscado mudar o limoeirinho para outro vaso? Alguma técnica?
    Obrigado !

  • Olá, tenho um limoeiro com 4 anos e carregado de limões , mas agora tem resina no tronco em baixo. o que devo fazer????

  • Achei o seu artigo suficientemente esclarecedor, no entanto, não diz em que época do ano se deve plantar um limoeiro e é isso mesmo que eu desejo saber.
    Receba os cumprimentos do

    João Tavares

  • Olá, o meu limoeiro, que estava carregado de limões, com flor e alguns pequeninos, de repente as folhas ficaram negras, murcharam e está a cair tudo, limões e folhas. Os pequenos em crescimento ficaram escuros. Que será isto?

  • boa noite tenho um limoeiro que comecou a ganhar umas coisas brancas esquisitas que se espalham pelo limeiro qd apertamos parece que salta sangue de dentro dessas coisas brancas gostaria de saber o que e? e qual o remedio que se pode por no limoeiro por causa destes bichos ou fungos obrigado.

  • olá
    tenho um limoeiro novo, plantado em Março do ano passado, na zona algarvia ,não cresceu muito, tem cerca de um metro e trinta mais ou menos e já está com uma duzia de limões, gostava de saber se devo regá-lo agora que há tanto calor e sol.

  • Gostaria tanto de saber as respostas às questões colocadas, nomeadamente como se trata a doença dos limoeiros que ficam pequeninos com coisas agarradas e as folhas enroladas. E o meu está a crescer tanto, posso cortar à vontade?

  • bom dia, tenho um limoeiro lindo em casa cheio de limões, mas quando vou cortá-los estão secos, rego ele todos os dias, molho a raiz e as folhas, 2x ao dia,pq aqui é campo grande/ms e é muito seco, mas só isso não adiantou,oque devo fazer??
    att vanelise

  • gostaria de saber se as frutas do limoeiro pode ser usado como adubo na minha horta.

  • Adorei o site

  • Tenho um limoeiro no quintal que, em meu entender,estará a secar. A partir do verão do verão passado as folhas começaram a cair com frequência e as restantes ficaram amarelas. Os limões deixaram de crescer. Que devo fazer?

  • Tenho um limoeiro que durante dois anos não deu frutos. No entanto uma vês descuidei-me e o carro fez uma ferida no tronco e no ano a seguir deu frutos e com muita quantidade,
    No entanto criou ramos muito grandes e gostava de corta-los, fazer uma poda no entanto disseram-me que se deve fazer no verão.Junho ou Julho. será verdade?
    Agradecia que me elucidassem Obrigado
    Coelho

  • Alô! Qdo o limoeiro ou outro citrino,começa a dar ramos muito espinhosos,cujo ramos não dão fruto,tipo bravos. O que devo fazer??! Cortar esses ramos,excerta-lo?? Diga-me,por favor. Abraço!

  • tenho um limoeiro no vaso,a 2 anos , nesse periodo só produziu.6 limoes , o restante cai do pe em fze de crescimento ,fica nun local bem clado, sol qaze todo o dia ,vaso bem alto 1,30 cm, esta muito bonito, que aduba~çaõ devo usa,

  • tenho um limoeiro no vaso, (LIMAO GALEGO),ano passo 2010, ele produziu 10 frutos , esta muito bonito,qual adunaçãocorreta?

  • Queria saber em que mês devo cortar os ramos e espigos e se acalda bordaleza é boa para curar.Alguem me pode ajudar?.

  • Gostaria de aprender a fazer enxerto em um limoeiro que nasceu no meu quintal ele é cheio de espinho grande,gostaria de enxertalo para dar limão galego,se alguem me ensinar eu antecipadamente agradeço.

  • ola
    fernando augusto o facto de ter batido com o carro contra o limoeiro foi de verdade a maneira de ele comecar a dar limoes. isto porque no limoeiro o transporte de nutrientes da raiz ate as folhas ocorre no xilema (que sao tubos no centro da planta), e a circulacao de nutrientes das folhas para a raiz ocorre no floema (que sao tubos que se situam na periferia do tronco). ou seja como o transporte de nutrientes das folhas para a raiz foi cortado (devido ao ferimento) os nutrientes vao-se acumular nos ramos e nas folhas e vao ser dirigidos para a formacao de folhas e frutos.

    agora em relaçao a poda, a poda do limoeiro pode ser feita em qualquer altura do ano.
    agora uma medida que deve ser aplicada na poda: logo a seguir de efectuar a poda colocar cobre porque este funciona como cicatrizante para que nao haja risco de o limoeiro ser atacado por fungos que o contaminem e o possam matar

  • olá,tenho um limoeiro com 7 anos mais ou menos,até pouco tempo ele não dava limão,observando a árvore já notei um único limão até bonito queria saber o que eu devo fazer pro limoeiro dar mais limões pois essa árvore cresceu de uma semente no meu jardim,a árvore esta com um porte médio e as folhas estão bem bonitas,não sei a espécie desse limoeiro………obrigado pela a ajuda

  • Boa tarde,
    Tenho um limoeiro,com 3 anos,em vaso.Costumo adubar,com adubo biológico,no outono e primavera.Não cresceu muito mas todos os anos dá muita flôr.Acontece que os limões quando atingem cerca de 7mm passam de verde a amarelo e caem,conseguindo vingar apenas 3 ou 4.Vivo no Algarve e o vaso está situado num terraço virado a sul.Também é atacado por algo que enrola as folhas e as deixa manchadas e não consegui identificar.O que devo ou não fazer?Desde já obrigada.

  • olá bom dia gostei do seu comentário sobre limoeiros. Agora estou com um problema quase identico a tantos outros.A minha filha tem um limoeiro que eu comprei e plantei há cerca de um ano e tal o coitado até que não cresceu mal ! mas começou a ficar com as folhas todas cheias de piolho e umas moscas pretas e as folhas todas enroladas.Resolvi cura-las com um produto que um amigo me deu como deitei a embalagem fora naõ me recordo o nome do produto. Bem o problema, passou mas agora os piolhos são verdes e algum brancos,resolvi cortar todas as prenadas que tinham esse problema,mas ja me arrependi claro que cortei mais ao menos arredondado coitadinho mas tenho medo que ele agora não dê mesmo flor enem frutos porque ainda não tinha dado nada só picos .será que vai crescer e dar flor e fruto?diga-me alguma coisa por favor.UM ABRAÇO E MUITO OBRIGADA.

  • Gostaria de saber se é possivel ter limoeiros em forma de bardos/latadas, como as vinhas no Douro. É claro, mais altos para que eles possam crescer. Obrigada.

  • oi , boa noite !
    Então, eu tenho um limoeiro cultivado em vaso médio (por conta do espaço que tenho, que é pequeno), ele crescer um pouco e até esta dando fruto, mas como posso manter ele. Pois as folhas estão começando a apresentar fungos brancos, então eu podei a planta, mas não sei como posso manter de forma sadia (dando frutos).

  • Sou de S.Miguel Açores tenho um limoeiro dei muitos limões este ano só que ele agora apresenta resina o que faça. è verdade que um limoeiro só dura 5 anos?

  • Limoeiro com espécie de cola nas folhas, e de vez em quando uns ovinhos amarelinhos na parte de baixo das folhas que eu não canso de limpar…. o que fazer?

  • Me ajuda! Não sei por que o meu limoeiro está com as folhas amareladas?
    -Água em excesso?
    -Falta de adubo 10,10,10?

  • Bom dia.
    Gostava de saber se mem podem ajudar pois tenho um pequeno limoeiro no quintal dá flor dá o fruto e depois seca e caí tudo.

    Grato pela vossa atenção

    Agostinho Silva

  • Boa noite. Primeiro, parabéns pelo artigo.
    Tenho um limoeiro taiti que era carregado de limão o ano todo. Fiz uma poda com facão e ele diminuiu os limãos. Informaram-me que deveria podar com serra. Após a poda com serra, só dá limão onde não foi podado. O que faço para restabelecer a grande quantidade de limão?
    Desde já, grato

  • Boa tarde. Preciso de ajuda. Alguém me pode esclarecer quanto à realização de um enxerto de limoeiro?
    Obrigada!

  • Por tudo que vi nos comentários aqui feitos acredito que terei que ser + teimoso que meu pé de limão, terei que lhe dar uma surra de pau, espetar-lhe um prego no caule e entrar com um carro no quintal para atropera-lo, mas, antes disto vou tentar ajuda-lo com algum produto ou adubo que lhe condições de produzir algum caldo.
    Obrigado pela oportunidade, foi divertido
    alaor

  • Tenho 1 limoeiro, no Inverno estava cheio de limões, começaram a apodrecer na árvore, cobriam-se de bolor.
    Vi na net pôr calda à bordalesa!. Pus e essa doença passou, começou novamente a dar limões grandes e bonitos! Agora à coisa de 1 mês, as folhas começaram a enrugar e estão todas a cair! Está carregadinho de limões pequeninos, mas parece que não crescem, acho que estão a secar também!O limoeiro está a ficar depenado de folhas, não sei o que hei-de fazer? Por favor ajude-me, pois não
    queria que o mesmo morre-se. Tem 6 anos.

  • Bem……. mais valia não ter vindo fazer esta pesquisa!
    Agora é que não vou conseguir (tratar da saude) do meu limoeiro. Á coisa de dois anos falei com uma amiga acerca desse problema e ela disse-me para eu dar umas machadadas no tronco do limoeiro, mas foi mesmo com estes termos que ela falou,o mais básico e simples. E lá fui eu …. depois de ter feito isso, o meu limoeiro começou a dar tanto limão que tinha até de os tirar do chão. Agora voltou a acontecer.. ele deixou de dar limão como antes, mas como não sabia a fiabilidade da imformação que ela me dera….. quis vir pesquisar.

    No final deste texto cheguei a pensar que estavamos a falar de uma pessoa.
    Fiquei com pena do meu limoeiro…. prefiro k ele não dê limões, tadinho do bichinho.

    Mas obrigado na mesma :)

  • há cerca de 8 meses plantei um pé de limão taití e ele vinha crescendo normalmente, atualmente está com quase 1 metro de altura mas ainda não está produzindo. Apesar de aguá-lo pela manhã a cada dois dias, de uma semana pra cá todas suas folhas murcharam e algumas caíram. O que devo fazer para salvá-lo?

  • Comprei uma casa na praia a 2 anos e lá já tinha um pé de limão taiti de mais ou menos 2,5 metro de altura e com bastante limão, não muito sucolento mas grandes e bonitos.
    No ano passado fiz uma poda dos galhos maiores, agora nasceram vários galhos novos germinados dos galhos velhos e as flores só estão saindo nos galhos novos e poucas.
    Outro problema que parece ser o pior, é que o no tronco e em alguns galhos de maior diâmetro a casca está lascando na longitudinal, o que posso fazer?
    No aguardo de suas informações.

    Um Abraço.

    Zagonel

  • olá…
    bem, tenho um limoeiro no canto do meu terreno que desde que o transplantei foi perdendo as folhas. Ainda assim continua com vários limões pequenos mas ainda verdes. Gostava de saber se o problema está relacionado com a falta de algum produto ou se não, qual será o problema para o limoeiro estar assim neste estado?
    Agradecia a resposta, por favor, pois gostaria de ver o meu limoeiro “vivo” e “saudável”. Obrigado :D

  • Caro Eng Diogo Ricou, quero comprar um Limoeiro (para manter tradição) e porque fica bem no jardim que tenho em Leião – Porto Salvo ; dê-me por favor dica sobre onde comprar e com que idade/tamanho o devo fazer ! é agora boa altura do ano ! o canteiro, ao lado da piscina, tem cerca de 2 x 3,5 e muito exposto ao Sol, excepto pela manhã e protegido do vento ; qual a espécie indicada ; obrigado

  • Bom dia.

    Tenho um pé de limão taiti, e ele ia bem, mas dava flores e as formigas sempre ficavam nas folhas e seus frutos nao saiam, comprei um fertilisante que combateria as formigas, (como um granulado) e joguei em volta nos caminhos das formigas, e coloquei um saco de 2Kg de humu de minhoca. as folhas do pé de limão se secaram, o que aconteceu?

  • Desculpe a minha ignorância, mas para semear um limoeiro utiliza-se os caroços do limão ou são sementes mesmo?

    Obrigada
    Sandra

  • Bom dia, tenho um pé de limão a última carga foi ótima e a duração foi grande, só que agora os galhos secaram. Devo poda-lo e aduba-lo, o que devo fazer?

  • Devo ir bevemente para um lar em Carcvelos.
    Um lar a estrar e tem uma porç-ao de terreno vazio em volta.Uma das arvores que eu me lebrei para plamtarmos lá foi o Limeiro.
    Eu esta inclinado para recomendar aquela variedade que dá todo o ano.

    O que me dizem será uma boa esclha,junto ao mar.

    E que outras arvores de fruto dariam resultado serem lá plantadas.
    Gostava de ter a vossa opinião.
    Muito Obrigado pela at^nção, que me dispensarem.
    Moura.

  • Tenho um limoeiro ha tres anos,ja esta produzindo,na segunda carga,ele caomeçou a amarelar as folhas e cair,e não esta se recuperando,será que é alguma doença?

  • Ola a todos,esclareci algumas duvidas,no entanto tenho 1 limoeiro que tem alguns ramos cheios de algodão,outros com cochonilha e alguns com uma especíe de ferrugem(pó preto)como os limões são para consumo próprio não sei que tratamento lhe hei-de dar,reparei que alguns limões nasceram deficientes e demoram muito tempo a amadurecer.Gostaria que alguém me ajudasse.Obrigada

  • Gostaria de saber ao fim de quanto tempo posso desfazer e cortar o rebento alpocado de um limoeiro.

  • Gostaria de saber onde posso achar informaçoes detalhadas sobre o limoeiro, que consta informaçoes sobre desenvolvimento da raiz, folha, flor, fruto, caule, etc. (a estrutura completa do limoeiro)
    obrigado. agradesa desde já.

  • olá, gostaria de uma dica pois o meu pé de limão vem apresentando em seu galhos um tipo de piolho de cor clara, oque posso fazer para acabar com isso.

  • Gostaria de plantar um limoeiro na minha varanda. Gostaria de saber se é possível fazê-lo e quais os cuidados a ter.

    Obrigada

  • Plantamos um pequeno pé de limão (galeguinho) em um vaso no mês de setembro. Dei uma “coça” no pequenino e amarrei alguns galhos. Por incrível que pareça, há um mês atrás, soltei os galhos e, as folhas ficaram muito verdes e brilhantes. O limoeiro está florido e temos certeza que em breve teremos frutos. Adorei ter um pé de limão em casa, no vaso. Ver o seu crescimento é muito gratificante…

    Abraços…

  • tenho um pé de limão Taiti ele tem dois anos desdi um ano ele da bastante flores mas quando os limão começa a crescer eles cai todos já coloquei adubo 10-10-10 calcário joguei sal grosso mas nao adiantou nada o que mas devo fazer para que ele vem a produzir

  • Plantei um limoeiro numa aldeia muito fria, quando estava a começar a dar fruto o gelo queimou-o todo. Agora rebentou no bravo, o que me aconcelham, e se for a enxertia como se faz.?

  • olá, tenho um pe de limão cravo na minha chacara, e de repente fui ve-lo ele esta completamente morto: sem folhas, e seus galhos estão secos, quase chorei, tinha uma imensa estima pelo meu pezinho de limão (que nem era tão pequeno assim), agora fica a pergunta: o que ocorreu repentinamente ao meu pe de limão, foi questão de 7 dias e ele passou de lindo a isso que te falei, por favor me esclareça o que pode ter ocorrido a ele, e será que ainda posso salva-lo? abraços e aguardo!

  • ganhei um pe de limão galego,tinha frutos ,agora faz mais de 3 anos ele só da flores mas não da frutos ,e algumas folhas dele esrá enrugada,vamos dizer assim o que fazer para ele dar frutos

  • comprei um terreno com 30 pés de limões e os mesmos estão carregados, toda semana tiro mais ou menos de 150 a 200 kg. mais não tenho esperiencia com isso. vc me aconselha a cuidar dos mesmos para que eles fiquem sempre bonitos como estão. preciso colocar adubo ou algun produto neles ?

  • gostaria de saber informaçoes de como devo proceder para cultivar um pé de limão cravo em um vaso no quintal de minha casa.
    Tamanho de vaso que devo comprar,terra adequada, data de plantio…etc…
    agradeço a atenção….

  • Diogo, sua matéria é muito interessante e cômica. Gostaria de saber como é a raiz do limoeiro (galego), pois penso em plantar um na minha casa, perto do muro e o espaço não é tão grande. O plantio num vaso também pode dar certo? Obrigada.

  • Gostaria de saber qual o adubo que poderei usar no meu pé de limãopara aumenta a produção e o caldo, pois slss estão crescendo bastante mas estão secos por dentro.
    O meu limão é o taiti.Será que pode me ajudar?
    Agradeço antecipadamente a atenção.

  • Preciso de ajuda.. Tenho um pe de limao maravilhoso, que chega e encantar todos que vem na minha casa. Os limoes sao grandes, folhas verdes, com bastante caldo. Mas agora ele esta secando, limoes pequenos, folhas caindo. Eu podei, cortei galhos secos, tirei umas casca verdes que tinha nos galhos (nao sei o nome). Estamos todos tristes, pois este pe de limao ja faz parte da gente… Por favor o que devo fazer? obrigada pela atençao, Maria Helena

  • Gostaria de saber se der o mesmo “tratamento”que se dá ao limoeiro a um pessegueiro ou pereira se tambem se pode fazer isto?

  • Tenho um pé de limão, que pela primeira vez deu fruto.Só que ele esta com as folhas enferrujadas,e os frutos também. Por favor me ajudem

  • Tenho um pé de limão ele so da limão rente ao solo oque posso faze pra mudar isso faze ele pegar frutos mais ao alto ?
    eu fazendo a poda nas partes rente ao solo seria a solução ?

  • Plantei um pé de limão faz uns dois anos, mas suas folhas estão amareladas e caindo, alguns galhos estão secos.
    Qual será o problema? Será que ele vai morrer? Por favor me ajudem.

  • tenho um pé de limão que esta carregado de limões galego miúdo, só que, apareceu muitas formiguinhas minusculas brancas e em contato com a gente fica coçando, qual medicamento recomenda para acabar com elas?

  • tenho um pé de limão que esta carregado de limões galego miúdo, só que, apareceu muitas formiguinhas minusculas brancas e em contato com a gente fica coçando, qual medicamento recomenda para acabar com elas? realmente so que não encontrei a resposta dada ao denis.

  • tenho um pé de limão que esta carregado de limões galego miúdo, só que, apareceu muitas formiguinhas minusculas brancas e em contato com a gente fica coçando, qual medicamento recomenda para acabar com elas? realmente so que não encontrei a resposta dada ao denis

    SIM MAS QUERO A RESPOSTA SE POSSÍVEL.

  • Tenho uma árvore que não sei se é um pé de limão ou laranja, ele já tem 3 anos e como ainda não deu fruto não sei o que é. Como posso saber a diferença?
    Grata

  • Tenho um limoeiro,plantado á dois anos,está dando limão,porem as folhas estão ficando amarelas.O que faço?

  • oi pessoal, tenho um limoeiro no meu pequeno quintal, ficou enorme e produz muito.podo com cuidado do meu jeito e com carinho, nada de bater , absurdo.
    aprendi com um agronomo fazer acupuntura nele e o resulatdo e formidável. compra-se pregos novos e pequenos, deixa um pouco no alcool, e coloca com muito carinho , só uma pontinha mínima, abaixo de todas das bifurcações, deixe por uns dias, repete de quando em quando….ele produz muito limão. faço isso em tôdas as árvores frutíferas e o resultado é ótimo.

  • ola , gostaria de saber por qual motivo o meu pomar ñ da mai fruto
    observe:apareceu alguns ensetos da cor branco no limao e na laranja entao tomei a atitude de podar o limao ainda carregado de fruto para v se melhorava ai entao a 8 meses q a graviola,a laranjeira,o limoeiro e a goiabeira ñ ponhe mai frutos; so que eu tenho mais como as uvas, acerolas e as magueiras q ñ para de por frutos é o ano enteiro.
    o pq os demais ñ ponhe sera q eu fiz algo de errado hoje eles estao lindossem ensetos pq puverisei mais ñ da o fruto
    sera tambem pq eu tenho tudo isso em minha casa so q a aria é grande sao 250 metro quadrado e tem 3,5m de espasso de um para o outro sempre modificando munca teve 2 pes junto como dois limos
    ou duas graviola eu so planto assim uma manga 3,5m na mesma linha uma uva ou limao ou laranja etc
    mim d uma luz para meu pumar

  • Tenho no meu quintal um pé não sei se de limão o do quê, só sei que tem grandes espinhos. Perguntei a um senhor que vende mudas, e ele me disse que era de limão, mas pelo que vejo em alguns comentários limão não tem espinhos, por favor me esclareça. Obrigado

  • O meu limoeiro tem espinhos!! E dá limões muito sumarentos, por isso não se preocupe, que é normal!

  • Tenho um pé de limão rosa que está com Ferrugem.
    O que devo fazer?
    Agradeço e aguardo um retorno.

    Att.

    Rosangela

  • Tenho um pé de limão Taiti há 3 anos e os galhos estão secando o que pode ser? Grato

  • Este tipo de foruns são interessantes se se constituirem em dialogos construtivos… o que, neste caso, parece não estar a ocorrer…

    O blog foi criado no final do primeiro semestre de 2009 e aos pedidos de apoio, que em 2009, não passaram de 2 “lamirés”… e também ninguem exigia mais do que um simples palpite …, o “RICOU” não passou do palpite,… MORREU….

  • Tenho um limoeiro em vaso na varanda plantado em Janeiro, e que já tem uma flor, mas as folhas começaram a ficar um pouco amarelas e estão a cair. O limoeiro apanha um pouco de sol de manhã. O que fazer?

  • tenho um limoeiro está cheio de limão porém cheio de fungos pretos e branco e os limões estão caindo, o q devo fazer?

  • boa noite
    tenho 1 limoeiro com uns 3 anos
    esta a ficar com as folhas negras enrugadas e as golhas cheias de buracos, parece estarem a ser comidas, que posso fazer?
    ele toma muitas flores ate toma limoes, so que ficam pequenos e caem, sabem porque caem e nao crescem?
    obrigado

  • Bom dia.

    Gostava de saber se mem podem ajudar pois tenho um pequeno limoeiro num vaso dá muitas flores dá o fruto e depois seca e caí tudo.

    Obrigada

  • Ola o meu limoeiro desde sempre teve frutos nas alguns meses pra traz começaram a nascer uns ramos espinhosos que de alguma maneira não me parecem pertencer a árvore em si porque ja tirei algumas folhas desses ramos e não tem o mesmo formato nem cheiro por isso axo eu na minha ignorância que deverá ser um fungo ou mesmo uma praga qualquer que se está a instalar na árvore..,
    a minha pergunta é simples será que devo cortar “podar” esses ditos ramos ou deixa-los crescer normalmente ???

  • O meu limoeiro enrolam as folhas, e secam os galhos, o que devo fazer?

  • tenho um limoeiro pequeno,nunca deu limoes e tem uns espinhos muito grandes – isto será sinaal de ser bravo ou de má qualidade’que devo fazer.

  • O meu limoeiro consiste num ramo que se desenvolveu verticalmente a partir do tronco principal que se quebrou e que portanto teve que ser removido.
    Este tronco principal que foi removido sempre deu frutos com abundância.
    O referido ramo que se desenvolveu verticalmente tem presentemente o aspecto de árvore mas apresenta-se cheio de espinhos. Não dá qualqueer fruto. Será possível recuperá-lo. Que devo fazer?
    Obrigado.
    Joaquim Quintas

  • Por favor me ajude, como quase todos comentários que li, estou sem saber o que fazer, meu pé de limão que ainda estava com frutos começou as folhas amarelarem e a cair. será que ele morreu ???? eu percebo que tem galhos que estão ainda bem verdinhos. mas já não tem nenhuma folha . por favor me responda com urgência …. quero saber se ainda dá tempo de salvá-lo. É um pé de limão cravo de aproximadamente 5 anos . Obrigada . Aguardo resposta.

  • O meu limoeiro sempre deu bons limões grandes e com bastante sumo, de há uns meses para cá começou a perder as folhas, e a nascerem muitos troncos pequeninos com folhas muito pequeninas que passado algum tempo começaram tambem a cair, ficando neste momento um limoeiro todo careca com montes de raminhos sem folhas e muitos deles já secos. Como já é muito antigo será que é velhice, ou ainda é possivel que recupere. Agradeço muito uma informação sua.
    Obrigado
    José Cardoso

  • Por favor, preciso podar uma grande parte do meu loimoeiro CHEIO de frutos em razao de uma construcao… Ha algum problema? Obrigada

  • Tenho um pé de limão taiti, já bem velho (10 anos), crescido, bonito. sempre deu flores e limõezinhos, que nunca vingaram, amarelam e caem quando estão bem pequenininhos. O que devo fazer?

  • gostaria de saber se posso mudar um pe de limao galego

  • Qual o adubo + indicado para limoeiro em vaso? Obrigado.

  • É verdade que se deve pôr sulfato de ferro nos limoeiros?
    quantas vezes ao ano? Muito Obrigado

  • AJUDA! tenho um limoeiro, uma laranjeira, uma tangerineira e um lourreiro. Todos plantados ha tres anos. O limoeiro da florem crescem meia duzia de limoes mas caiem todos! A laranjeira da flore, aparecem umas bolinhas pequeninas que caiem todas! Idem a tangerineira nem sequer da flor! O loureiro, probezito nao passa da mesma. Tenho grande vontade de arrancar todas a s arvores mas antes acho que devo pedir ajuda. Vivo na zona da Lourinha, a terra e barrenta. Rego com regularidade e duas vezes por ano ponho estrume de cavalo e de dois em dois meses colocosolfato de ferro. No entanto nao consigo ter frutos! Imesamente grata por qualquer ajuda que me possam dar. Obrigada Emilia

  • meu pe de limao tem 6anos e agora comecou a dar as flores so que morrem nao sei o que fazer para dar frutos

  • olá, tenho um limoeiro e uma tangerineira em vaso. Gostava de saber se posso plantar umas aromáticas (tipo tomilho e cebolinho) à volta dos pés das árvores. obrigada

  • Bom dia a todos,
    Depois de ler os vossos comentários, sugiro que sejam práticos e como tal tratem as como sendo o vosso passa tempo. Pensem se plantam no Verão não ajuda, então escolha a época consoante o terreno, seco, drenado, húmido.Normalmente Outono, antes das geadas. Use a imaginação para as podas necessárias apenas para limpeza da árvore. Faça-o antes das geadas para que os rebentos não sejam queimados. Formate a árvore a seu gosto tenha apenas cuidado com a postura do corte para evitar a entrada de água. Pode criar o estilo da árvore utilizando os pesos, evite que o seu quintal seja cagado pelos gatos, visto que os dejetos destes animais são demasiado mal cheirosos e as árvores tal como nós não gostam. Não se preocupem com tecnicas e façam isso com gosto e prazer.
    Bons momentos,
    Nik

  • o meu pé de limão está secando, gostaria de saber se tem
    alguma coisa para ser feita.

  • Ola boa tarde, queria preguntar tenho um limoeiro plantado a 3 meses num grande vaso no meu quintal e ja esta a dar limons.
    Posse o deixar para sempre neste vaso para não perder o bem estar da planta.
    Eu sei que a aminha mãe teve durante 20 anos um limoeiro plantado num vaso e que sempre deu limons.
    Obg

  • Boa tarde
    Quero começar por dizer que achei muito util e interessante,tudo quanto aqui foi dito sobre o Limoeiro.
    Sou testemunha que uma boa “coça” no limoeiro resulta.
    À cerca de 15 anos atrás o meu limoeiro já crescido não dava frutos,então a minha mãe (que faleceu á pouco tempo com 94 anos ) pegou num ferro e deu-lhe uma valente “carga se porrada” eu pensei que o limoeiro ia desta pra’melhor, mas não,começou a carregar de frutos e até hoje não parou.
    Conclusão;Quanto mais me bates mais gosto de ti !
    Vitor

  • comprei muda de limão thaiti e hoje notei que algumas folhas novas estão dobradas parecendo um canudo e tem um negócio liguento que lembra uma pequena teia de aranha. O que será isso? E o que faço para parar isso?

  • gos tei da forma como explanou este assunto. Quando plantei o meu limoeiro, já há alguns anos, aconteceu precisamente isso. Não produzia, dei-lhe uma coço, espetei alguns pregos no tronco principal, e passado pouco tempo começou a notar-se vontade de produzir e nesse ano carregou, o que vem acontecento quase sempre. No entanto agora acontece que tem galhos muito altos e alargou imenso. Pergunto se devo cortar o que achar que está a mais pois está desmesuradamente grante e se ao reduzi-lo a produção será idêntica. Tem muita rama. Obrigado pelas dicas. Simões

  • Nosso pé de limão está no meio da grama e já velhinho podei bem e agora está vindo até bem, tirando as folhas enroladas e algumas pretas por baixo. Mas este preto pode ser porque passei babosa em tudo, também no tronco. Gostaria de saber como agir.

  • o meu limoeiro é um bonsai de elevada estimação e não é mal tratado.

  • tenho um pé de limão há um ano (tahiti) cresceu alguns galhos nele e as folhas estao manchadas de amarelo e enrolando, como devo agir? qual e o adubo adequado?existe um remedio natural pra isso?
    obrigado

  • ola comprei um enxerto de limoes um limoeiro e laranjas e gostaria de saber quantas vezes rego exatamente.Noto que as folhas do limao estao um pouco palidas. Por favor me dem um dico sou nova na area.Obrigada

  • Boa tarde.
    Tenho um limoeiro no quintal, mas como plantei jabuticaba perto dele ficou meio apertado e eu gostaria de mudá-lo de lugar, isto é possivel? Qual o procedimento??
    Obrigada.

  • Tenho um limoeiro em vaso na varanda há um ano. Já deu frutos cerca de 12.Tem as folhas enrugadas com manchas pretas.Disseram-me que era ferrugem e cochonilho.Usei um produto para tratar -polisect 3vezes com intervalos de 4dias. Poucos resultados – melhorou muito pouco. Que Fazer?

  • Tenho um limoeiro em vaso na varanda ha um ano.
    Já deu frutos cerca de 12 a 15 limoes
    Agora as folhas tem manchas pretas e estão encurvadas.
    Disseram-me que era ferrugem e cochonilho
    Tratei com Polisect 3 pulverizações 4/4 dias
    Poucos resultados – Melhorou pouco Que fazer

  • Boa tarde:

    Tenho uma lima num vaso na varanda há cerca de 2 anos. Ela está sempre a dar pequenas limas que acabam por cair, nunca chegando a ficar maduras. O que devo fazer?

    Muito o brigada pelos seus conslhos,

    Susana Batista.

  • Boa tarde,

    gostaria de saber os cuidados a ter no transplante de um limoeiro alguma dimensão (5-10 anos) de um local para outro no mesmo terreno.

    Obrigada

    Cláudia Magalhães Ferrão

  • olá tenho dois pés de limão tahiti em casa já faz uns 10 anos, venho notando que de uns 8 meses pra cá tem aparecido alguns galhos secos , e também limo nos galhos , me disseram que ele está morrendo e não tem o que fazer.
    gostaria de saber se é isso mesmo, e caso tenha solução por favor me diga qual produto devo usar para salva-lo . só para acrescentar o local plantado é com bastante terra e nunca podei o pé.

  • Boa tarde!
    Tenho um pé de limão galego plantado em vaso grande a quase seis meses. A muda já tinha alguns frutos que ainda permanecem. Costumo regá-lo todos os dias, mas tem chovido muito de uns quinze dias para cá. Acontece que, após esse período, algumas folhas estão amarelando e caindo. Será excesso de água? Ou alguma outra causa provável? Aguardo. Desde já agradeço a disposição.

  • Boa noite.
    Como proceder face à condição recente da queda diária de limões, com apodrecimento parcial do fruto :cor um pouco mais clara nas manchas de doença
    Agradeço colaboração.

  • tenho um limoeiroa uns 15 anos….sempre deu bons frutos… continua dando frutos só que pequenos e amarelam rápido.. d vo cortar o limoeiro…. Quanto tempo de vida vive um limoeiro (limão comum) abraços..Reginaldo

  • Onde vejo as respostas das perguntas deste portal?Como tirar muda de um limoeiro ? Se eu plantar a muda em um vaso, depois de quanto tempo terei limões e que adubo precisa para ele?

  • Ola gostaria de saber, porque e meu pé de limao taiti, que sempre deu frutos grandes e bonitos, agora esta secando, e os limoes ate apareceram, mas pequeninos e caem. Ele está come se estivesse murchando.
    Alguem pode me explicar e oque fazer para reverter essa situacao.
    Grato: Rubens

  • Obrigada aos participantes, cujas dúvidas responderam minhas perguntas me tranquilizando de como manter meus dois limoeiros. Meu caso é de falta de frutos . Tive problemas com conchinilhas e pode parecer incrivel, mas cheguei a ”lavar” as folhas uma a uma com esponja macia embebida em sabão de álcool – e resolveu ! Havia passado óleo mineral, e um composto diluido para pulgões, sem grande resultado. Como são ainda pqs, consegui exterminar com as folhas enroladas com escamas verdes, sei lá o nome correto daquilo . Um dos limoeiros esta em local super ensolarado e o outro nem tanto . Um estendeu galhos desordenado e o do sol, cresceu elegante, mas apesar da terra rica em adubo orgânico e regas… nada. Vou bater um papo de perto com ambos e ameaçar… dá frutos ou leva uma ”leve” correção – afinal devem retribuir tanto carinho, pois não ? Boa sorte a todos.

  • Olá Boa Tarde!!!
    Tenho um pé de limão taiti em meu jardim já fazem 02 anos nunca deu frutos porém eu plantei atraves de semente será que é por isso que nunca deu frutos e se podar qual a melhor epoca do ano. Obrigada

  • Boa noite!
    Tenho alguns limoeiros e por vezes estes aparecem com uma “poalha” de um pó negro nas folhas e fruto. Não faz mal ao fruto, mas dá mau aspecto.

    O que é? um fungo?
    Como posso tratar?!
    Obrigado

  • Tenho um pé de limão taiti há vários anos e sempre deu bons frutos. Porém, a alguns meses atrás começou a secar os galhos e as folhas ficam murchas. Tem frutos totalmente secos e outros que ainda podem ser consumidos. O que faço para recuperá-lo?

  • Plantei um limoeiro no meu quintal, e começou a florescer e a dar frutos mas agora começou a aparecer um pó preto nas folhas, gostaria de saber se é normal e se não for o que hei-de fazer, obrigado.

  • bom dia, tenho umas arvores frutiferas em mu quintal mais o pé de limaõ galego e o de laranja estão apresentando folhas escuras e prejudicando as frutas, isso é algum tipo de fungos e o que posso esta jogando para que pare essa praga.

  • tenho limoeiro galego e da bastante fruto. Mas, sem caldo e com a casca muito grossa.o que devo fazer para melhora o fruto ?
    Alguém pode me ajudar?

  • Tenho um limoeiro as folhas estão a ficar sujas por trás

    gostaria de saber o que poderei fazer

  • Este ano o limão taiti, está caindo rapidamente antes de se formar por completo , isto é, em tamanho menor do que ocorrera antes, e não e preciso apanha-lo, cai naturalmente. O mesmo começa ocorrer com a mexerica polkan, ambos caem com um tom amarelado, contudo a mexerica está azeda (não madura). O que devo fazer para solucionar este problema.

  • Bom dia!
    Tenho uma muda de pé de limão galego que está com aproximadamente 30 cm. Gostaria de saber se tenho que fazer alguma coisa para que ela comece a abrir uma copa pois ela tem apenas 1 tronco principal.
    Grato pela atenção!

  • Tenho um pé de limão taiti, que estava praticamente sem vida, fiz com que voltasse a ser saudável, apenas podando na altura de 0,80 cm. Agora está produzindo mais que antes.
    Comentado por: Sezário Alves Lorenço em 02 de março de 2013 ás 11:00

  • olá, gostaria de saber se posso plantar o limoeiro em jarro, e qual tamanho ideal (do jarro), já que atualmente estou em um apartamento. será que é possível?

  • tenho um limoeiro em que os limões estão amadurendo antes do tempo e caindo no chão, alguns mostram um macha escura na ponta do limão, o que fazer, é alguma praga, como devo tratar esta anormalidade, em tempo, o mesmo está começando ocorrer com um pé de mexerica que está distante do limoeiro

  • Boa noite, eu tenho um limoeiro (muito bom, dá limões todo o ana e está quase sempre carregado de limões, é um orgulho hahahaha), ja grande e ja tem uns aninhos, mas como não sei ao certo quantos anos tem e tenho medo que ele mora, e que depois tenha de ir comprar outro, para prevenir fiz 2 aplolices, uma para mim e outra para oferecer, a minha ja coloquei na terra, mas a minha grande duvida, é: coloquei a 50/100 centímetros de uns pés de kiwis (que compre este ano) e disseram me hoje, que os limoeiros devem estar próximos de muros e afastados de outras árvores, devido ás suas raízes serem muitos grandes e “roubarem os alimentos ás outras árvores” em redor, e gostaria de saber se isto é verdade, gostaria que me respondesse se possível para o meu e-mail, muito obrigado, aguardo a sua resposta.

    Parabéns pelo portal, está muito bom.
    Hugo Santos

  • Realmente este site tem muita informação interessante, mas se os seus vistantes tiverem alguma dúvida, pode ficar deitados, como eu, porque a sua questão não vai obter resposta, desde o dia 21 de Março que estou á espera de uma resposta para a minha questão, e nunca mais a recebo…

  • Boa noite,
    Possuo um pomar de limoeiros e gostaria se saber quais os cuidados a ter e quando deve ser feita uma adubação, se existe algum tipo de pragas e o que posso fazer para previni-las, devo ou não fazer poda. Basicamente pretendo saber o que devemos de fazer ao longo do ano isto é se existe algum mês específico para fazer determinadas coisas ao limoeiro!

    Obrigado
    Kevin Oliveira

  • Tenho uma laranjeira a quase 4 anos e ela nunca deu frutos,o que será,as folhas a alguns meses estão cheias de bichinhos pretinhos bem pequenos .

  • Gostaria de saber que devo deitar num limoeiro que, apesar de ter muito fruto e muita flor, tem também muito piolho junto da flor! é suposto estar a prejudicar a arvore?
    Podem ajudar-me qual o tratamento?

  • Tenho um Limoeiro com quasi 9 anos fui obrigada a dar-lhe uns grandes cortes porque se encheu de bichos pretos e brancos. Pensei que ia secar mas enganei-me está a nascer muitas folhas e já tem algumas flores o que poderei fazer para o manter saudável? Agrdeço a vossa colaboraçâo

  • No pé de limão pode dar flor?

  • Tenho uma grande paixão pelos limoeiros laranjeiras ! Mas estou em terra muito fria Miranda do Douro , e alem de tudo faço tudo para poder manter essas lindas e agradáveis plantas em minha volta , alem do trabalho de as ter em vasos entrar-las no inverno e tirar fora na primavera ! para evitar tanto trabalho porque tenho 15 entao decidimos fazer uma estufa em vidro duplo tudo de portas de correr ou abrir de 5 m x 3 m , e uma tela para fazer sombra em caso de muita calor , entao este ano plantemos todos os limoeiros e laranjeiras no solo , e abro ou fecho segundo o tempo , a plantação foi feita em março e tudo começou bem os rebentos novos carregados de flores que sao umas bolas brancas um cheiro maravilhoso !!! e desde 15 dias começaram a cair folhas ainda bem verdes e muita flor , que a flor vá caindo que e muita demais compreendo mas as folhas não sei o que fazer não tem piolho nem aparente nada de doença mas as folhas e flores a cair e a ponta dos ramos ficam pelados e depois parece que começa a secar , hoje pus calda bordalesa fraquinha com medo de os queimar …. ficaria muito grata se me pudesse dar uma ideia ao que devo fazer …. muito obrigada Alice

  • tenho um limoeiro anão numa varanda fechada com baste luz..
    Gostaria de saber, se pode dar limões

  • PLANTEI UM PE DE LARANJA SERRA D’AGUA E ESTÁ ENROLANDO AS FOLHAS, PQ? APARENTEMENTE NÃO TEM PULGÕES. GRATA

  • Gostei mutio da matéria, vou tentar com os meus, tenho dois limoeiros, grandes, vistosos e aparentemente sem nenhuma incidência de praga, entratanto nuca deram frutos e nem sei se um dia darão, vou preparar uma boa corça para esses preguiçalimões (sem colocara arvore em risco). Obrigado, e sem vc tiver outras dicas por favor mande-me.

  • ola, gostaria de saber se o limão taiti aguenta local que possui geada e baixa altitude

    obrigado

  • estou com uma muda de limão e de laranja e me falaram que para o pé nao crescer muito eu posso cortar a ponta dele que ele fica sempre pequeno nunca mais cresce vertical so horizontal isso é mesmo verdade?
    obrigado

  • tenho no meu quintal um pé de mexerica pocam,esta saindo folhas novas e pequenas o que devo fazer.a mesma esta com + ou – 40 mexericas grato.

  • Boa tarde, tenho no meu quintal um limoeiro que com o passar dos anos os limões começaram a (brocar), as folhas em carunchar e com umas manchas preta na folha, e aqueda das folhas tbm estao constantes;
    Me diga uma solução fico no aguardo.
    Grata
    Milena e Almira(Mãe)

  • ola tenho um limoiro que comprei e plantei no meu quintal já vinha com limoes e já a 2 anos que me acontece a mesma coisa da flor depois aparece o limão e depois aparece no chao o fruto cortado pelo pe redondinho ficando sem limoes gostaria se possível imformarem se posso fazer alguma coisa obrigado

  • Olá!
    Se possível, podia dizer em que alturas e com que frequência devo aplicar calda bordalesa em laranjeiras e limoeiros?
    Agradeço a informação.

  • Olá a todos, sou topógrafo e de agricultura percebo muito pouco infelizmente, mas li quase todas as dúvidas e opiniões aqui postadas, inclusivé de um coment, que diz que bater no pé do limoeiro é uma atitude bárbara, (sic) Pois eu tenho um limoeiro com cerca de 3 anos, e farta-se de dar limões enormes ( cerca de 10 centimetros de comprido por 5 de diametro ), pois contrariamente ao comentador (que respeito) o meu limoeiro começou a dar muitos e bons limões, nunca o adubei, só tem água com fartura da rega do gramado…. bjs a todos

  • tenho um limoeiro num vaso médio, está muito vigoroso, com muitos frutos pequeninos, desenvolvem-se pouco e nao amadurecem (nunca ficam maduros) acabando por cair. o que devo fazer? podá-lo? quando? obrigado pela ajuda

  • Lendo os post do blog, resolvi compartilhar minha curta/longa vivência com cítricos. Meus cítricos até hoje só deram folha talvez por serem originários de sementes. Percebi que a maioria cita problemas com pulgões, cochonilhas, ácaros, mosca negra, fungos etc. Para essas pragas utilizo defensivos naturas calda de fumo de rolo, óleo de neem, chá de casca de alho e cebola e alho e cebola batidos no liquidificar com água. Depois basta pulverizar nas folhas ( frente everso) , troco e terra.Busca na internet essa receitas e defensivos naturaias. Um GrandeAbraço

  • tenho um limoeiro anão (lima) em varanda fechada, que tem limões e está a dar bastantes rebentos, com folhas vistosas.
    Gostaria de alguma informação como devo trata-lo.

  • Tenho um limoeiro em vaso na varanda que dá flor e aparecem uns frutos pequeninos que não se desenvolvem e acabam por cair. O que devo fazer?

  • Tenho um pé de limão galego de um ano e meio de idade e que esta florido, mas quando despontam os frutos, logo eles caiem. Qual o problema e como poderei resolver.

  • Tenho um limoeiro que está cheio de uma espécie de algodão pegajoso. Já fiz curas com Garbol mas não surtiu qualquer efeito. Qual seria o remédio mais indicado e como posso fazer a respectiva calda e quantas aplicações seriam recomendadas?

    Obrigado

  • obrigada amanha mesmo vou dar uma cosa no meu pe de limao

  • temos um limoeiro, limão galego como conhecemos en nossa região e as folhas estão tomadas por piolhos oque devo fazer?

  • tenho dois limoeiros anões, embora tenham muitos limões, um deles tem as folhas asparas e um pouco amareladas.
    gostaria de saber se existe um óleo próprio para limpar as folhas.

  • olá,
    tenho um limoeiro thaiti enxertado num vaso grande, ele dá muitas flores e limoes, só que eles caem pequenos, o que pode ser? tem agumas folhas que estavem escuras….
    obrigado!

  • Diogo, Bom dia!!
    Gostaria de saber pois plantei um limoeiro siciliano no vaso, encheu de flores, caíram e começou a nascer vários limões e as folhas caíram quase todas, isso é normal?? Obrigado pela atenção Douglas!!

  • Gostei de ter alguem para tirar duvidas e fazer perguntas quando necessario.

  • olá,
    Tenho um limoeiro que dá flor, cria o fruto mas não chega a crescer.
    Não sei o que se passa.

  • tenho um pe de limoeiro no meu patio que carregava que dava mais fruta doque folhas derepente começou cair as folhar com as frutas nos galhos e secar embaicho do tronco ums 60 centimetro acima do solo colhi todas as frutas ,sera que essas frutas da para aproveitar´para suco eu coloquei calacario no solo porque a terra era muito acida aterra em volta do pe sera que foi isço que matou a arvore,.obrigado

  • boa noite, gostaria de uma informaçao, plantei um pe de limao rosa em um grande vaso, mas as folhas estao enrrugando nas pontas quando nassem e nao esta segurando os primeiros frutos que nasseram.
    o que devo fazer.

  • Olá tenho 4 limoeiros e todos estão com frutos, porém preciso urgentemente mudar dois de lugar, transportá-los para outro terreno, terei algum problema se o fizer agora?

  • Gostaria de saber o que fazer pois plantei um limoeiro e quase um ano e as fplhas estão murchando e secando, tem algum remédio?

  • bom dia nasceu em meu quintal dois pé de limão galego já vai para 3 anos e até agora não deu nem flor nem fruto o que faço

  • Ola,boa noite :) Minha dúvida é a seguinte : na casa onde estou morando tem um limoeiro, mas acho que que tem uns 4 a 5 anos e não dá mais limões,quando dá são feios ,secos e pequenos , mas em pouquíssima quantidade. Como posso ressuscitar esse limoeiro ??? rsrsrs Desde já obrigada !

  • Boa tarde. Tenho um limoeiro com cerca de 15 anos sempre deu muitos limoes, agora á cerca de 2 meses para cá os limoes estão todos a apodrecer na arvore e as folhas todas a cair. Será que me pode ajudar.

  • Tantas perguntas sem respostas…..para que serve então esta página?

  • pode me dizer a forma e o recorte do limbo da folha do limoeiro

  • Tenho um Limoeiro Galego dá bastante flôr mas os frutinhos caem o que devo colocar no pé pra segurar o fruto? como obter respostas pois as perguntas anteriores não vi respostas. Ou vou ter pelo e-mail ? obrigada.

  • Bom dia!
    Moro em Buenos Aires, algum tempo atrás trouxe uma semente de limão rosa da casa da mãe, e plantei num vasinho. O pé vingou e cresceu e como onde eu morava não tinha espaço, plantei num vaso grande e deixei na casa da minha vizinha. Infelizmente lá não pegava muito sol mas era o melhor lugar que tinha naquele momento. Há um ano e meio mais ou menos me mudei e trouxe o limão; ele agora está num pátio onde tem muita luz e sol – depois do meio-dia. Vejo que ele está mais encorpado mas até agora só deu umas 2 flores e ainda não deu limão… não me lembro bem quantos anos ele já tem mas acho que uns 4 anos pelo menos deve ter… o que você me recomenda? Agradeço pela resposta!

  • amigos, aqui vai algumas dicas para conservarem o limoeiro e para dar limoes 1º se o limoeiro tiver piolho deitar-lhe remédio do pulgao 2º no inverno deitar-lhe calda bordalesa de mes a mes, isto protege a arvore da geada e os frutos 3º rega só se deve regar de semana a semana, nao habituar a muita rega 4º para dar fruto deve-se dar pancada no tronco ate se ferir tambem espetar um prego ferrugento no tronco 5º tambem gostam muito de ferrugem ao toro 6º adubo deve ser um adubo proprio para citrinos que é o azul granulado, mas pouco podendo ser no mes de fevereiro, boa sorte a todos,

  • gostei de saber várias opiniões, por isso espero tirar proveito destes conselhos.

  • Gostei dos conselhos e das opiniões mas, gostaria que fosse o eng. a dizer ou a ensinar como se deve fazer.

  • Bom dia!
    Ganhei um limoeiro e gostaria de saber como faço pra descobrir a idade dele.

  • Tenho um pe de limão rosa ele dava boa safra, mas faz um ano que não da mais nada, oque faço? Será que é ferrugem? Preciso de uma orientação.

  • acho bonito tanta gente interessada nas plantas! pena que o especialista parou de responder! Também, haja tempo né.. Maldita indústria farmacêutica e esse sistema capitalista distorcido e cruel, que mina nossa cultura e nos embrutece!

  • Bom Dia
    Qual a data mais apropriada para podar os limoeiros, ou poderá podar durante todo o ano?

    Tenho uma produção de limoeiros que comprei e plantei no meu terreno na Ponta de Pargo, Madeira. Na altura que os comprei, um Senhor que se encontrava ao meu lado perguntou-me se eu ia vender limões. O que é certo é que os limoeiros, plantados há 3 anos e estão a começar a dar flor. Poderá informar-me se quando é que começará a dar limões. Porque é um fruto que consumo bastante em casa e tenho pena que dos 2 nenhum dê limões maduros e com sumo. Obg

    Agradecia que me envia-se resposta para o email indicado em cima. Muito obrigasdo

  • bom dia minha mãe tem um limoerio a alguns anos e de um tempo pra esta aparecendo uns fungos(são umas bolinhas pretas do tamanho do grão de areia,e com isso os limões estão ficando ressecados…como posso tratar desse pé e qual é o nome desse fungo?

  • tenho um limoeiro em um vaso, já deu alguns limões, agora tem uns pequenos e alguma flor, mas as folhas na parte central estão a ficar amarelas. Também tem a lagarta mineira pois as folhas estão encarquilhadas, mas para isto já lhe deitei um inseticida. A minha preocupação são as folhas amarelas (vivo) na parte central e o resto da folha para já está ainda verde.
    Muito obrigado por qualquer ajuda.

  • Posso plantas frutas citricas em latas? Ferro enferrujado serve como adubo?

  • Bom dia
    É possivel um limoeiro crescer em regiões onde neva ?
    obrigada desde já

  • Tenho limoeiros que produzem razoavelmente, tem rega gota a gota, mas tem folhas amarelas.Faltar-lhe-à algum nutriente?
    Evito os produtos químicos. O que fazer?

  • Olá! Sou de Contagem, MG. Tenho um limoeiro( galego, aquele amarelinho) no quintal, ele produz muito mesmo,uma beleza! A minha rua inteira e meus parentes ganham muito limão! Estou triste pois, o tronco dele, está ficando todo furado, ficando oco e parecendo formigas, como eu devo proceder, não quero ficar sem meu limoeiro, obrigada pela atenção!

  • tenho um pé de limão siciliano, deu bastante flor e os apareceram os limões , mas estão caindo todos, por favor o que fazer?

  • ola!
    tenho um pe de limao no fundo de casa so que algo estranho ta acontecendo,esta nascendo broto na ponta do espinho sera que teria uma explicaçao para isso??aguardo alguma posiçao
    desde ja obrigada!!

  • ola
    estou com um pé de limao no fundo da minha casa a muito tempo e ele chega dar flor só que quando começa nascer os limao começa cair e num se vinga nem um

  • O pe de limao taiti aguenta geada?

  • Obrigada Diogo. Andava há que tempos a arranjar fundamentação para a “teoria de uma boa surra” para fazer com que o limoeiro desse limões e finalmente encontrei e de alguém em que sei que posso confiar. Já posso dizer aos meus netos e quem sabe, salvar um limoeiro dos meus Pais que corre risco de vida. Obrigada.

  • Olá, tenho o mesmo problema que o Luiz Henrique, o pé de limão é thaiti e há três anos cuido dele, mas nunca colhi nenhum limão dele, pois dá flor, e até nasce os limõezinhos, mas ainda pequenos eles caem. Moro em Salvador, próximo a praia será que é isso? O que posso fazer, pois sempre adubamos ele. Obrigada.

Deixe o seu comentário!

nome
(obrigatório)
e-mail
(obrigatório) (não será mostrado)
website
comentário
 

Relacionados

Produtos Seleccionados

pub



Secções
em Destaque

As Dicas
Conselhos úteis!
Plantas Ornamentais
Rosas, Orquídeas e muito mais!

Junte-se
a nós!




PUB

Votação

  • No seu relvado que tipo de equipamento utiliza?

    Ver Resultados

    Loading ... Loading ...

Jardineiros
online

  • 9 Jardineiros Online
  • Jardineiros: 8 Convidados, 1 Bot