A CARREGAR

Type to search

Imagem: Paul Adam
.

O Chorume de Urtigas, obtido através da maceração das mesmas, tem duas utilizações principais no jardim. É rico em azoto, sendo um adubo eficaz que estimula o crescimento das plantas e as protege de várias maleitas. Mas é também um repelente muito eficaz de ácaros e pulgões. Tendo a enorme vantagem de ser um produto natural e realmente eficaz, podendo assim substituir perfeitamente os adubos e insecticidas químicos.

Preparação

Colha urtigas grandes, que ainda não tenham flor. Não se esqueça: Luvas fortes e mangas compridas! Corte grosseiramente os pés recolhidos e deite-os num recipiente de plástico, ou de madeira, que seria melhor ainda, mas sobretudo nunca de metal. O processo natural é lento, pelo que pode munir-se também de alguma paciência, que será certamente recompensada.

Dosagem

Acrescente ao recipiente 10l de água por cada Kg de urtigas frescas. (100gr de plantas secas). Cubra o recipiente e mexa esta mistura a cada dois dias, voltando a cobri-la. Se aparecem bolhas ao remexer a mistura, é porque a fermentação ainda não terminou. Conte com cerca de 1 a 2 semanas. (As temperaturas elevadas aceleram o processo)

Utilização

Para regar as suas plantas com um regador, basta filtrar grosseiramente o liquido obtido. Neste caso, no entanto, não será possível conservá-la durante muito tempo. Se pretender conservar ou utilizar o Chorume num pulverizador, para plantas de interior, por exemplo, é preciso filtrar até retirar todos resíduos vegetais.

O produto obtido é extremamente concentrado, se pretende utilizá-lo em plantas muito sensíveis, o melhor será voltar a dilui-lo na proporção de 10l de água por 1l litro de chourume.

Se não dispõe de espaço ou de tempo para preparar o seu próprio chorume (ou quer livrar-se do cheiro desagradável do produto em fermentação), pode procurar em lojas especializadas, quer em forma liquida quer em pó para diluir, formulas biológicas de chorume.

.

Chorume: liquido de cor escura e odor desagradável, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos.
Tags:
Artigo anterior
Próximo artigo

Talvez goste deste artigo

8 Comments

  1. antonio gabriel 14 de Março de 2013

    Parabéns pelas dicas: Num mundo cada vêz mais fidelizado às grandes empresas de pesticidas, que nos levam ao suicidio, è muito importante este esclarecimento,lamento a pouca importância sobre este assunto , que as autoridades responsáveis teimam em não ver, ou não querer ver, interesses?

    Responder
  2. Cacilda Amelia Cruz Silva 13 de Maio de 2013

    Boas dicas. É bom haver pessoas que se dedicam aos produtos naurais. Também e só uso produtos biológicos.
    Gostava de saber o que usar para afastar ou matar as toupeiras. Fazem buracos. É aborrecido.

    Responder
  3. CARLOS 24 de Junho de 2013

    gostava de saber se o chorume de urtigas tambem da para as tomateiras e pepinos? E se da para pulverizar contra o piolho? Parabens pelas dicas

    Responder
  4. maria mansilha 3 de Julho de 2013

    Sei que a minha irmã tem umas plantas pelo meio da horta que repelem as toupeiras mas eu não sei o nome delas

    Responder
  5. António Duarte 23 de Setembro de 2013

    Boa tarde. Li num site que se pode utilizar este fertilizante só em plantas de cor verde. Não sei se assim é, mas eu costumo fazer e usar e acho muito bom o resultado das regas e pulverizações com este liquido obtido a partir das urtigas. Conheço que o use para pulverizar as vinhas e com resultados excelentes. Queria perguntar, se alguém puder ajudar, o que posso usar para afastar formigas dos meus vasos.
    Obrigado.
    asteriscocardinal@hotmail.com
    Tó Duarte. Pombal, Portugal

    Responder
  6. Joseé Maria Nunes 17 de Fevereiro de 2015

    qual o produto que se deita para manter sem estragar ou apodrecer a oo produto

    Responder
  7. joao moucho alves 8 de Abril de 2015

    eu utilizo o Purim de urtiga como desinfetante ou como fertilizante e tenho obtido resultados satisfatórios.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo