A CARREGAR

Type to search

Desaparecidas as flores dos amores-perfeitos, cyclamens e prímulas, e brevemente também as folhas verdes que as enquadravam, esvai-se a cor dos vasos e jardineiras, entristecendo um pouco os jardins, terraços e varandas.

Mas, manter uma floreira colorida todo o ano é possível. Não só porá em valor as suas composições na Primavera, criando uma moldura protectora para as plantas, como trará cor e aconchego à sua casa durante estações mais frias.

Como fazer?

Escolha para a base da floreira plantas anuais, de folhas perenes e coloridas.

Que tipo de plantas?

Gramíneas Azuladas (Gén.Fetusca ou kohleria) – perfeitas para destacar flores alaranjadas

Gramíneas acobreadas (Gén.Carex) para valorizar os tons de azul

Pequenas plantas arbustivas prateadas (Gén. Helychrisum) são ideais para acompanhar os tons de vermelho e conjugam-se muito bem com outras cores vivas.

Aromáticas como por exemplo o tomilho (Gén. Thymus) em tons dourados ou prateados enchem os vasos de folhas com reflexos cambiantes e perfumam discretamente o ar.

Para preencher o espaço, opte por exemplo pelos  Gén. Ajuga, Lamium ou a Lysimachia numularia que cobrem a base sem “sufocar” as plantas de flor.

Para criar uma sensação de volume e movimento experimente as heras e as vincas.  (Gén. Hedera, Vinca).

Além destas sugestões, poderá descobrir no mercado vegetais ornamentais, de cores fortes e quentes, pode optar por decorar as floreiras com cogumelos, que também se encontram no mercado para cultivo ou ainda utilizar estes espaços para cultivar as suas aromáticas no interior, durante o Inverno.

Importante

Ao trazer para casa plantas que estavam no exterior, vigie atentamente a humidade da terra e procure agrupá-las num lugar com bastante luz natural. Esta será uma boa maneira de proteger as suas flores do frio e, quem sabe, antecipar um pouco a Primavera.

Tags:
Próximo artigo

1 Comments

  1. teresa Alexandra Guia 27 de Março de 2015

    fabuloso!

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo