A CARREGAR

Type to search

Outubro na Horta e no Jardim

A magia das cores quentes!

Outubro traz ao Jardim uma miríade de cores, tons e cambiantes. As noites frescas e os dias de sol brilhante a que muitas vezes temos direito durante este mês parecem intensificar as cores das folhas das árvores e arbustos.

Os dias passam rapidamente a ser mais curtos, o que relega muitas das tarefas do jardim a tarefas de fim-de-semana.
Os pássaros gostarão que deixe a terra profundamente revolvida em descanso ao longo da semana, e visitarão muitas vezes o seu jardim. Mas não só a terra e os seus habitantes farão as delícias destas visitas belas e irrequietas. As bagas dos seus arbustos e as frutas e verduras maduras de Outono serão para eles um verdadeiro festim.

.


.

As Flores

Retirar da terra as anuais assim que murcham. Limpe as roseiras das flores que se alongam retirando-lhes energia.

Proteja do vento e do frio as plantas em locais mais expostos, à medida que diminui a exposição solar, diminui também a temperatura dos ventos, enquanto a sua força vai aumentando.

Arranque da terra as canas dos últimos bolbos e conserve-os.

Se deu férias às suas plantas de interior ou de marquise, está na altura de voltar a colocá-los sob tecto. As temperaturas podem já baixar significativamente durante a noite.

A Relva

Corte a relva, mas não em demasia, para que se possa proteger do frio que se aproxima.

A Horta

Recolha todos os legumes de conservação e acondicione-os.

As parcelas de terra que vão ficando livres, devem ser mexidas e remexidas, antes de lhes deitar o composto. Deixe repousar um pouco e voltar a remexer tudo, para que se misturem bem. Depois, deixe a terra descansar.

As varandas, os pátios, e as plantas de interior

As plantas precisam de ser menos regadas. Mas como o seu sistema também está de certa maneira a adormecer, retire regularmente as folhas murchas ou magoadas, proteja-as de ventos demasiado fortes. Não deixe de arejar a casa para que também as suas plantas usufruam do ar cálido das manhãs Outonais.

Plante, plante, plante!

Este é o momento ! Plante bolbos!  Escolhas criteriosamente na hora da compra, faça planos, projecte as cores no seu jardim e dê-lhes forma!

Em conjuntos na relva (pode aproveitar zonas menos “cheias” de relva), em vasos, por cores, por formas, para dentro e fora de casa! Este é o momento em que prepara as cores da sua Primavera, portanto, mãos à obra!

Este é também o momento de dividir as vivazes, e plantar camélias e rododendros, de recolher as folhas secas e utilizá-las para composto ou para proteger as suas plantas pequenas e frágeis ou as suas sementes com cobertas naturais e coloridas…

Imagem de abertura: anguskirk, on flickr.

Tags:
Artigo anterior

Talvez goste deste artigo

2 Comments

  1. Helena Rdrigues 28 de Outubro de 2010

    Este portal contem informação muito importante, visto que estou a iniciar, por brincadeira, uma pequena horta, e sem munca ter feito este serviço, vou tirando ideias uteis.

    Responder
  2. Graça Vale 10 de Outubro de 2011

    Também concordo consigo, Helena! Além do mais o site está muito bem feito e é português de Portugal!

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo