A CARREGAR

Type to search

Imagem: xdebx-flickr

.
A preparação do terreno é uma das principais tarefas para se obterem boas plantações, quer no jardim quer na horta. A terra deve ser bem trabalhada, para que as raízes das plantas se possam instalar fácil e rapidamente, retirando da mesma todas as substâncias de que se alimentam.

Ao trabalhar manual ou mecanicamente a terra, podem aproveitar para acrescentar adubo, compostos orgânicos ou elementos que visem melhorar as características do solo (argila, areia, etc…).

Preparação manual da terra

Revolva a terra, desfazendo a crosta que se instalou, permitindo assim que circulem melhor a água e o ar.

Depois de toda a terra revolvida, desfaça os aglomerados, até cerce de 20cm de profundidade, a terra deve ficar relativamente solta. Nesta altura, aproveite para acrescentar à sua terra, os elementos que pretende para corrigir ou melhorar a composição da mesma.

Por último, retire da superfície as pedras, todos os elementos estranhos à terra que poderão mais tarde dificultar a plantação e posterior enraizamento.

Preparação mecânica

Esta aplica-se a grandes extensões de terreno e requer equipamento apropriado. Pode recorrer aos serviços de especialistas, se necessário.

Fertilização

Ao mesmo tempo que areja a terra do seu jardim, aproveite para adubar e fazer eventuais correcções, generalizadas ou apenas em determinados locais.

Este é o momento ideal para acrescentar areia a uma terra demasiado pesada, calcário a uma terra descalcificada, terra pesada ou argila a um terreno que não retenha água, por exemplo.

Os adubos, servem para enriquecer a terra de elementos nutritivos como azoto, cálcio, magnésio, ferro, etc.. que o terreno perdeu por várias razões, mas sobretudo, pela absorção por parte das plantas. Quer opte por soluções químicas, biológicas ou uma mistura das duas, deverá aproveitar esta altura para fertilizar o solo, criando uma base indispensável a qualquer plantação. Ao longo dos meses, deverá reforçar pontualmente com nutrientes, assegurando o desenvolvimento dos seus vegetais.

Pode também optar, se tiver espaço para isso, por fazer o seu próprio composto, que será um excelente adubo quer inicial quer de manutenção.

Depois de mexida, remexida e devidamente alimentada, dê à nova mistura o tempo de se integrar à terra. Depois… é começar a plantar!

Tags:
Artigo anterior
Próximo artigo

49 Comments

  1. diomra 11 de Agosto de 2011

    eu tenho um quintal bem grande vou fazer uma horta adoro plantaçao….

    Responder
  2. Jorge Batista Fernandes 16 de Setembro de 2011

    qual a época da poda e o que devo fazer para manter ele dando fruto que adubo devo colocar

    Responder
  3. Leme 27 de Janeiro de 2012

    Gostaria de saber como calcular a a quantidade de terra necessária para a correcção do nível de solo de placas a ajardinar.

    Obrigada.

    Responder
  4. gui 3 de Março de 2012

    amo plantaçao

    Responder
  5. fernanda gonçalves 11 de Março de 2012

    Compreendi esta explicação até porque é assim que faço! O meu problema é que, por diversas vezes semeei cenouras e não nascem. Ou apenas rebentam uns pezitos enfezados… Semeei em finais de Janeiro e acrescentei até areia – depois de tratar a terra como o descrito neste artigo.
    NADA até agora, apenas uma ervita aqui e além!!!!!!!!!!!
    Sou mesmo ignorante. Alguém me pode ajudar?

    Responder
  6. maria 11 de Abril de 2012

    Boa tarde.
    Adoro o meu jardim, mas as minhas plantas não desenvolvem.
    Por esse motivo, todos os anos faço uma nova mistura de terra, e este ano ficou pior noto que é muito solta. Quando na rega ela desaparece de imediato quase de 3 em 3 dias tenho de as regar. Quando chegar o verão não se vão aguentar. Alguém me pode ajudar?

    Responder
  7. adamo cassimo 2 de Junho de 2012

    gostaria de saber quando devo fazer poda das minhas plantas

    Responder
  8. Eliane Ribeiro 18 de Junho de 2012

    Olá

    Eu mais a ajuda de uma amiga vamos fazer o meu jardim. Aqui em casa tem dois quadrados de uns 2m e uns canteiros de 3m. Quero deixar um jardim bastante florido, por isso, estou pesquisando flores rústicas que suportam sol. Só que estou preocupada na preparação do solo. O meu jardim está com grama, nas partes que vou plantar flores e hortaliças, vou colocar papelão para matar a grama e preparar a terra. Eu comprei uma vez um saco de terra e outro que chama substrato. O substrato é uma terra preta dizem ser melhor no adubo. Poderia me ajudar.
    Obrigada

    Responder
  9. Nilce 14 de Outubro de 2012

    Comprei umas mudas de ortencia quero saber que terra e adubo colocar na jardineira.Eu tenho terra vegetal e humus.obgada,aguardo resposta

    Responder
  10. Ana 11 de Novembro de 2012

    Olá, boa tarde… tenho uma parte do meu terreno, mais rebaixado, só q ele está concretado, o desnível é d uns 30cm, gostaria de saber, se tem como eu preparar um jardim nele??? tem como eu emparelhar com areia, terra, saibro ou algo do tipo para plantar plantas com raízes curtas?????

    Responder
  11. emily 15 de Fevereiro de 2013

    este site é muito bem

    Responder
  12. Vivian 9 de Março de 2013

    Adorei o portal, como faço para ter um registro?

    Responder
  13. lucimone m nunes 4 de Abril de 2013

    precisa saber como prepara terra para um jardim que fica ao lado de uma piscina que agora é de cimento< é preciso quebrar p cimento e depois o que devo fazer? para melhorar a terra

    Responder
  14. mariene giroldo 30 de Agosto de 2013

    Por favor me ajudem: Adoro mangas, resolvi pantar uma mangueira no meu quintal. O terreno é de saibro só que já fazem 4 anos, ela cresceu2,5 metros. Nunca deu flores e nem frutos. O tronco está bem fino. Como devo corrigir o solo?

    Responder
  15. joao caetano 15 de Setembro de 2013

    como calcular a quantidade de terra para uma área com 3,40cm largura x9,70cm comprimento com 4cm de altura.

    Responder
  16. alessandro 15 de Setembro de 2013

    Olá, ao portal meus parabéns. Peço que por favor me esclareçam sobre um fato que ocorre na casa de meus pais, temos uma pequena horta e de vez em quando brigo com meus pais por eles jogarem cascas de legumes em cima da terra. Queria saber se é prejudicial para a plantação pois são substâncias sem preparo. Obrigado!

    Responder
  17. adulcelino jeronimo 16 de Setembro de 2013

    que tratamento devo dar á terra para que as batatas não tenham begiga

    obrigado

    Responder
  18. Maria Geralda de Miranda Leite 12 de Fevereiro de 2014

    Gostei da orientação, pretendo plantar um jardim.Vou seguir aa dicas. Obrigada.

    Responder
  19. bruno marques 2 de Março de 2014

    ola, boa tarde gostei do portal. tenho um pequeno terreno onde planto batatas e as coisas mais pequena mas a terra tem muitos bichos (não sei talvez minhocas )como posso livrar me deles .obrigado

    Responder
  20. Michelly Machado 7 de Abril de 2014

    Bom dia tenho um sitio comesei a planta pé de laranja já fais uns 4 anos. Mais ate agora eles não desenvolveu o que eu farso.

    Responder
  21. mina planta brasileirinho
    está morrendo que fazer

    luzia

    Responder
  22. rRosalia Reis Soares da Silva 10 de Julho de 2014

    Eu tenho dois jardins gostaria de saber com fazer? um mede três mas x dois e tem uma calha que trransborda, quera colocar algumas pedras e outras flores. Ajuda me

    Responder
  23. amanda dos reis 11 de Agosto de 2014

    o que é melhor para bromelhas serem plantadas, terra ou areia?

    Responder
  24. Edvã Silva Santos 14 de Agosto de 2014

    Oi! Boa noite! Eu também tenho uma horta. Eu fiz tudo que eu aprendi como preparar uma boa terra pra se plantar. Mas as minha plantas não ficaram como eu gostaria que ficasse. Ela vingou mas não se se desenvolveu. Oque fazer?

    Responder
  25. nair brites dias 20 de Agosto de 2014

    Colocar restos de legumes nas plantas, é maravilhoso, é adubo natural, quantos as minhocas deixe-as é ótimo!

    Responder
  26. bruna ferraz da silva 7 de Outubro de 2014

    Colocar restos de legumes nas plantas, é maravilhoso

    Responder
  27. Nono 10 de Outubro de 2014

    Parabéns pelo Portal do Jardim, adorei.
    Mudei-me há pouco para o Distrito de Santarém e tenho dois canteiros pequenos à frente da casa. Gostaria de saber quanto tempo tenho de esperar para semear, após tratar a terra. Será boa ideia plantar Camélias???? Gosto muito.
    Obrigada e cumprimentos

    Responder
  28. ildo severo dos santos 6 de Novembro de 2014

    Posso ir colocando terra por cima da grama para aplainar o jardim, que contidade qunto tempo nao morre a grama , e emparelha o terreno ?

    Responder
  29. renato 9 de Dezembro de 2014

    use este adubo para misturar na terra, e muito bom
    contem nitrogeneo
    fosforo e potassio

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-611637498-adubo-fertilizante-para-orquidea-100-gramas-dimy-_JM

    Responder
  30. CRISTIANO MENDES 30 de Dezembro de 2014

    TER UMA HORTA E CUIDÁ-LA CHEGA ALÉM DE ENTRETER-ME A SER PRAZEROSO DEPOIS VER O RESULTADO E SABER QUE NÃO A NADA DE VENENO NO ALIMENTO ISSO É ÓTIMO !!!

    Responder
  31. antonio 8 de Janeiro de 2015

    já tenho uma plantação de umas 12 roseiras, um amigo me disse que preciso adicionar calcário a terra, mas também não sabe a quantidade. Vocês poderiam me informar.ET:as roseiras já estão plantadas a mais de um ano,e já produziram,mas sinto que a terra fica muito seca. Agradeço a atenção.

    Responder
  32. adimilsom soares 9 de Maio de 2015

    gostara de saber como plantar numa terra seca e avermelhada, plantei mmexerica e limao mas nao cresçe, obrigado

    Responder
  33. Otília Baltazar 27 de Maio de 2015

    Tenho uma área algo extensa à volta de uma piscina, de onde foi removida a terra toda existente que já tinha mais ervas e musgo que relva. Foi colocada uma malha anti-ervas, montado de novo o sistema de rega e por cima colocaram areia e semearam a relva. A pessoa que fez o trabalho não é especialista e aconselharam-lhe a dita areia esbranquiçada.
    Certo que nasceu alguma relva muito escassa, mas nunca irá cobrir a areia de modo a poder ser um tapete denso e não ficar areia agarrada aos pés que irá depois parar dentro da piscina. Algum conselho? Obrigada

    Responder
  34. deise 19 de Outubro de 2015

    minha terra parece um saibro (bem branca) como faço para adubar para um bom plantio de arvores e frutíferas??

    Responder
  35. Amelia Lopes Gonçalves 16 de Novembro de 2015

    Tenho um terreno mais ou menos 500 metros quadrados,sós que a terra é vermelha e com muitas pedras,já tentei plantar algumas coisas e não vai em frente,meu marido colocou sóterra adubada só por cima .será que teria que tirar um pouco da terra normal e colocar outro tipo de terra?
    A casa é em Mairiporã,gostaria que vcs me ajudassem a dar idéia o que posso fazer.Desde já fico-lhes muito agradecida.
    Amélia

    Responder
  36. VILMA NUNES MARINS 8 de Junho de 2016

    Tenho um bom terreno, sonho em fazer adubação verde qual seria o primeiro passo, tenho sementes de feijão de porco e muita braquiara .Posso usá-las?
    Ajude-me por favor.

    Responder
  37. gostaria de aprender a plantar,tenho um terreno grande,para meu próprio consumo.

    Responder
  38. emilyn 29 de Agosto de 2016

    boa noite mas eu gostaria de saber como cultivar essa e uma das questoes do meu trabalho escolar entao muito obrigado

    Responder
  39. emilyn 29 de Agosto de 2016

    esse cultivo de vcs e muito bom contei nitrogenio

    Responder
  40. jorge Crespo 29 de Agosto de 2016

    Tenho um quintal com cerca de 400m onde tenho varias plantas, mas de inicio ficam muito bonitas e viçosas mas ao cabo de um ano ou 2 morrem de um dia para o outro com a raiz podre , tais como videiras, macieiras, pereiras ,ameixoeiras, limoeiros, tangerineiras ate figueiras que crescem 2 a 3 metros por ano e depois morrem. Que fazer?
    Obrigado

    Responder
  41. Viviane Vianna Dalri 13 de Outubro de 2016

    Bom dia. Tenho um espaço na minha casa que quero começar a plantar verduras e legumes.
    Porem tem grama. Faço qual procedimento?
    Obrigada

    Responder
  42. daenio 21 de Outubro de 2016

    Boa noite !
    pretendo plantar 40 metros de grama esmeralda,acontensse que o solo e desidratado e com pouca absorçao de agua ,terreno conhecido como ´toa´,como prodeder o plantio posso apenas mivelar o terreno e colocar adubo orgamico e calcario ,oque vcs ne indicao.

    Responder
  43. MILTON ROQUE DE OLIVEIRA 28 de Outubro de 2016

    ESTOU COM VARIOS TIPOS DE PIMENTA NA SEMENTEIRA DESEJO
    SABER O MELHOR MODO DE PREPARAR CADA VASO A ALTURA E APROFUNDIDADE E A QUANTIA DE TERRA ,ADUBAÇÃO,HUMOS,PARA A PRODUÇAO DE MAIS DE 80 VASOS
    OBRIGADO AGUARDO RESPOSTAS!

    Responder
  44. israel de souza 29 de Outubro de 2016

    bom dia
    gostaria de plantar murtas de 60 cm em meu jardim
    como tenho que preparar o solo

    grato

    Responder
  45. Thyarlles 6 de Dezembro de 2016

    eu setou com problemas para plantar alface porque são varios tipos de alface OBRIGADO;;;;;;;;;;;;;;;;;;

    Responder
  46. MARIA APARECIDA DE SOUZA 16 de Fevereiro de 2017

    Boa tarde , adoro plantações consegui comprar um terreno grande para eu fazer plantação e descobri que meu terreno tem muita agua se fizer um buraco co 30 centimetro já começa sai agua .
    \me ajudem por favor !! o que misturar na terra para poder planta ?
    Obrigada Cida

    Responder
  47. Inês Braga 19 de Março de 2017

    Boa tarde,

    Eu tenho uma parte do meu jardim que gostaria de remodelar e torná-lo numa horta. No entanto, a terra está muito ressequida, misturada com pedaços de cimento, e foi urinada pelo meu cão durante vários anos. Gostaria que me ajudasse sobre como tenho de proceder, será que escavo e removo essa terra, ou posso simplesmente colocar terra nova em cima?

    muito obrigada desde já pela atenção!

    Responder
  48. milton xavier gonçalves 11 de Junho de 2017

    Gostaria de saber a areia que é comentada é areia lavada usada em obra para construção?

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigo Seguinte

Ir para o topo