A CARREGAR

Type to search

Ferramentas de Jardim: Manutenção

Está a chegar o Inverno, altura em que o jardim repousa, dando ao jardineiro algum descanso.

Este é o momento ideal para tratar da manutenção das ferramentas, fiéis aliadas, para que estejam em perfeitas condições quando voltar a Primavera.

Limpar, desinfectar, afiar, um programa personalizado para cada ferramenta e acessório de jardinagem. O Inverno vai passar depressa e as ferramentas de jardim voltarão brevemente ao serviço, pelo que este tempo de descanso terá que servir, também, para tratar delas.

Deve começar-se por uma boa limpeza. É com uma limpeza, adequada a cada tipo de ferramenta e utensílio que se garante não só o seu bom estado de conservação na estação seguinte, mas também que eventuais doenças ou pragas não serão propagadas por este meio.

Ferramentas de Corte

Uma solução é passar nas lâminas uma solução de álcool a 90º. Ao passar um algodão ou um pano pela lâmina, o jardineiro elimina eficazmente todos os vírus e bactérias. Depois de limpos e desinfectadas, as lâminas devem ser bem afiadas.

Cabos

Os cabos também devem ser objecto de uma revisão. Alguns deles podem até precisar de ser substituídos. Os cabos de madeira podem ser tratados com óleo, que os alimenta e protege, prolongando assim o seu tempo de vida útil. Os pregos e outros meios de fixação deverão também ser verificados e minuciosamente oleados.

Ferramentas a Motor

Troca de fluidos, verificação de velas, limpeza do depósito de combustível (para as pequenas ferramentas), etc… Tudo isto, seguindo cuidadosamente as instruções fornecidas pelo fabricante.

Acessórios

Sim, é verdade, também existem acessórios de jardim que, também eles, devem ser tratados. Vasos, tutores, floreiras, estacas… também aqui se deve começar por uma limpeza profunda, de acordo com os materiais. Uma dica? Uma boa lavagem com uma mistura de água e lixívia é suficiente para evitar que proliferem larvas e doenças entre utilizações.

Depois de lavados, os acessórios de madeira deverão ser cuidadosamente oleados.

Se, após a lavagem, persistirem nos vasos e floreiras manchas brancas, esfregue-os com vinagre. As manchas de calcário vão desaparecer.

Soluções de Arrumação

Tags:
Artigo anterior
Próximo artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo