A CARREGAR

Type to search

Jardim Botânico Autónomo em Água

Projecto Pioneiro reduz drasticamente os custos de manutenção do Jardim da FCTUC

Um ambicioso projecto de automatização de rega, pioneiro no país, permitiu ao Jardim Botânico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) ser auto-suficiente em água, reflectindo-se em expressivas poupanças nos custos de manutenção do jardim.

Até agora, toda a parte pública do histórico Jardim era alimentada com água da rede pública, gerando despesas muito elevadas que absorviam 30% das verbas do orçamento global.

Este sistema inovador de rega e automatização, que recorre a sensores para uma boa gestão e distribuição de água, resulta de um projecto desenvolvido ao longo do último ano por uma equipa multidisciplinar, no âmbito de um mecanismo financeiro da União Europeia – EAA GRANT.

Sendo a água um elemento estruturante dos jardins, apostar em soluções tecnológicas sustentáveis ” é absolutamente estratégico, particularmente nos jardins públicos, porque têm uma responsabilidade acrescida em matéria de sustentabilidade, devendo ser exemplares nas boas práticas”, afirma a Directora do Jardim Botânico, considerado um dos mais reputados jardins botânicos a nível mundial.

Fonte: Universidade de Coimbra

Tags:
Artigo anterior
Próximo artigo

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo