A CARREGAR

Type to search

Fevereiro na Horta e no Jardim

O Inverno ainda paira, dias frios e chuvosos intercalados, ventos cortantes e muito pouco que se possa fazer lá fora. Mas os dias estão consideravelmente mais compridos e não tarda chega a Primavera, com os primeiros toques de cor no jardim.

Pode aproveitar os fins-de-semana para preparar a terra para as próximas sementeiras ou proteger as plantas contras os últimos frios. Perto do fim do mês já pode planear semear cebolas, alhos e chalotas.

As sementes, entregues a elas próprias e aos visitantes esfomeados do jardim arriscam-se a nunca germinar, por isso, proteja-as, por exemplo com copos de iogurte ou pequenas garrafas de plástico ou vidro, mas que deixem passar luz suficiente.

No Jardim

Pode as roseiras e arranhe a terra à volta dos seus pés. Adube-as e retire os botões falsos que eventualmente comecem a surgir.

Pode também as glicínias, reduzindo a cerca de metade o tamanho dos seus ramos.

Plante bolbos de Lírios, um pouco de composto no fundo da cova para os alimentar e, uma boa rega depois de estarem tapados são suficientes.

Está também na hora de plantar trepadeiras e anémonas.

Divida as campainhas-de-Inverno, e as vivazes de floração estival.

Manutenção e preparação são as palavras de ordem, limpe as plantas de folhas e ramos secos, prepare a terra, acrescentando composto, para plantar bolbos de verão, pode também acrescentar cinzas a esta mistura para enriquecer a terra.

Lave bem os vasos que pretende utilizar para os livrar de eventuais pragas ou doenças que tenham ficado da estação anterior ou até eventuais bolores trazidos pelo Inverno.

Verifique o estado dos bolbos que guardou e das suas ferramentas.

Varandas e Terraços

Verifique as protecções e regue se necessário. Algumas plantas podem estar a sofrer com o frio, mude-as ou proteja-as melhor sob pena de as vir a perder para sempre.

Pode semear amores-perfeitos nos vasos das plantas maiores, ajuda a revolver a terra parada há muitos meses e os seus vasos ficarão muito mais coloridos!

Na horta

Aproximam-se dias de muito trabalho! Para desfrutar de todos os sabores da horta, está na hora de preparar as sementeiras, em grupo, que mudará mais tarde de:

Pimentos, malaguetas, tomate, cebola, alho, chalotas, favas e um sem número de outras verduras.  Pode também semear, a coberto, cenouras, nabos, alfaces, alho-francês e couves.

Pode começar a semear tudo isto em casa ou dentro de estufa. Quanto mais cedo o fizer, desde que os frios o permitam, mais cedo poderá saboreá-los!

Mantenha a terra arejada, solta, pronta para semear, pois a qualquer momento chega o sol e a vontade de passar mais tempo a cuidar do seu jardim!

Tags:
Artigo anterior
Próximo artigo

1 Comments

  1. cristina vaz 20 de Fevereiro de 2011

    Adoro cuidar da minha pequena horta e do meu jardim, este artigo é sem duvida uma grande ajuda. Principalmente nas dicas que nos dão e para a época de cada tarefa, quer na horta ou jardim.
    Muito obrigada.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo