A CARREGAR

Type to search

Nome Científico

Apium graveolens ou Apium integrilobum, Apium vulgare, Carum graveolens, Celeri graveolens, Selinum graveolens, Seseli graveolens, Sium apium, Sium graveolens

Nome Popular

Aipo, salsão, salsão-selvagem

Origem

Europa

Ciclo de Vida

Bienal

O aipo é uma hortaliça bastante cultivada nos países de clima temperado. De textura herbácea, ele apresenta folhas pinadas ou bipinadas, e sustentadas por pecíolos (talos) estriados, longos, erectos e espessos, de disposição alternada e coloração que varia entre o branco, amarelo e verde.

As inflorescências são terminais, sesséis, do tipo umbela com pedúnculo curto, carregadas de numerosas e pequenas flores branco-esverdeadas. As variedades mais importantes de aipo são: “Gigante de Páscoa”, planta de pecíolos largos, pesados (500 g) e folhagem verde-escura; “Utah”, planta mais leve (350 g) e de folhagem verde, e “Cheio Dourado”, planta alta, com folhas verde-amareladas e peso mediano (400 g).

O aipo é uma planta interessante para cultivarmos na horta doméstica, visto que não é muito encontrada nos mercados ou supermercados. É muito versátil na cozinha, podendo ser consumido em saladas cruas, ou em cozidos e sopas, acrescentando agradável aroma e sabor a pratos com aves, peixes ou assados. As sementes também são utilizadas há muito tempo como condimento e produção de óleo essencial para aromaterapia e fitoterapia, com diversas propriedades.

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, irrigado a intervalos regulares. Pode ser semeada directamente em canteiros definitivos, bem elevados, adubados e arejados, ou em sementeiras para posterior transplante das mudas. O aipo é uma cultura de outono e inverno, sua colheita inicia-se cerca de 150 a 180 dias após plantação. Aprecia o clima ameno e regas frequentes. Multiplica-se por sementes.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo