A CARREGAR

Type to search

Tags: ,

Janeiro Luz de Inverno

No Inverno há que aproveitar toda a luz que entra pelas janelas de casa. Uma janela sobre a qual incide o sol do meio-dia significa é a que recebe maior quantidade de luz durante todo o ano. Este facto é ótimo no Inverno mas no Verão a luz pode ser demasiado intensa pelo que proteger as plantas que se encontrem aí é muito importante. Esta proteção pode ser feita com uma cortina ou persiana translúcidas. No caso dos catos esta questão não se coloca porque gostam de temperaturas elevadas e luz direta. Não é no entanto o caso da maioria das plantas de interior. Também a proximidade a janelas com irradiadores ou aparelhos de ar condicionado não é o ideal porque provocam correntes de ar e secam o ar. Para contrabalançar há que fabricar um microclima húmido seja com seixos húmidos na base das plantas seja aspergindo o ar. Corrente de ar evitar a todo o custo.

Bases de apoio para os vasos podem ser os parapeitos, por exemplo na cozinha ou casa de banho que têm bons níveis de humidade, seja criando prateleiras que se adaptam ao vão duma janela que deixa passar a luz mas que pode não ter interesse em termos de vista.

A montagem de pequenos jardins verticais, tão em voga e que se adaptam a paredes no interior e no exterior. Por exemplo as estruturas minigarden com muito sucesso nosso país e de fabrico nacional.

Outra solução interessante mas que já implica alguma instalação é a criação de uma janela com vidro duplo mas com espaço suficiente entre as duas vidraças de forma a criar aí um pequeno habitat de plantas que necessitem de calor húmido onde se pode adaptar um sistema de rega, um regulador de temperatura, tubos de iluminação, etc. tipo”aquário” para plantas de interior.

É mais uma ideia de como aproveitando um vão de janela pode transformar um espaço dando uma decoração verde e diferente.

Bibliografia: “O Grande Livro das Plantas de Interior”
Tags:

Talvez goste deste artigo

1 Comments

  1. Claudinei Romualdo 23 de Janeiro de 2013

    Alguma possibilidade de conseguir esta coisas aqui para o Brasil?

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo