A CARREGAR

Type to search

A ilha da Madeira reúne condições climáticas peculiares e propícias ao florescimento de espécies quer das regiões tropicais quer das regiões frias, pelo que, é possível encontrar na Madeira, variadas espécies florais originárias de inúmeras zonas do planeta. Com o despontar da Primavera, o encanto colorido e a fragrância subtil das flores, inebriam a atmosfera, constituindo a altura ideal para homenagear a natureza em mais uma edição da Festa da Flor, um dos eventos mais acarinhados pela população local e pelos visitantes. Todos os anos, a Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes promove esta iniciativa, reunindo os diversos grupos alegóricos num espectacular desfile, repleto de cor, perfume e criatividade, pela baixa citadina. Os festejos da Flor prolongam-se durante cerca de uma semana, sendo que a programação inclui a elaboração dos característicos tapetes florais, o mercado das flores, as esculturas de flores, o muro enfeitado pelas crianças, conhecido por “Muro da Esperança”, o Cortejo Alegórico, a actuação de grupos folclóricos e muita animação nas principais ruas do Funchal. Tire partido do clima ameno, deixe-se inebriar pelos perfumes florais que invadem a ilha, e descubra uma natureza exuberante e apaixonante.

Muro da Esperança

Associando a delicadeza e a beleza das flores à ingenuidade da infância, decorre no sábado de manhã, um desfile infantil, rumo à Praça do Município, para a construção do “Muro da Esperança”. Nesta iniciativa, que se realiza desde 1979, num apelo à paz no mundo, participam mais de um milhar de crianças, que se deslocam entre a Avenida Arriaga e a Praça do Município, para depositar uma flor num muro repleto de simbologia, o “Muro da Esperança”.

Cortejo Alegórico

Foram inúmeros os botânicos e naturalistas de renome que se refugiaram na ilha da Madeira para se dedicarem ao estudo da sua riqueza floral, cujo artifício – a FLOR – tem servido de inspiração aos trabalhos de inúmeros artistas e artesãos, evidenciado nos desenhos dos produtos em Bordado Madeira, em caixas de madeira com embutidos e em muitos outros produtos artesanais. Mas é no Cortejo Alegórico que esta expressividade artística encontra o seu esplendor, num trabalho ricamente elaborado pelas mãos dos madeirenses. Foi a partir de 1979 que os grandes carros alegóricos, cobertos de flores, e rodeados por largas centenas de jovens e de crianças, começaram a desfilar pelas principais ruas do Funchal, numa autêntica celebração à chegada da Primavera.

Mercado, Exposição e Tapetes de Flores

O mercado das flores, iniciativa integrada no evento a partir de 2007, revelou-se uma excelente mais-valia. Para além de dar a conhecer as inúmeras espécies florais e decorativas, este mercado também permite a sua aquisição quer pelos visitantes, quer pela população local, num ambiente pitoresco e tradicional onde as vendedoras, as “floristas da Madeira”, se apresentam trajadas com os fatos regionais. Esta mostra floral tem lugar bem no centro da cidade do Funchal, mais concretamente, no Largo da Restauração, localizado nas traseiras do emblemático Palácio de São Lourenço. Nela encontram-se representados os mais belos exemplares dos mais variados tipos de flores, desenvolvidos com todo o carinho e dedicação pelos seus cultivadores. Um júri especializado avalia as flores em exposição nas suas diversas categorias e distingue as melhores.

A profusão da flora madeirense contribuiu, em muito, para o estabelecimento desta manifestação artística. Esta tradição da construção dos tapetes florais prolifera um pouco por toda a ilha e teve origem no enaltecimento das festas religiosas. Graças à sua incontestável beleza e minúcia, de há uns anos a esta parte, os tapetes de flores passaram a estar patentes nas ruas por ocasião da Festa da Flor constituindo, a par das esculturas florais, um grande contributo para a magnificência das decorações citadinas. Estas maravilhosas peças de arte floral ocupam as placas centrais pedonais da Avenida Arriaga.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo