A CARREGAR

Type to search

O interesse e entusiasmo de António Bagão Félix pela área da botânica, a investigação sobre árvores e a descoberta das características e especificidades de cada uma deram origem ao seu mais recente livro, Trinta árvores em discurso directo, apresentado no Dia da Árvore, 21 de Março, o primeiro dia da Primavera.

Trinta árvores em discurso directo é mais do que um guia, é um livro original e cuidadosamente ilustrado, em que se apresentam trinta das mais fascinantes e conhecidas árvores portuguesas, autobiografando-se e revelando factos curiosos das suas ligações à cultura e à arte. Este livro inclui ainda um glossário de nomenclatura botânica e um quadro das árvores protegidas em Portugal.

Sobre o livro:

«Este livro é um preito singelo de quem vê nas árvores um código universal de respeito pela vida e nelas encontra civilidade, paz, ágape, sensualidade. Escolhi trinta delas e convidei-as, com a minha ajuda, a apresentarem-se ao leitor. Com alforria, sem constrangimentos, cada uma delas descreve-se na forma, na essência e nas circunstâncias. E revela-se nas envolventes relativas à sua família botânica, mas igualmente em pinceladas da sua relação com a cultura popular, a arte nas suas diferentes expressões, a poesia e a literatura, as religiões e as tradições, a toponímia e a onomástica, a história e outras abordagens. Porque, afinal, a vida é tudo isto, mesmo para uma árvore.»

Sobre o autor:

António Bagão Félix nasceu em Ílhavo em 1948. Economista, é atualmente Professor Catedrático convidado na Universidade Lusíada. Ministro e Secretário de Estado em vários governos do Portugal democrático nas áreas das Finanças, da Segurança Social, do Trabalho e do Emprego. Desempenhou também múltiplos cargos em instituições, tendo sido, nomeadamente, vice-governador do Banco de Portugal, administrador nas áreas da banca e dos seguros, Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz e membro de órgãos sociais de várias instituições de solidariedade social. É atualmente membro do Conselho de Estado. Tem publicados muitos trabalhos e reflexões de âmbito técnico, profissional e religioso e é também autor de Do lado de cá, ao deus-dará, editado em 2002 pela editora Sopa de Letras, e de O cacto e a rosa, em 2008, na Sextante Editora.

Autor: António Bagão Félix

Págs.: 272

PVP: € 19,90

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo