A CARREGAR

Type to search

No magnífico espaço da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Jardins do Palácio de Cristal – Porto, decorreu nos passados dias 15, 16 e 17 de Março, a 2º Exposição Internacional de Orquídeas, uma organização da Associação Portuguesa de Orquidofilia.

Zona de venda

Com grande afluência de público, o evento dividiu-se em 3 áreas: O piso superior, com representações estrangeiras oriundas de, por exemplo, Bélgica, Brasil, Malásia e Equador, trazendo espécies e conhecimento que muito agradou aos orquidófilos presentes. Ainda neste piso, aquela que considerámos como a área expositiva mais conseguida de toda a exposição: a zona dos sócios da A.P.O., muito bem montada e onde se podiam observar algumas dezenas de belas orquídeas propriedade dos sócios. Numa opinião de (quase) leigos, realçamos como positivo, o facto de estarem em exposição não apenas as espécies mais comuns mas também, e sobretudo, espécies que vemos com pouca frequência, em exuberantes florações.

Area APO (plantas de sócios)

Area APO (plantas de sócios)

Area APO (plantas de sócios)

Outra área com muita e interessante actividade foi o auditório. Por lá passaram vários oradores que dissertaram sobre temas vários ligados à orquidofilia. Destaque para a apresentação por José Santos do seu livro “Paixão pelas orquídeas”, o primeiro manual sobre o tema, escrito em Portugal.

Finalmente, a zona do piso térreo, onde os hortos portugueses apresentaram as suas colecções de orquídeas para venda. Um “mar” de cor…

Stand Bromélias do Brejo

Stand Bromélias do Brejo

Também neste piso, logo em frente à entrada localizou-se o stand “Bromélias do Brejo”, que apresentou uma grande profusão de tillansias/plantas aéreas e onde, para além da vertente comercial, se apostou na divulgação e explicação do que são estas interessantes plantas, nomeadamente elucidando que não são cactos nem orquídeas, mas sim bromélias, pequenas jóias da botânica, muito fáceis de cuidar, e que acompanham de forma perfeita qualquer colecção de orquídeas.

Zona de venda Stand

Ficamos ansiosamente à espera da edição de 2014!

JORGE FREIXIAL é professor. Tem mais de 20 anos de experiência com Bromélias, sendo esta uma família botânica que fascina pela diversidade, pela adaptabilidade e pela beleza. Algumas espécies (guzmanias e vrieseas, em especial) podem-se encontrar à venda em muitos locais, mas poucos sabem como as tratar adequadamente, poucos sabem que elas podem ter vida longa e continuá-la através dos rebentos que produzem.
Autor de artigos e livros sobre Bromélias, formador em cursos e workshops sobre esta temática sendo também produtor.
Website Bromélias do Brejo

Tags:

Talvez goste deste artigo

2 Comments

  1. Patricia 4 de Novembro de 2014

    Gostaria saber para quando poderá ser a proxima exposicao.

    Responder
  2. Lurdes Dias 9 de Julho de 2016

    Boa noite gostaria de receber informações de workshop sobre orquídeas
    obrigada
    Lurdes dias

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo