A CARREGAR

Type to search

Plantação de Bolbos de Verão

Como a Primavera chegou tarde, ainda vai a tempo de plantar bolbos para a próxima estação – mas tem de ser rápido! Os bolbos de Verão dão sempre muita cor e vida ao jardim, e especialmente numa altura do ano em que pode desfrutar do exterior. Deve começar a pensar em preparar o solo e plantar os bolbos para que estejam em flor durante os meses de Verão. É importante escolher um local onde a terra é bem arejada e se necessário, adicione adubo ou outra fonte de material orgânico (na camada superior entre 30 a 50cm de profundidade). Este composto deverá ter uma boa retenção de água embora seja necessário não o encharcar para que os bolbos não apodreçam. O fósforo é muito importante para o bom desenvolvimento das raízes e como tal, deve colocar estrume, ou um fertilizante, ao mesmo nível que vai plantar os bolbos.

Escolha bolbos que tenham aspecto saudável e de tamanho maior. Os bolbos que não são firmes ao toque ou que sejam demasiado pequenos podem chegar a não florir. Não se esqueça que é sempre importante verificar as horas de luz directa que os bolbos precisam e escolha o local de acordo com a planta que seleccionou. Alguns bolbos são mais altos, como por exemplo os gladíolos e as dálias, e precisam de um suporte para permanecerem direitos, ou de serem plantados em grupo para melhor se suportarem no conjunto. Dependendo do bolbo, é fundamental respeitar a profundidade a que deve ser plantado, bem como a área que necessita ao seu redor (consulte embalagem). Finalmente, é importante colocar uma camada de “mulching” por cima (5cm aprox.), pois ajuda a manter a temperatura e a humidade.

Foto: By 4028mdk09 (Own work) [CC-BY-SA-3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons
Tags:

1 Comments

  1. maria emilia novo 28 de Abril de 2017

    seria interessante indicar quais são so bolbos de Verão, para as pessoas comoo eu que pouco sabem de jardinagem, saberesm o que devem plantar. Ou os bolbos de verão sáo só os gladíolos e dálias? Eu não sei e gostava de saber

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo