A CARREGAR

Type to search

‘Dia dos Avós’ e ‘Ciência Viva’ marcam o mês de Julho em Sintra

O mês de julho é marcado pelo regresso das atividades da ‘Ciência Viva no Verão’ aos Parques de Sintra, com foco no conhecimento da biologia caraterística de Sintra. Será também celebrado o Dia dos Avós com o Capuchinho Vermelho, e continuarão a decorrer as apresentações da Escola Portuguesa de Arte Equestre, bem como os passeios de charrete. Ainda durante o primeiro mês das férias de Verão, será possível fazer uma caça ao tesouro, assistir a sessões de anilhagem ou participar em workshops sobre caixas ninho ou abrigos para escaravelhos.

Workshop sobre Abrigos para Escaravelhos

As atividades da Ciência Viva no Verão, dedicadas a públicos de todas as idades, pretendem dar a conhecer a Serra de Sintra e os seus encantos, bem como ensinar comportamentos ambientalmente sustentáveis. Assim, a 16 e 17 de julho, na Quintinha de Monserrate, serão exploradas as boas práticas da horticultura biológica, em ‘Sustentabilidade e Preservação Ambiental: O Modo de Produção Biológico’. A 17, 24 e 31 de Julho, no Parque da Pena, terão lugar percursos botânicos que culminam com demonstrações dos trabalhos florestais dos Cavalos Ardennais, em ‘Cavalos de Tiro: A Gestão Sustentável das Florestas’. A “Viagem Botânica à Sintra Romântica” decorrerá no Parque de Monserrate a 20 e 27 de julho, permitindo aos participantes ver abordados diferentes aspetos da vertente natural deste jardim, um dos mais belos exemplares românticos da segunda metade do século XIX. Também o Jardim do Chalet Condessa d’Edla (21 e 28 de julho) contará com a presença da ‘Ciência Viva’, num percurso que dará a conhecer muitas das espécies botânicas que integram a coleção.

Passeios de Charrete

A 3 de julho tem lugar mais uma Sessão de Anilhagem de Aves, no Parque de Monserrate, e nesse mesmo dia, decorre também mais um módulo das Sessões de Horticultura Biológica, desta vez dedicada ao ‘Desenvolvimento das Plantas’.

A 13 e 17 de julho decorre, em Monserrate, o Workshop sobre Caixas Ninho para Aves, e no dia 20, no Convento dos Capuchos, o Workshop sobre Abrigos para Escaravelhos no Convento dos Capuchos.

O período de férias é a altura perfeita para as crianças usufruírem de atividades que habitualmente decorrem durante a semana. A Parques de Sintra vai manter as Apresentações da Escola Portuguesa de Arte Equestre, todas as quartas-feiras às 11h00 nos jardins do Palácio de Queluz, bem como os Passeios de Charrete, todas as terças, quintas e sextas-feiras, no Parque da Pena.

Para o Dia dos Avós, a 27 de julho, será possível Conhecer a Floresta com o Capuchinho Vermelho, na Quintinha de Monserrate. No final todos terão direito a plantar uma árvore e levá-la para casa como recordação de um dia bem passado.

Apresentações da Escola Portuguesa de Arte Equestre

As crianças mais aventureiras não foram de todo esquecidas, e a 14 de Julho o Parque de Monserrate recebe a Caça ao Tesouro. Decifrando enigmas até chegar ao prometido tesouro, os mais jovens são sensibilizados para o respeito pelo ambiente e pelo património edificado.

A 21 de julho a Parques de Sintra convida as famílias a conhecer A Vida no Convento da Cortiça, numa viagem ao passado onde se abordam os princípios da vida conventual franciscana.

Todas as atividades, à exceção das sessões de anilhagem, requerem inscrição prévia e têm lotação limitada.

www.parquesdesintra.pt


Tags:
Artigo anterior

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo