A CARREGAR

Type to search

Cânhamo (Cannabis sativa) Morácea

O cânhamo é uma das grandes relíquias do reino vegetal. É uma das plantas com um espetro maior de utilizações que se conhece: desde o fabrico de fibras utilizado para confecionar roupas resistentes, velas e cordas para barcos, papel, casas acessórios, produtos de cosmética, alimentação, medicina. O pedaço de têxtil mais antigo que se conhece é feito de cânhamo e está datado de 8000 a.C.

Ao longo de toda a história tem sofrido perseguições determinadas por interesses essencialmente económicos manipulados pelas grandes multinacionais como DUPONT a quem nunca interessou que o cânhamo fosse legalizado pois este estaria a competir abertamente com o algodão que necessitava dos fertilizantes químicos e adubos que eles produziam. Iria também tirar o lugar ao nylon que esta empresa (uma das mais diabolicamente poderosas e perigosas do planeta) conseguiu patentear em 1937, proibindo ao mesmo tempo o cânhamo que era e continua a ser uma das plantas mais amigas do ambiente. Mas sustentabilidade e Dupont são palavras que nunca combinaram bem.

As sementes de cânhamo são uma das maiores fontes de proteínas vegetais, rica em vitaminas e minerais como o ferro, zinco, magnésio, fósforo, enxofre, potássio, cálcio, etc. são ricas em ómegas 3, 6 e 9, ácido linoleico e gamalinoleico, flexibilizando as artérias, ajudando assim no combate ao colesterol e prevenindo problemas cardiovasculares. Melhora o estado da pele e estimula o crescimento das unhas e do cabelo. Útil no tratamento de artrite, reumatismo e estados inflamatórios (entre eles o glaucoma). Baixa o colesterol e a tensão arterial. Combate as náuseas causadas pela quimioterapia.

Existem no mercado muitos produtos fabricados com sementes de cânhamo desde o óleo, aos bolos e bolachas, chocolates, pão etc.

Na cosmética é também utilizado em champôs e cremes antirrugas e hidratantes da pele.

Tags:

7 Comments

  1. Profeta 14 de Junho de 2013

    Fantástico resumo das potencialidades desta planta! Infelizmente os interesses financeiros mundiais continuam a sobrepor-se aos interesses humanitários. Triste.. 🙁

    Responder
  2. Ricardo 14 de Junho de 2013

    Muito interessante, realmente a planta é algo muito útil. Irei dividir o texto no meu blog. muito obrigado.

    Responder
  3. josé paulo pires 15 de Junho de 2013

    CHEGA! de preconceitos. vamos olhar pros beneficios, e as riquezas que a nossa fauna, e flora nos oferece. AFINAL o tabaco prejudica de VERDADE e ninguem dis nada.vc ja ouviu falar que alguem morreu de canser por fumar maconha?ENTAO. legalize ja.

    Responder
  4. sofia 17 de Junho de 2013

    Eu uso um creme para as maos, o melhor que já experimentei, feito com esta planta. Creme da Bodyshop.

    Responder
  5. Claudia Pinto 19 de Junho de 2013

    Concordo…se qualquer pessoa tem lucia-lima, cidreira, etc. para infusões ou para usar na produção de sabão natural, enfim, porque não podemos ter esta planta para uso caseiro! Parabens

    Responder
  6. olinda marques 15 de Julho de 2013

    nunca experimentei nada feito a base da planta mas vou fazer questão

    Responder
  7. Antonio Alexandre 17 de Setembro de 2013

    Finalmente alguem fala da minha planta favorita,a unica planta á face da terra que dá para fazer tudo o que nos passe pela cabeça,desde vestuario a combustiveis com a vantagem de tudo ser biodegradavel.Aconselho toda a gente a ler o livro da fundação Jack Herer que se chama “O Rei vai nu” e irão perceber que a proibição do canhamo foi e continua a ser a maior hipocrisia do seculo XX,pois ela foi feita para proteger o interesse dos madeireiros e das petroliferas.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo