A CARREGAR

Type to search

Este artigo é inspirados nos jardins do RHS Hampton Court Flower Show de 2011.

São os pequenos jardins que normalmente atraem mais os visitantes, o uso do pouco espaço existente e a forma como o designer trata criativamente cada um é sempre fascinante. Jardins em festivais como este são fontes de inspiração e ideais, aqui gostaríamos de salientar alguns aspetos.

“Heathers in Harmony”

Estes jardins oferecem designs acessíveis e ideias para todos os jardineiros à procura de conselhos para espaços mais pequenos. Este ano os 11 jardins escolhidos abrangem uma ampla gama de temas, desde momentos históricos  a jardins japoneses e outros, onde a tecnologia marca presença no espaço ao ar livre como se duma parte da casa se tratasse.

Outra, cada vez maior, tendência é o cultivo de hortícolas, “Cresça Você Mesmo” foi tema de muitos espaços apresentados este ano no Hampton Court Flower Show, o próprio RHS organizou uma série de demonstrações e workshops durante o festival.

"Control the Uncontrollable"

“Heathers in Harmony” é um jardim urbano, para uma família que quer um espaço de baixa manutenção, onde os elementos podem relaxar e entreter. É organizado em três níveis separados criando em cada um, uma área diferente com 22m², os níveis estão conectados por uma parede de urzes.
Paredes de pedras percorrem toda a extensão dos dois níveis mais baixos, agindo como tela para a ampla gama de urzes que fornecem flores durante todo o ano.

“The Potential Feast”

O uso da vegetação com alguma altura dá a sensação que o jardim é mais espaçoso do que na realidade. Diferentes níveis de plantações são um verdadeiro sucesso em pequenos espaços.

Este jardim apresentou duas novas variedades de urze: Erica × darleyensis “Lucie” – que ganhou o prémio da Heather Society’s Premier Award, e a Daboecia cantábrica “Amelie” – que produz flores vermelhas brilhantes de Junho a  Outubro, sobre folhagem escura verde brilhante. Este jardim foi projetado por Will Quarmby.

“The 5 A Day Garden”

O jardim “The 5 A Day Garden” constitui uma demonstração da quantidade de vegetais que se podem plantar num pequeno jardim urbano. Num estilo rústico moderno, a madeira é o material de preferência assim como o vime para as pequenas hortas. Neste jardim estão plantadas mais de 50 espécies de vegetais, frutas, ervas aromáticas e outras flores comestíveis, uma verdadeira odisseia que prova que é possível cultivar em quase todo o tipo de espaços até numa mesa.

"Wild in the City"

Os moradores urbanos tornaram-se ao longo dos anos cada vez mais distantes do campo e dos animais selvagens que habitam as zonas rurais. O jardim  “Wild in the City” foi concebido para aumentar a biodiversidade urbana e proporcionar um espaço calmo e relaxante para retemperar forças depois dum dia de trabalho agitado.

"Vestra Wealth's Gray's"

Os recursos, tanto materiais como de plantas, foram todos escolhidos tendo a vida selvagem em mente. Há uma plataforma circular, que fica junto ao lago e uma parede de madeira composta por postes de carvalho e troncos empilhados que criam um toque contemporâneo ao mesmo tempo ideal para atrair os animais.  Casas com telhados vivos para pássaros e insetos  dão também um toque decorativo  muito interessante.
O plantio consiste numa combinação de plantas herbáceas, arbustos, vegetação aquática, plantas e árvores.

"LOROS Light and Reflection"

O jardim “The Potential Feast” está projetado para um jovem casal com uma forte consciência ambiental. Ideal para jantares ao ar livre, este jardim comestível está cheio de vegetação colorida que produz deliciosas refeições. Num estilo contemporâneo, este pequeno espaço foi criado para não só produzir como também para ser ornamental, fazendo uso prático da área limitada, inclui   plantadores de parede verticais cheios de ervas perfumadas. O som calmante da água complementa o ambiente.

O jardim “Cinema Paradiso” oferece um oásis de fantasia numa paisagem urbana.

"Think! Cover Up"

Uma parede torna-se uma janela para escapar e ir ver o seu filme favorito, jogar o mais recente jogo de consola e desfrutar dos benefícios de Wi-Fi no jardim. Fresco com plantas de folhagem verde que enquadram a ação, enquanto uma zona prateada de plantas aromáticas circunda a área de estar, finalmente  salpicos de cores vibrantes adicionam o efeito  “fogo-de-artifício no canteiro informal de herbáceas.

"My Life in the Cloud"

Cor é dos elementos mais poderosos num jardim e contudo é raramente usada nos materiais que o compõem, ousando assim ir mais além. O jardim “Control the Uncontrollable” mostrou como a cor não só cria impacto como também torna o espaço mais alegre, vibrante e que pode complementar os canteiros e vegetação de forma perfeita.

"Excuse Me While I Kiss the Sky "

Todos os jardins têm elementos que podemos transportar para o nosso jardim mas não se esqueça que devem ser coerentes entre eles e complementarem-se de forma natural, se respeitar estas premissas irá  alcançar um design de sucesso.

"The World Vision Garden"

Espaços urbanos pequenos devem:

Ser vibrantes

Entreter

Usar cor

Ser comestíveis

Ter biodiversidade

Usar o espaço vertical

Ser de pouca manutenção

Ter wi-fi

Ser práticos

Usar iluminação

E acima de tudo criativos no uso dos materiais e plantas


Tags:

Talvez goste deste artigo

2 Comments

  1. Filipe Dias 9 de Setembro de 2013

    Achei o artigo interessante.

    Responder
  2. Geraldo Fco. Silva 27 de Dezembro de 2013

    Gostaria de saber quais as qualidades de flores que posso plantar em um pequeno jardim no meu quintal enfrente a minha casa, que seja resistente ao sol e que dure um bom tempo.. obrigado

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo