A CARREGAR

Type to search

Casa do Castelo; abrir a porta a um amigo

É o espírito da  Casa do Castelo, turismo de habitação na Atouguia da Baleia e que  faz parte da Associação Solares de Portugal há 16 anos na Classe de Casas Antigas.

Texto: Luisa Mendes   Fotografia: Vasco de Melo Gonçalves
Esta casa de família, propriedade de Maria Helena Almeida Baltazar e dos seus filhos, data do séc. XVII, sofreu obras de ampliação e transformação  no século XIX.  Situada na estrada  Nacional 114 à entrada da povoação de Atouguia da Baleia frente à igreja de São Leonardo, patrono da vila. Está construída paredes-meias com a muralha medieval do castelo, mandado construir por D. Dinis,  daí o seu nome.
Atouguia da Baleia é uma vila com diversos pontos de interesse ao nível da arquitetura e monumentos mas com uma grande cararência de unidades de alojamento, um pouco à imagem de toda a região.
A Casa do Castelo proporciona uma oferta de alojamento diferente fruto do conceito Casas Antigas (projeto Turihab) e do bem receber dos seus proprietários. João Baltazar (uns dos 7 filhos da proprietária), é atualmente responsável pela gestão da Casa do Castelo um projeto com 16 anos de vida.
Discurso direto
Os jardins e as suas árvores classificadas foram o motivo da nossa visita a este espaço, inserido na Rota dos Jardins da Turihab mas, a conversa com o nosso anfitrião permite-nos ficar a conhecer melhor este projeto.
Pode definir o vosso cliente tipo?
A proximidade com Peniche é importante e estamos a falar duma zona com carência de estadias e a prática desportiva do surf acaba por trazer muitos turistas e praticantes. Curiosamente e indiretamente são também o nosso cliente, por exemplo quando foram os campeonatos do mundo as famílias que acompanhavam os atletas acabaram por ficar aqui, enquanto os jovens ficavam junto dos outros desportistas.
O cliente tipo não existe propriamente, a diversidade é grande e curiosamente pessoas mais jovens aderem muito facilmente a este tipo de turismo onde tudo é novidade se compararmos com gerações mais velhas. Durante o Inverno e nos fins de semana acabamos por ter mais portugueses, no Verão são os estrangeiros cuja proveniência é um pouco dependente das promoções que são feitas pelos operadores internacionais. Os casais geralmente ficam duas a três noites e as famílias acabam por ficar mais tempo.
Para quem  decide passar um fim de semana o que é possível encontrar?
A hospitalidade dum ambiente familiar. Temos alguns programas que sugerimos num raio de 25km, do Golf da Prai D’El Rey, ao passeio a pé ou de bicicleta, as praias, e um pouco mais longe a Berlenga e Óbidos. Se os nosso hóspedes decidirem ficar pela casa, a piscina é um bom programa
para refrescar e ficar a descansar lendo um livro por exemplo.
O que nos trouxe foram os jardins, os vossos clientes procuram-vos também com este objetivo?
Os jardins são simples e tradicionais e na realidade o  que os distingue são as duas árvores classificadas, o Dragoeiro (Dracaena draco L.)  e a Til (Ocotea foetens). Durante 13 anos tive apoio na sua manutenção mas atualmente dedico uma boa parte do meu tempo a cuidar deste espaço.
Árvores classificadas
Dragoeiro – Dracaena draco L.
Árvore isolada de rara beleza
100 anos
Altura  7 m
Diâmetro da base 1,25 m
Diâmetro médio da copa – 9,25 m
Natural das Ilhas da Macaronésia
Considerada rara na região. Destas árvores era extraída uma resina de cor vermelha que lhe valeu
o nome de “Sangue de dragão” à qual os antigos atribuíam virtudes medicinais. Em Portugal os
poucos exemplares que ainda sobrevivem estão sobretudo em casas antigas
Til – Ocotea foetens (Aiton) Baill
100 anos
Altura 8 m
Diâmetro da base 1,23 m
Diâmetro médio da copa – 9 m
Natural das Ilhas da Macaronésia
Til é rico em óleos e quando o cortam libertam um cheiro desagradável. Na antiguidade conhecida
como Árvore da chuva devido á seguinte característica:quando a humidade relativa do ar é elevada,
verifica-se á superfície das folhas verde-escuras, condensação que cai sobre a forma de gotas daí a
comparação com o fenómeno da chuva.
Coordenadas
N 39º 20´ 23.5”
W 09º 19′ 31.5”
Alojamento: 7 quartos no total, 3 junto á piscina e 4 no interior da casa
Membro dos Solares de Portugal www.solaresdeportugal.pt

Artigo publicado na revista Tudo Sobre Jardins edição impressa nº17, 2011.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo