A CARREGAR

Type to search

Dica: O que devo fazer com as folhas do meu jardim?

Artigo é cortesia da Gardena fotos Portal do Jardim e DR

Quando as árvores perdem o colorido manto de Outono e o chão lentamente se cobre de folhas de muitas cores, a questão é “o que devo fazer com as folhas? Posso deixá-las ficar ou têm de ser retiradas?”

As folhas molhadas são perigosas se ficarem no pátio ou em áreas pavimentadas pois formam um tapete castanho e escorregadio. Por isso mesmo devem ser limpas. As folhas caídas também devem ser retiradas de cima dos rebentos novos, relva, plantas de folha perene e do relvado, pois as plantas podem apodrecer sob as folhas húmidas. A falta de luz cria feias manchas castanhas no relvado.

Mas nem sempre as folhas são indesejáveis. Deixar acumular uma camada de até 10 cm sob as árvores, arbustos, e em canteiros de flores e vegetais limpos, por exemplo, pode ser benéfico. Idealmente, as folhas devem ser introduzidas cuidadosamente nos canteiros com um ancinho e coberto com algum solo para que não sejam levadas pelo vento e para que os processos de putrefação sejam acelerados. Tomar estes passos assegura a formação rápida de húmus fresco e rico, que ajudará as plantas a florescer novamente na primavera próxima. As folhas de arbustos com flor e plantas de fruto, que apodrecem rapidamente, são as melhores para este procedimento, que é conhecido como compostagem do solo. Com este método extremamente sensato de usar grandes quantidades de folhas, os nutrientes nas folhas e cortes agem como fertilizantes ecológicos. A cobertura de folhas sobre as plantas mantém-nas quentes e isoladas e protege-as das temperaturas baixas. Não esquecer de remover as folhas remanescentes na Primavera, para que as plantas tenham oxigénio e luz suficientes.

Outra boa ideia para reciclar as folhas é fazer ninhos para ouriços-cacheiros. Ao fazer isto estará a ajudar estes animais, pois os ouriços-cacheiros já estão na lista de espécies ameaçadas em alguns países Europeus, principalmente porque todas as oportunidades para os ouriços-cacheiros fazerem ninhos e encontrarem abrigo são eliminadas pelo trabalho meticuloso de limpeza dos jardins.

Assim, porque não fazer um pequeno monte de folhas e ramos finos? Este pequeno animal, que é ativo durante o crepúsculo e à noite, irá certamente compensar o seu esforço. Este pequeno ajudante de jardinagem põe larvas, minhocas e caracóis em primeiro lugar no seu menu. Desta forma, os ouriços-cacheiros podem ajudar a manter parte do seu jardim livre de insetos e pragas. E mais, como os ouriços-cacheiros não gostam de vegetais, não precisa de se preocupar com os seus canteiros de frutos ou vegetais!

Vendo bem as folhas de Outono não são só um desperdício inconveniente que tem de ser removido dos nossos jardins. Na realidade, muito pelo contrário: com as sugestões e truques certos, é possível poupar muito dinheiro em húmus e fertilizante e estará a ter um papel ativo na proteção dos animais dando aos ouriços-cacheiros um lar acolhedor onde viver.

Tags:

Talvez goste deste artigo

2 Comments

  1. jose renato ferreira de paulo 11 de Dezembro de 2015

    não me ajudou muito, na minha região não tem esse ouriço, e as folhas é de duas mangueiras

    Responder
  2. Sandra Muller 16 de Junho de 2016

    Parabens pelo portal..assim aprendemos a lidar c nossas plantinhas..

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo