A CARREGAR

Type to search

Solares de Portugal; Casa dos Pombais, onde dominam as Rosas e os Patos

A casa dos Pombais em plena cidade de Guimarães, faz parte da história da cidade. A atual proprietária e nossa anfitriã D. Maria Guilhermina de Novais Leite Malheiro, aqui vive há mais e 50 anos e assistiu ao desenrolar da cidade, literalmente, perante os seus olhos. Esta casa faz parte da rede dos Solares de Portugal considerada nas Casas Antigas.

Texto: Luisa Mendes Fotografia Lobo do Mar

A Casa dos Pombais situado junto à entrada da cidade, é um solar tipicamente minhoto e a casa é conhecida pelos seus laranjais. Aqui predominam, acima de tudo, as aves e as rosas. Apesar de estar em plena Av. de Londres, com o hospital dum lado, centro comercial e terminal de camionetas do outro, consegue preservar a beleza dos espaços frondosos e um pouco do sossego de antigamente.

Origem no século XVI

Casa do século XVI, com reformas no século XVIII  em que adquire o seu aspecto mais palaciano, está associada à herança de sucessivas famílias e á história das Invasões Francesas.

A partir de 1845 sucedem-se as gerações Viscondes de Viamonte da Silveira, que se unem desde 1889 a outras famílias fidalgas do Alto-Minho. Foi em tempos uma casa agrícola rodeada de vinha e milho para consumo próprio. Atualmente é propriedade do 3º Visconde José Calheiros de Abreu Coutinho de Almada de Viamonte da Silveira casado com a nossa anfitriã.

A resolução de aderir há 24 anos ao Turismo de habitação partiu de D. Maria Guilhermina  que admite que sem o Turismo teria sido extremamente difícil manter a casa: “Na realidade tem sido um sucesso e temos tido uma taxa de ocupação interessante ajudada também por ser um ano especial em Guimarães. O que se nota nos últimos anos é que era um tipo de oferta que cativava mais os estrangeiros mas agora também os portugueses começam a apreciar estas casas e a quererem saber a sua história. Temos a casa colocada na Turihab, na autarquia de Guimarães e na Top Rural. Não justifica em mais sítios porque também só temos dois quartos disponíveis. Existe ainda a possibilidade de organização de eventos festas e eventualmente casamentos mas a lotação está limitada a 85 pessoas sentadas e apenas alugamos o espaço, sem serviço.

Pessoas de todas as idades procuram os Pombais, durante a semana pessoas mais velhas e ao fim de semana os mais jovens. E curiosamente também no Inverno temos uma ocupação regular. A continuidade deste trabalho é dada pela minha filha Conceição Viamonte”

A casa

Na fachada pintada de branco e rematada com grandes silhares nas esquinas, destacam-se as bonitas varandas e a escadaria dupla de pedra, escondida entre roseiras e trepadeiras, que dá acesso à entrada principal da casa, sobre a qual se pode ver um bonito brasão. Os quartos, assim como uma sala de estar, encontram-se mobilados com conforto e destinam-se ao uso de hóspedes. Na decoração, o solar exibe mobiliário antigo e bem conservado, objetos valiosos onde se incluem coleções de prata, cristais, loiças e bonitas peças de cerâmica. Entre as joias da casa, ocupa um lugar especial um Menino Jesus de marfim, oferta da Casa Real a um tio-avô da atual proprietária, como agradecimento pelos seus cuidados médicos. Livros antigos, candelabros e velhas fotografias dão um toque de elegância um pouco anacrónica às bem conservadas dependências.

O r/c, em tempos adega e celeiro e espaço para o pessoal, foi transformado dando lugar aos dois quartos afetos ao Turismo assim como uma sala de estar. Encontram-se mobilados com qualidade e elegância, com coleções de prata, cristais, porcelanas e bonitas peças de cerâmica, candelabros, livros antigos e fotografias. Entre as joias da casa, ocupa um lugar de destaque um Menino Jesus de marfim, oferta da Casa Real a um tio-avô da atual proprietária, como agradecimento pelos seus cuidados médicos. In “Solares de Portugal– A arte de bem receber”, Edições INAPA, 2007

O jardim

A Casa dos Pombais não possui um jardim muito grande nem muito exuberante contudo, as laranjeiras, canteiros e fontes, onde muitos pássaros voam livremente, são um convite para vivenciar uma experiência com a natureza em plena cidade de Guimarães.

Não existe muita informação sobre o jardim. Segundo os proprietários da casa, o roseiral deve ser de origem e possui, atualmente, 437 pés de roseiras que exigem um trabalho constante de renovação. A casa tem viveiro próprio e existem muitas pessoas que pedem rosas da Casa dos Pombais, inclusive uma nova escola em Guimarães  plantou um roseiral com estas rosas. O buxo predomina e faz a fronteira entre os diversos espaços. O jardim de cima tem uma mata densa que também deve ser de origem. O jardim dos citrinos é mais recente e foi em tempos horta para abastecer a casa.

O espaço é mantido com um jardineiro e um ajudante cerca de 2 vezes por semana e pontualmente pode haver um reforço.

Informações úteis

Casa dos Pombais

Coordenadas GPS
N 41 ° 26 ‘32.0 ” W 08 ° 18 ‘11.0 “

Reservas e informações: CENTER

Tel: +351 258931750 e info@center.pt.

www.solaresdeportugal.pt

 

Apoio Volvo Cars
Artigo na revista Tudo Sobre Jardins nº21
Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo