A CARREGAR

Type to search

Tags:

Atividades nos parques e monumentos de Sintra no mês de Maio

Maio é o mês para sair de casa e abraçar a natureza, especialmente em Sintra, pelo que as atividades ao ar livre dominam a programação da Parques de Sintra.

As opções são inúmeras: uma ação de voluntariado para erradicação de plantas infestantes na Tapada da Saldanha, a continuidade das sessões de Horticultura Biológica na Quintinha de Monserrate, o Sintra Canopy (slide) na encosta do Castelo dos Mouros e os passeios para quem quer saber mais sobre os líquenes do Parque de Monserrate ou as plantas do Convento dos Capuchos, entre muitas outras.

Ainda no exterior, para quem gosta de animais: há uma sessão de anilhagem de aves e um workshop de anilhagem e comedouros para aves, ambos em Monserrate, e um passeio para descobrir mais sobre os anfíbios do Parque da Pena. Continua também a ser possível agendar passeios a cavalo e de pónei e passeios de charrete no Parque da Pena, assim como assistir às exibições diárias de falcoaria e às apresentações semanais da Escola Portuguesa de Arte Equestre nos Jardins do Palácio de Queluz.

Os mais pequenos podem ainda participar na Caça ao Tesouro e no concerto para bebés “Um Dia na Floresta”, em Monserrate, e no programa “Pão, Coentros e Bicharada”, na Quintinha de Monserrate. Para os não tão pequenos, dos 8 aos 12 anos, o Jardim dos Jogos, nos Jardins do Palácio de Queluz, promete muita diversão e mistério!

Para quem gosta mais de atividades dentro de portas, a exposição sobre vitrais e vidros, no Palácio da Pena, a exposição “Melhores Imagens do BIO+Sintra” na Info Parques de Sintra e Palácio de Monserrate, ou o documentário “A Sinfonia”, na Info Parques de Sintra, são ótimas alternativas.

Sessão de Horticultura Biológica

Sábados, 10 de maio e 24 de maio, 9h30, Quintinha de Monserrate

Formadora: Graça Ribeiro, especialista em horticultura biológica

Sessões teórico-práticas, dirigidas ao público em geral, que pretendem ensinar como pode ser cultivada uma horta de frutos e legumes diversificados. De abril a outubro serão instaladas as culturas de primavera/verão, de modo a ser observado o seu desenvolvimento, da sementeira à colheita, e posterior recolha e conservação de semente. Num total de 9, as sessões serão divididas em módulos de 3. Na segunda sessão – A Fertilização Orgânica – será dado destaque à aplicação de estrumes e composto vegetal, aos adubos verdes e à rotação de culturas. A terceira sessão – A Planificação da Horta – será dedicada a temáticas como a orientação solar, o ensombramento, as sebes de proteção e aromáticas, a marcação dos talhões para a rotação e as consociações de culturas.

– Módulo I – 2ª e 3ª sessões: A Fertilização Orgânica e A Planificação da Horta, respetivamente

– Público interessado em adquirir conhecimentos em Horticultura no Modo de Produção Biológico

– Duração: 4h30 por sessão

– 60€/participante: módulo de 3 sessões (requer inscrição e pagamento prévios: comercial@parquesdesintra.pt ou 21 923 73 00)

 

Jardim dos Jogos

Sábado, 17 de maio, 15h00, Jardins do Palácio de Queluz

Esta nova atividade, que estreia em maio, tem como palco os Jardins do Palácio de Queluz.

Começado há mais de 250 anos, Queluz era o palácio de eleição para as festas da Família Real. Por entre as brincadeiras nos jardins, os jogos de água e os fogos-de-artifício, um dos grandes divertimentos da família ficou perdido no tempo. Em busca da resposta a um mistério com alguns séculos, os participantes envolvem-se em jogos de época para, de pista em pista, descobrir a resposta há muito procurada.

– Recomendado para famílias com crianças dos 8 anos aos 12 anos

– Duração: 1h30

– 8€/participante (requer inscrição prévia: comercial@parquesdesintra.pt ou 21 923 73 00)

Plantas_Convento_Capuchos__lowres_credits_PSML_Emigus

As Plantas do Convento dos Capuchos

Domingo, 25 de maio, 10h00, Convento dos Capuchos

Atividade organizada no âmbito da associação do projeto BIO+Sintra ao evento Pé N’a Terra que consiste num percurso pedestre na mata do Convento dos Capuchos com identificação das principais espécies de plantas presentes. Os participantes serão guiados por um técnico de educação ambiental que prestará toda a informação sobre a flora da Serra de Sintra e ajudará na identificação dos exemplares observados. Será dado especial relevo à importância da Floresta Relíquia, como valor natural destacado pelo projeto BIO+Sintra.

– Gratuito (requer inscrição prévia: comercial@parquesdesintra.pt ou 21 923 73 00)

– Duração: 2h00

– Saber mais: www.tinyurl.com/plantas-25Mai

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo