A CARREGAR

Type to search

Manutenção sustentável de relvados

Autor  Eng. José Carlos Gonçalves Barbosa – Engenheiro Produção Florestal – Consultor em Relvados Desportivos.

A manutenção de relvados assenta em três operações básicas: corte, fertilização e rega. A manutenção sustentável de relvados é a conjugação destas operações quando realizadas de forma criteriosa e, principalmente, seguindo o ritmo natural das plantas e do meio ambiente. Hoje em dia, devido aos evidentes constrangimentos de domínio económico, financeiro e ambiental é premente uma visão integrada da manutenção de relvados com vista à sustentabilidade das áreas de recreio e lazer.

portal relvados

Corte

A escolha da máquina de corte é feita em função da área do relvado. A lâmina deve estar sempre afiada e equilibrada, de modo a executar um corte perfeito e diminuir a vibração da máquina. A altura e a frequência do corte estão inversamente relacionadas. Quando se diminui a altura de corte, aumenta a frequência de corte e vice-versa. A altura de corte deve ser estabelecida tendo em consideração a espécie de relva, a época do ano e a finalidade do relvado. A frequência de corte é determinada pela quantidade de folha retirada em cada corte, que nunca deve exceder mais que um terço da mesma.

Fertilização

O azoto (N), o fósforo (P) e o potássio (K) são os nutrientes básicos na fertilização de um relvado. A quantidade de azoto a aplicar anualmente depende de vários fatores e o fato de este ser uma potencial fonte de poluição das águas, o seu uso deve ser feito de uma forma criteriosa e recorrendo ao seu uso sob a forma de libertação controlada.

A quantidade de fósforo e de potássio a aplicar deve ser feita de acordo com os resultados da análise de solo. As quantidades totais de azoto, fósforo e potássio devem ser fracionadas e aplicadas de acordo com o ciclo vegetativo e necessidades das plantas em cada período.

portal relvados (1)

Rega

A aplicação de água é necessária para suprir o défice hídrico que ocorre principalmente nos meses secos do Verão. A água deve ser usada de uma forma eficiente, através da automatização do sistema de rega, da escolha correta dos materiais e da aplicação de sensores que desliguem a rega quando ela não for necessária ou quando não estão criadas as melhores condições para que ela ocorra.

A programação da rega é uma operação muito importante, na medida em que a quantidade de água a aplicar, a frequência de regas e o período da rega devem ser bem calculados e definidos, garantindo uma maior eficiência no consumo de água. A revisão periódica do sistema de rega permite detetar avarias que podem causar deficiências nas regas programadas e consumos de água desnecessários.

Saiba mais sobre o curso sustentável de manutenção de relvados aqui!

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo