A CARREGAR

Type to search

Tags: ,

Festival de Observação de Aves de Sagres volta a celebrar a migração

O maior evento dedicado às aves em Portugal irá animar a Vila de Sagres entre os dias 2 e 5 de outubro. Durante quatro dias, os participantes terão oportunidade de usufruir de atividades ligadas à natureza, com um especial destaque para as aves. O evento, que pretende reunir mais de 800 participantes é dirigido a famílias e a pessoas que querem conhecer melhor as aves e a natureza da região. A 5º edição é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Vila do Bispo, da SPEA e da Almargem, e terá atividades gratuitas e outras com desconto de festival.

Este ano a ave com direito a destaque é a toutinegra-de-bigodes (Sylvia cantillans) que apesar de não ser o passeriforme migrador mais abundante em Sagres, é mais uma das muitas espécies de aves migradoras que durante o final do verão e início do outono enriquecem a biodiversidade local, e uma das espécies que é sempre um prazer observar.

Mas o grande atrativo continuam a ser as cegonhas, águias, abutres, falcões e outras aves planadoras que pintam o céu de Sagres nesta altura do ano. Porém este evento é também sinónimo de convívio, contacto com a natureza e descontração. Mais uma vez os participantes terão ao seu dispor um leque de atividades muito diversificado que vão desde saídas de campo para observar aves, mini-cursos de diversas temáticas, saídas pelágicas para observação de cetáceos e de aves marinhas, passeios a cavalo, iniciativas de fotografia, caminhadas com burros de carga ou até atividades de educação ambiental para os mais novos. Os participantes do evento continuam a poder contar com os descontos que os agentes empresariais parceiros do festival disponibilizam (alojamentos, restauração, lojas e empresas de animação turística). E certamente não faltará tempo para conviver e usufruir das magníficas paisagens e a excelente gastronomia da região.
cartaz A3_OB AVES 2013 AF UK

A Península de Sagres, no Concelho de Vila do Bispo, está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e é uma das zonas mais importantes do Algarve e do país para a avifauna. Este local alberga espécies únicas na região e é palco de um fenómeno natural que, em Portugal, não encontra semelhante – a migração outonal de aves. Mas nem só de aves planadoras (principalmente rapinas e cegonhas) vive a migração em Sagres. A zona é um local de eleição nesta época do ano para observar aves marinhas, estepárias (aves dos campos agrícolas), passeriformes (pássaros), entre outras.

Este evento de natureza pretende divulgar o Algarve como um dos locais de excelência do país para a observação de aves. O programa será divulgado durante o mês de agosto, altura em que abrem as inscrições. Visite https://birdwatchingsagres.com/ para mais informações ou siga no Facebook.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo