A CARREGAR

Type to search

Recolha de sementes e prova de tomates na Quinta da Pena

A Parques de Sintra integra, na sua programação de setembro, atividades no âmbito da hortifruticultura biológica regional, nomeadamente a “Prova de Tomate de Variedades Regionais” e a “Oficina de Guardiões de Sementes – Seleção, Recolha, Limpeza e Conservação”. Estas atividades destinam-se sobretudo a adultos que pretendam obter mais conhecimentos sobre o tema, assim como aprender técnicas, assistir a demonstrações e também fazer degustações, numa altura em que os produtos biológicos e as técnicas mais tradicionais são cada vez mais valorizados. As atividades terão lugar na Quinta da Pena (no interior do Parque da Pena) e na Quintinha de Monserrate.

Oficina_Recolha_Sementes_lowres_creditos_Colher_Para_Semear

Na “Oficina de Guardiões de Sementes – Seleção, Recolha, Limpeza e Conservação”, a 20 de setembro, abordar-se-á o papel das hortas na preservação do património agrícola português, através do cultivo de variedades regionais. Será feita uma demonstração dos métodos de extração e limpeza das sementes de diversas espécies hortícolas, e explicadas as condicionantes botânicas para a preservação das variedades, bem como a importância das condições de conservação das sementes.

Prova_de_Tomate_lowres_creditos_PSML

No dia 21 de setembro, às 15h00, realiza-se a “Prova de Tomate de Variedades Regionais”, na Quinta da Pena (Parque da Pena). Nesta atividade gratuita, os participantes poderão degustar mais de uma dezena de variedades regionais de tomate, na sua maioria portuguesas. Os participantes terão, igualmente, a oportunidade de visitar a horta desta Quinta, onde são cultivadas estas variedades, entre muitos outros produtos hortícolas. Nesta visita será abordado o papel da horta na preservação do património agrícola português, através do cultivo de variedades regionais. Depois de feita a prova será votado o tomate mais apreciado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo