A CARREGAR

Type to search

Tags:

Estudo da APCOI revela que 42,6% das crianças em Portugal aumentou consumo de fruta

Segundo os resultados preliminares de um estudo apresentado no passado dia 15 de Outubro pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, verificou-se que 42,6% das crianças que integraram o programa motivacional “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” no ano letivo 2013-2014 aumentaram o seu consumo diário de fruta, em apenas 12 semanas.

De acordo com o referido estudo, a região da Madeira foi aquela que registou o maior impacto em relação ao consumo reportado antes da intervenção: no início do programa 14,3% das crianças não comiam qualquer porção de fruta diariamente, tendo esta percentagem reduzido para os 4,3% no final do programa.

_zkl2982

Estes são os primeiros dados de um estudo realizado por uma equipa de investigadores da APCOI que contou com uma amostra de 18.374 crianças, de um total de 70.357 participantes da 3ª edição do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, uma iniciativa que incentiva as crianças do 1º ciclo e jardins de infância a adotar e manter hábitos saudáveis na sua alimentação diária, através de um programa motivacional.

Os investigadores concluíram ainda que 73,5% das crianças não ingeriam a quantidade de fruta recomendada diariamente antes de participarem no projeto da APCOI. O consumo diário de fruta é um dos componentes mais importantes de uma alimentação saudável. É, por isso, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que se ingiram pelo menos três porções de fruta por dia.

“Como a fruta tem nutrientes insubstituíveis, o seu baixo consumo tem efeitos negativos para a saúde das crianças: dificulta o bom funcionamento dos intestinos, diminui as defesas do organismo, tornando-as mais sujeitas às doenças, nas quais se inclui a obesidade logo desde a infância, além de provocar alterações nos níveis de energia, de concentração e aprendizagem” indica a Dietista, Dra. Rita Loureiro, uma das investigadoras da APCOI. “Poucos estudos em Portugal têm uma amostra tão grande, o que nos permite obter um maior conhecimento da realidade dos estilos de vida e da caracterização do estado nutricional das crianças portuguesas”

_1010239

A investigação analisou também o estado nutricional dos participantes e as conclusões indicam que 33,3% das crianças entre os 2 e os 12 anos têm excesso de peso, das quais 16,8% são obesas.

A região que apresentou a maior percentagem de crianças obesas foi a Madeira (22,1%). Além disso, o Algarve foi a região que revelou a menor taxa de obesidade infantil (14,7%). Por outro lado, a região dos Açores foi a que registou o maior índice de crianças na categoria de baixo peso (8,1%).

Depois do sucesso obtido no último ano letivo, arranca esta semana nas escolas portuguesas a 4ª edição do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” para continuar a prevenir a obesidade infantil.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo