A CARREGAR

Type to search

Plantas Invasoras em nova aplicação para Android

Esta aplicação permite mapear as plantas invasoras em Portugal. Estas espécies são uma ameaça à biodiversidade, e o primeiro passo para geri-las é saber onde estão.

2a2

Porquê uma aplicação para mapear plantas invasoras?

As plantas invasoras estão dispersas por todo o território e a sua distribuição altera-se rapidamente, pelo que ter um mapa atualizado da sua distribuição não é tarefa fácil.

Solicitada a  colaboração de todos os utilizadores da aplicação: a informação recolhida será fundamental como ferramenta de gestão e como base para estudos científicos. Para além de poderem submeter avistamentos de plantas invasoras, também podem aprender mais sobre elas, com a ajuda de um pequeno guia descritivo.

Como funciona a aplicação?

Cada utilizador pode submeter registos da localização das plantas invasoras que encontra. Primeiro, é necessário criar uma conta de utilizador em invasoras.uc.pt. Depois de registado, pode entrar na aplicação e mantê-la ligada sem necessidade de fazer login de cada vez que se pretende utilizar.

A aplicação apresenta uma lista de 46 plantas invasoras, ordenadas pelo nome científico. Começar por selecionar a espécie que se está a observar, com ajuda das fotografias e descrições fornecidas. No canto superior direito da aplicação existe uma ferramenta de pesquisa que pode ajudar na identificação – basta clicar, selecionar a cor da flor, o porte da planta e o tipo de folha, e a lista de espécies será significativamente reduzida. Se houver dúvidas, pode ser consultada informação detalhada sobre as espécies em invasoras.uc.pt.

2c2b

Depois de selecionada a espécie, está-se pronto para fazer um novo avistamento; basta seguir as instruções que surgem e preencher os dados requeridos. Sempre que possível, aconselha-se o uso de GPS para uma localização mais exata. O preenchimento é rápido e nem todos os campos são obrigatórios. Existe um campo para “notas” onde se pode colocar informação adicional  que seja considerada útil. À medida que a aplicação for sendo utilizada  aprende-se a reconhecer as espécies, e será mais fácil e rápida a sua utilização: se o GPS estiver a funcionar, em menos de 1 minuto faz-se um registo.

Os avistamentos submetidos podem ser visualizados no mapa disponível em invasoras.uc.pt. No entanto, os avistamentos só ficarão visíveis depois de validados. No site podem ainda ser consultados avistamentos, editados, ou apagados antes de serem validados, e serem submetidos novos avistamentos.

A aplicação foi desenvolvida pela Bundlr e os conteúdos por investigadores do CFE/UC e da ESAC. (https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.uc.invasoras)

 

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo