A CARREGAR

Type to search

Tags:

À Mão de Plantar!

Se nos tem acompanhado já reparou que temos falado da importância de comer bem e adotar estilos de vida saudável.

Já falamos de hortas de varanda e hoje trazemos-lhe 5 alimentos que poderá cultivar e manter na sua horta durante muito tempo.

Na nossa dieta existem alimentos que consumimos que não temos ideia que podemos replantar e ter sempre disponível, fica tudo à mão de plantar.

Existem mais, mas mostramos agora 5 alimentos que poderá já começar a replantar:

ManjericãoOcimum basilicum

O Manjericão é uma planta com um sabor e cheiros intensos cujas folhas são usadas em diferentes tipos de comida, como saladas e massas. Se gosta de um bom pesto caseiro e nem sempre tem tempo para ter o manjericão fresco em casa, saiba que basta separar 3 a 4 pares de hastes com cerca de 15 cm, retire folhas inferiores e flores, ficando apenas algumas folhas na parte superior.

Coloque as hastes num copo de vidro com água pela metade e deixe num local ensolarado, tendo em atenção de mudar a água diariamente.

Quando tiver raízes com cerca de 3 cm é hora de replantar num vaso ou floreira pois o manjericão irá crescer e necessitar de espaço e de luz.

sossolteiros.bol.uol.com.br/

sossolteiros.bol.uol.com.br/

Alho PorroAllium porrum

O alho-porro, também conhecido como alho francês, não tem um cheiro muito forte, nem um gosto muito acentuado, tem um sabor mais suave que o da cebola, e é utilizado, geralmente, em recheios de quiches e tortas, ou em refogados rápidos de legumes.

Para puder replantar terá de cortar o talo com a parte da raiz, uns 5 cm, e coloque num recipiente não muito fundo ou apoie com dois palitos, um de cada lado, com água até o começo da raiz. Vá acrescentando água caso necessário e trocando de 2 em 2 dias. Se for época de temperatura baixa, poderá manter na água mesmo, mas se for verão, replante num vaso com terra preparada, após criar as raízes.

Em vaso convém que tenham pelo menos 25 cm de profundidade, maior profundidade é melhor, e um espaçamento recomendado entre as plantas de 15 a 20 cm.

blog.veganana.com.br/

blog.veganana.com.br/

 

blog.veganana.com.br/

blog.veganana.com.br/

Cebolinho Allium schoenoprasum

O Cebolinho possui folhas muito finas, altas, verdes e cilíndricas. O cebolinho fresco é um excelente aromatizante de saladas, omeletas, sopas e queijo fresco que deve ser adicionado aos pratos cozinhados mesmo no último momento para que o seu sabor não se perca.

Coloque a raiz verde do cebolinho dentro de um copo com água cobrindo cerca de 2,5 cm. À medida que a planta for crescendo mantenha o nível de água mais alto. Em poucas semanas, poderá transplantá-las para o seu jardim a crescer um novo lote de cebolinho verde para a sua próxima iguaria gourmet.

wehearthome.de/

wehearthome.de/

AlecrimRosmarinus officinalis

De sabor fresco e doce, o Alecrim é recomendado no preparo de uma grande variedade de carnes, em especial de porco e carneiro. Dá sabor especial a batatas e manteigas. Pode ser usado como decoração em pratos prontos antes de servi-los.

Para tê-lo sempre à disposição, faça o mesmo processo inicial do Manjericão. Depois plante as estacas num vaso com furos em baixo para drenar a água, numa mistura de 2/3 de areia grossa e 1/3 de terra vegetal.

Não regue demais, pois é uma planta de baixas necessidades hídricas e que se quer em zonas ensolaradas.

www.17apart.com/

www.17apart.com/

 

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo