A CARREGAR

Type to search

Tags:

Oleiros pioneiro no debate da Sanidade Florestal

Forum Pano

Numa iniciativa pioneira no país, o Município de Oleiros, em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e o Instituto de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), promoveu no passado dia 22 de janeiro, um fórum dedicado às doenças e pragas que afetam o pinheiro bravo e o eucalipto. A temática da Sanidade Florestal esteve assim em destaque, trazendo a Oleiros os maiores especialistas na matéria e atraindo uma plateia de 140 pessoas que encheu o auditório da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros.

A iniciativa pretendeu sensibilizar a população em geral, desde proprietários a produtores, assim como técnicos, empresários, estudantes, organizações de produtores florestais e diversas outras entidades, para questões relacionadas com o diagnóstico e com os procedimentos que devem ser adotados. Esta ação inédita teve ainda o mérito de trazer até Oleiros dois especialistas na matéria, José Manuel Rodrigues (do ICNF) e Edmundo Sousa (do INIAV) e representou uma ocasião de excelência para esclarecer os vários interessados sobre alguns dos vetores bióticos que mais ameaçam as duas espécies em causa, como o nemátodo da madeira de pinho, a processionária do pinheiro, o gorgulho do eucalipto ou o sugador das pinhas, sendo responsáveis pelo seu declínio.

forumnot

Para além das evidentes preocupações com os agentes abióticos que ameaçam a floresta, os incêndios florestais, o Município de Oleiros demonstra com esta iniciativa que a defesa da floresta no seu todo é uma prioridade claramente assumida. As duas apresentações estão disponíveis no website do município.

Na ocasião, foi referido que é fundamental que as comunidades locais estejam atentas aos sintomas e que haja uma intervenção precoce, para poder erradicar pragas e doenças que ocorram no espaço florestal. Outra questão essencial, prende-se com a recetividade por parte dos proprietários às ações de monitorização e controlo efetuadas pelas entidades competentes, as quais devem ser apoiadas, uma vez que estão a cumprir um dever que cabe aos proprietários.

 

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo