A CARREGAR

Type to search

Poda das Oliveiras

Este ano não foi muito bom para a colheita da azeitona, nem no Alentejo, nem no resto do país. O frio repentino fez com que azeitona ficasse enrugada e mole. Quando fomos fazer uma avaliação das nossas oliveiras aqui no Monte do Laranjal, optámos por fazer uma limpeza, ou poda, a quase todas. A única excepção foram umas oliveiras que tinham sido transplantadas há dois anos e que ainda precisam de mais tempo para consolidar o seu crescimento.

Artigo---Oliveira-Antes-da-Poda-2-abertura
É muito importante manter o equilíbrio entre as raízes da árvore e a copa (parte aérea). Quando se trata de uma árvore jovem, a poda deve ser leve pois o tronco e ramos ainda são pequenos em relação ao sistema radicular. À medida que árvore vai envelhecendo, esta situação vai-se invertendo, e as podas têm que ser mais agressivas.

Artigo---Oliveira-PodadaArtigo---Oliveira-Podada-Detalhe
As oliveiras em que intervimos não são das mais antigas, daí que a poda foi um meio-termo. Nalguns casos mais fortes que outras. Os golpes feitos devem ser rentes ao tronco e inclinados. A parte interna da copa deve estar bem arejada e bem iluminada. Assim, escolhem-se os ramos exteriores para ficarem pois são os mais fortes e mais produtivos. A poda vai favorecer a produção de azeitona, no tamanho do fruto principalmente. Ajuda também na prevenção de algumas pragas e doenças.

Artigo---Limpeza-grossa-2Artigo---Limpeza-grossa
Por último, é importante não cortar demasiado pois a árvore pode-se ressentir com as geadas. Devem-se deixar cerca de 3 a 4 pernadas principais a saírem do tronco principal da árvore.

Artigo---Limpeza-fina
Finalmente é de se aproveitar os ramos mais grossos que foram cortados para lenha. Embora não seja tão eficiente como a lenha de azinho, sempre ajuda a aquecer as casas no Inverno.

Artigo---Lenha-

Tags:

Talvez goste deste artigo

19 Comments

  1. montes 5 de Maio de 2015

    Verifiquei que no Monte do Laranjal optaram por fazer uma limpeza ás oliveiras muito antigas. Pelas fotografias vejo oliveiras cheias de cáries e muito antigas e verifica-se que têm pouca rama para frutificarem. Falam que hoje é reserve para turismo rural. Ora bem, se fossem minhas, apenas as cortava rentes ao solo e faria cavacas dos troncos. Após o rebentamento e darem lançamentos, aproveitava os melhores 2 – 3 – ou 4 pés e daqui sairiam oliveiras novas para darem bons frutos após poucos anos. Não percam tempo porque é dinheiro que perdem. BOA SORTE.

    Responder
  2. MONTES 11 de Outubro de 2015

    Meus amigos, para podar uma oliveira é, em primeiro lugar passar por uma escola e ter aulas para tal fim para saber falar col ela para saber o que necessita para o seu desenvolvimento e produção. A oliveira frutifica sobre os gomos hibernantes existentes nas axilas das folhas nos ramos de um ano, que no final do Inverno se transformam em florais.Os ramos com dois ou mais anos não podem frutificar por nãopossiurem gomos florais. A formação anual de novos ramos torna-se por isso indispensável à regularidade da frutificação. Convém estimular o seu aparecimento proporcionando à oliveira cultivo e poda adequados e evitando a destruição desses raminhos durante a colheita. Os ramos que se formam e desenvolvem durante a Primavera eo Verão passam todo o período de menor intensidade vegetativa só com gomos folheares. É por alturas de Fevereiro que alguns desses gomos se podem transformar em florais, aparecendo geralmente a floração em Abril ou Maio seguintes.Os gomos adventícios e os gomos dormentes são muito abundantes, encontrando-se principalmente junto das protuberâncias do caule, originando grande quantidade de lançamentos quando se altera o equilíbrio vegatativo da planta com cortes exagerados. O aparecimento de ladrões épor isso frequente quando se cortam ramos grossos, se rebaixa muito a copa ou se abre o vaso excessivamente. A oliveira é uma árvore de grande porte, muito rústica e de grande longevidade. Encntra-se espalhada por todo o país e adapta-se a diversos tipos de solo. Suporta bem os grandes cortes, mas está sujeita à cárie do tronco e dos ramos mais idosos, em consequência de feridas malcuidadas.

    Responder
  3. linacarlos 6 de Dezembro de 2015

    muito obrigada tenho uma oliveirinha num vaso com 2 metros vou adaptar ao tamanho dela vossos vconselho

    Responder
  4. MONTES 23 de Dezembro de 2015

    Srª.Dona Linacarlos, está a criar uma oliveira num vaso. Pergunto ?. Pode criar um perú na gaiola de um pintassilgo ?.. A oliveira tem uma grande arborescência e a sua longevidade é de centenas de anos. Eu, não aconselho, mas sim possuir plantas anãs para o efeito e estas sim servem para embelezar. Esta é a verdade. Ofereça a linda oliveirinha a quem a plante em local apropriado para produção e estamos na época de prendas. As verdades nem sempre serão bem compreendidas. Um n bom Natal.

    Responder
  5. Jose Simões 5 de Janeiro de 2016

    As verdades podem e devem ser ditas,só que há muitas formas de as dizer ,muitas pessoas há que acham que as azeitonas nascem no supermercado mas chamar-lhes estúpidos não é a solução.

    Responder
  6. António Simões 7 de Fevereiro de 2016

    Na zona de Lisboa onde se pode aprender a podar arvores?

    Responder
  7. Aparecido Ribeiro dos Santos 25 de Março de 2016

    Moro em cotia sp. Tenho uma oliveira no jardim, crescendo muito está com mais ou menos 5 metros, gostaria de poda-lá como devo fazer.

    Responder
  8. osmar 11 de Junho de 2016

    ola primeiro gostaria de parabenizar a todos pelas sugestões
    , tenho 7 oliveiras ja estao grandes mas nunca produziu frutos , dai gostaria em q mes devo fazer as podas e como devo adubalas??? santana de parnaiba ( adquiri oo terreno este ano e cara q me vendeu tbm ja comprou com elas la, dai q gostaria de ver ela sadias e produzindo) desde ja agradeço quer puder ajudar e estou no aguardo

    Responder
  9. montes 12 de Junho de 2016

    Sr. Aparício Ribeiro, entrei para Escola Agrícola em 1957

    Responder
  10. montes 12 de Junho de 2016

    Sr. Aparício Ribeiro, diz ter uma oliveira no jardim, será que é mesmo oliveira ou será um bravio? Digo isto porque iniciei o curso em ESCOLA agrícola em 1957, tenho alguma experiência na vida sobre estes assuntos. Deve abri-la por dentro em forma de vaso mas, não demasiado aberto para poder entrar bem a luz. Deve ser rebaixada gradualmente, pois os lançamentos normais para frutificar todos os anos devem estar mais ou menos de 30 cm. Durante o crescimento deve ser vigiada e suprimirem-se os ramos novos (ladrões) que não façam falta à copa. As as abas (andares laterais) devem ser dezadensadas para renovarem rama para produçao no ano seguinte e abertas para melhor iluminação . Para se saber podar uma olivveira temos de ter pelo menos estes conhecimentos que em princípio são fáceis. A poda deve ser feita após a colheita para evitar as fortes geadas ou pouco antes da rebentação, conforme o clima. Cumprimentos.

    Responder
  11. Jose 9 de Agosto de 2016

    Boa tarde,

    tenho uma duvida, não sei se me podem ajudar.

    Tnho umas vinte oliveiras e já estão muito velhotas com muitos scos, axam que as posso podar este Verão (Agosto)

    Obrigado

    Responder
  12. Noraci rannof de oliveira 16 de Setembro de 2016

    Ola. tenho uma oliveira que tem um ano e ta muito galhuda posso podar ela e qual e a epoca de poda

    Responder
  13. Gilberto Luiz Telles 5 de Fevereiro de 2017

    Caros Srs., tenho algumas oliveiras já transplantadas, pois comprei as mudas, e estão com dois anos, solicito a informação, se devem ser podadas, e qual a época do ano para se efetuar essa poda.
    Moro no oeste do estado de Santa Catarina, sul Do Brasil.
    certo de ser atendido agradeço.

    Responder
  14. Maria do Carmo Silva 13 de Setembro de 2017

    Como devo limpar uma oliveira com quase 400 anos, certificada (em 2010, 371 anos)? Este ano , 2017, frutificou muito. Desde que foi certificada nunca se fez uma poda drástica. Está muito frondosa. Tenho mesmo receio de a limpar. A empresa que a datou é “Oliveiras Milenares” que tem a sede longe do sítio onde tenho a oliveira em Vila Nova de Poiares, por isso não é fácil virem cá só para a limparem.

    Responder
  15. José Brum 27 de Setembro de 2017

    Tenho uma oliveira em São Miguel Açores á 10 anos. Começou a dar azeitonas, finalmente
    a) qual é o mês que as apanho. Alguma já estão pretas.
    b) Como trato a azeitona de modo a ser boas para comer , são amargas!
    c) Qual é o mês da Poda da Oliveira porque tem uma copa enorme

    JB

    Responder
  16. luciomartins 19 de Dezembro de 2017

    podar qualquer poda oliveiras mas a sabedoria de podar oliveiras nao e para todos vejo oliveiras podadas que mais parecen vasculhos e que a poda so foi feita por nessese«idade da lenha eu sou do distrito de castelo branco onde a poda das oliveiras serve pra construir algo com arte e nao pra desrramar seja o que for

    Responder
  17. António 24 de Dezembro de 2017

    Resposta ao José Brum.
    a) Quando pelo menos metade já estão pretas ou verdes se optar pela pisa para adoçar.
    b) Algumas não são boas para comer caso da lentisca, da galega ou verdeal devem-se golpear( 4 ou 5 golpes) e cobri-las com água a cerca 75 graus, deixando arrefecer. Repete-se esta operação pelo menos 8 vezes. Em alternativa devesse coloca-las em água salgada durante 5 meses.
    c) Dezembro ou Janeiro.

    Responder
  18. lauro oliveira Figueiredo 30 de Maio de 2018

    tenho umas 40 oliveiras, umas de mesa outras azeitona brava
    e tenho muito mal a conservaras.
    estamos em fins de Abril estao em flor que devo fazer obrigado.

    Responder
  19. lauro oliveira Figueiredo 30 de Maio de 2018

    acho que esta liçao é maravilhosa para mim que sou apaixonado das oliveiras

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo