A CARREGAR

Type to search

Dia Mundial da Floresta nos parques e monumentos de Sintra

A Parques de Sintra propõe quatro atividades para celebrar o Dia Mundial da Floresta, a 21 de março: uma ação de voluntariado para erradicação de plantas infestantes na Tapada da Saldanha e três visitas guiadas integradas no projeto “Parques de Sintra Acolhem Melhor”: “Sentir o Património”, direcionada maioritariamente para visitantes cegos ou amblíopes; “Património em Gestos”, direcionada para surdos; e “Jardins de Monserrate sem Barreiras”, para pessoas com mobilidade condicionada, mas aberta a todos os interessados.
Para as famílias com crianças, propõe-se o workshop de construção de caixas-ninho para aves, na Quintinha de Monserrate; a visita-jogo “Uma Aventura no Palácio da Pena”; e a atividade “Viagem à Corte do Século XVIII”, no Palácio Nacional de Queluz.
Continua a ser possível assistir ao documentário “A Sinfonia” no espaço Info Parques de Sintra e a marcar um passeio de charrete, de pónei ou a cavalo no Parque da Pena.
As exposições “180 anos da morte de D. Pedro IV”, no Palácio Nacional de Queluz, “Melhores Imagens do BIO+Sintra” no espaço Info Parques de Sintra e no Palácio de Monserrate, e “Vitrais e Vidros: Um Gosto de D. Fernando II”, no Palácio Nacional da Pena são outras propostas.
As sessões de “Horticultura Biológica” na Quintinha de Monserrate prosseguem, com a sexta sessão de outono/inverno dedicada à planificação da horta de primavera/verão.

Voluntariado_lowresolution_creditos_PSML_Jonas_Tavares

Dia Mundial da Floresta – Voluntariado em Sintra para erradicar espécies infestantes
Sábado, 21 de março, 9h00, Tapada do Saldanha
No Dia Mundial da Floresta, entre as 9h00 e as 12h30, decorrerá uma ação de voluntariado para controlo de espécies arbóreas infestantes na Tapada do Saldanha. Esta ação é aberta a todos os participantes, mediante inscrição prévia, e os voluntários serão acompanhados por técnicos, na sua maioria biólogos que, durante todo o ano, acompanham as ações realizadas. O arranque de infestantes (Acácias, Pitosporos e Háqueas) será manual – pedindo-se aos participantes que tragam luvas -, dado que as espécies são ainda jovens e esta é a forma mais eficaz. Após terem sido arrancadas serão acumuladas e recolhidas pelas equipas da Parques de Sintra.
A inscrição prévia é obrigatória e a receção dos participantes será feita a partir das 8h30 no portão da Tapada do Saldanha ou a partir das 8h00 na estação ferroviária de Sintra, de onde partirão autocarros da organização para transporte dos participantes. Já no local, serão formadas equipas de trabalho que seguirão posteriormente para vários talhões da Tapada do Saldanha.
– Autocarros: partidas da estação ferroviária de Sintra (8h00 – 9h00) e regresso no final da atividade
– Programa: 8h30 – 9h00: receção dos voluntários; 9h00 – 9h30: deslocação até aos talhões de trabalho; 9h30 – 12h30: erradicação de infestantes
– Destinatários: todos
– Duração: 3h00
– Tarifário: gratuito
– Requer inscrição prévia: info@parquesdesintra.pt ou +351 21 923 73 00

 

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo