A CARREGAR

Type to search

Iluminação de jardins, a criatividade sem limites

Fotografia: D.R.4

A iluminação num espaço exterior ou num jardim pode ser utilizada para acentuar efeitos dramáticos, como se de um espectáculo se tratasse e que se revela diante dos nossos olhos. O foco de luz é usado cuidadosamente para mostrar exactamente o que queremos que o espectador veja, sejam as sombras da vegetação ou de elementos arquitectónicos.

SLV-Lighting

SLV-Lighting

Dedon

Dedon

 

Os parques públicos e jardins começaram a ser iluminados na mesma altura que os interiores das casas, por uma questão de segurança, circulação ou ocasiões sociais, primeiro com o uso de velas, depois com candeeiros a óleo, tochas e lanternas. Durante o século 19 os espaços exteriores foram sendo iluminados a gás mas durante o século 20 passaram a usar eletricidade e mais tarde, em alguns casos, a energia solar.

SLV-Lighting

SLV-Lighting

Nos últimos anos temos assistido a um aumento das ofertas de tipos de iluminação, bastante mais decorativos em que a cor tem um papel preponderante, desde vasos, a cubos, a mobiliário, todos estes para além da sua função principal que é dar luz, utilizam-na de forma a acrescentar interesse.

1   2

Um exemplo é a empresa Espanhola Vondom que explora muito bem esta face do seu mobiliário e vasos que são a sua imagem de marca.

Vondom

Vondom

Kettal

Kettal

Tipos de equipamentos funcionais:
Focos e projetores – ideais para o tipo de iluminação focal, devem ser colocados a uma distância de um terço da altura do objeto a ser focado, usados também em piscinas e superfícies aquáticas.
Postes de iluminação – para espaços grandes têm que ter mais de 2 metros de altura para não ofuscar.
Balizadores e mini postes – ideais para iluminar caminhos e elementos baixos de um jardim, exemplo de iluminação indireta.

Leds

Leds

Leds

Leds

Lamplighting

Lamplighting

Eglo

Eglo

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo