A CARREGAR

Type to search

32ª Ovibeja dá a provar os melhores azeites de 10 países do mundo

A notoriedade do 2º melhor concurso do Mundo, o Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio Ovibeja continua a superar as expectativas. Na edição de 2015, foram entregues 116 amostras provenientes de Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Uruguai, Alemanha, Eslovénia, Chile, Israel e Turquia. Mais amostras de azeite e mais países concorrentes é o resultado do trabalho que tem vindo a ser feito de promoção do concurso que pretende destacar os azeites de excelência no País e no Mundo. Promover e reforçar a qualidade dos azeites portugueses e a sua posição no mercado exportador são alguns dos objectivos dos organizadores do Concurso.

O Júri internacional reconhecido pelo Conselho Oleícola Internacional reuniu-se, em Beja, nos dias 20 e 21 de Abril para selecção dos melhores azeites em cada categoria. A presidência do Júri é assumida, mais uma vez, pelo Professor José Gouveia, especialista nacional em azeites e conta com cerca de 40 jurados em representação de 10 países, de entre os quais se contam as estreias do Japão e dos Estados Unidos.

2014072515460561

Os azeites vão ser classificados em 4 categorias de acordo com o tipo e intensidade do frutado: Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Verde Médio e Frutado Intenso. Os prémios vão ser entregues na Ovibeja, a 2 de Maio, dia dedicado especialmente ao sector do azeite. A cerimónia de entrega dos prémios vai contar com a presença de várias entidades oficiais portuguesas e internacionais, de entre as quais se contam embaixadas de vários países participantes no concurso.

O Concurso de Azeite Virgem Extra – Prémio Ovibeja é destacado na imprensa internacional como um dos melhores concursos do mundo. É classificado na World’s Best Olive Oils como o 2º melhor do mundo, a seguir ao Mario Solinas Award. É o único realizado em Portugal de âmbito internacional e é também o único, a par do Mário Solinas, que cumpre as normas estabelecidas pelo Conselho Oleícola Internacional (COI) no que diz respeito às condições das amostras e à sua selecção. Entre o rigor das normas conta-se a autenticação das amostras por uma entidade idónea, uso de recipiente de vidro escuro, sem rótulo e com sistema de abertura inviolável, o uso de um código de identificação anónimo, sendo ainda classificado através de uma análise química e de uma análise organoléctica feita por um painel de prova reconhecido pelo COI.

Os azeites seleccionados vão ser dados a provar aos visitantes no decorrer da 32ª Ovibeja que se realiza de 29 de Abril a 3 de Maio.

O Concurso de Azeite Virgem Extra é organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul – entidade organizadora da Ovibeja – conta com o empenhamento de sempre da Casa do Azeite e o apoio da Divisão da Competitividade e dos Mercados Agrícolas do GPP – Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura. Tem o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola (CA).

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo