A CARREGAR

Type to search

Lafayette Greens: Agricultura e sustentabilidade urbana

Fotografia: Beth Hagenbuch BLA, ASLA

Hortas urbanas têm vindo a ganhar importância nos últimos anos e são cada vez mais procuradas, a popularidade das hortas comunitárias são prova disso mesmo.

073_01

Têm-se vindo a explorar novas forma de agricultura urbana e os aspectos práticos no dia-a-dia dos cidadãos. Os Lafayaette Greens em Detroit, EUA, são um exemplo de um espaço patrocinado por uma empresa ligada ás novas tecnologias que decidiu investir neste projeto e que juntou a agricultura à comunidade local. Uma paisagem atraente e produtiva foi o principal objetivo dos seus autores, o atelier Kenneth Weikal. No centro de Detroit este jardim de vegetais provoca o público e suscita o interesse de quem ainda não conhece o espaço, a escassez de espaços verdes urbanos e o facto de a produção de vegetais ser sempre a muitos kilómetros dos grandes centros urbanos, faz colocar a questão porque é que este tipo de iniciativas não está a acontecer um pouco mais por todos os grandes centros urbanos.

073_05

Qualquer um pode participar neste espaço, jardinar, cultivar, aprender ou ensinar. É um local para as pessoas se reunirem e falar sobre temas como a sustentabilidade, alimentação saudável, alimentos locais e comer certos vegetais conforme a época do ano.

073_07

Os arquitetos paisagistas tiveram como prioridade criar espaços no jardim que pudessem acomodar eventos, workshops e reuniões. A educação tem um papel preponderante no ato de cultiváramos os nossos próprios alimentos, desde a ciência, a ecologia, a história e a nutrição estes são alguns temas inerentes à agricultura urbana, saúde pública e acesso a alimentos.

073_08

Apesar de ter uma capacidade de produção de vegetais que rende para cima de $10,000 por época, a sua localização e visibilidade fazem com que a educação seja o principal contributo deste espaço. Este jardim é um exemplo de técnica de produção urbana, gestão biológica de pragas, Spin Farming e o cultivo tradicional Francês Potager, os chamados jardins cozinha onde os vegetais são plantados não só pelo seu valor nutricional como também pela sua beleza estética em conjunto com os restantes elementos que compõem os canteiros.

073_09

073_10

Um exemplo urbano a seguir que para além se ser um espaço único e de grande valor comunitário consegue dar grande visibilidade à empresa que patrocinou este jardim, uma ideia quando a escassez de fundos das autarquias se fazem sentir na gestão de espaços verdes.

https://www.kw-la.com/kenweikal/city-green/

073_11 073_13073_12073_14 073_15073_16

 

Tags:

Talvez goste deste artigo

1 Comments

  1. Raimunda Jensen 3 de Setembro de 2015

    muito bom, gostei muito dos “herbs gardens” nas ruas,
    excelente ideia.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo