A CARREGAR

Type to search

A Spoga Gafa ainda pontua como sendo a Feira Internacional mais vocacionada para o setor jardim

Texto: Redação Portal do Jardim Fotos Lobo do Mar e SPOGA GAFA

O universo dos jardins visitou Colónia no final de Agosto, início de Setembro. Mais de 37 000 profissionais visitantes provenientes de 108 países vêm ao encontro dos 2024 expositores de 59 países diferentes.

Timbersports

Timbersports promovido pela Stihl

A primeira edição do Tag Des Garten, evento paralelo para o consumidor final, contou 15 000 visitantes. Este evento que decorreu em dois dias no pavilhão 8 e no Rhein Park, pese embora as temperaturas elevadas que se faziam sentir sobretudo para os padrões alemães, revelou-se um sucesso e a intenção é que seja o primeiro de muitos. Máquinas, churrascos, substratos, sementes, bolbos, esculturas para o jardim nos mais diversos materiais e um campeonato de Timbersports promovido pela Stihl, enfim um conjunto apreciável de oferta para todos.

 

Gardena

Gardena

Dolmar

Dolmar

Naturen

Naturen

Husqvarna

Husqvarna

No que à Spoga Gafa diz respeito, 60% dos visitantes são estrangeiros e os expositores usam esta plataforma para mostrarem as suas inovações que vão estar disponíveis no mercado do retalho no ano seguinte. Na edição de 2015 registou 82% de expositores vindos de fora da Alemanha aumentando esta quota em 2% em relação ao ano anterior.

Stand da Artevasi

Stand da Artevasi

Stand da Artevasi

Stand da Artevasi

As principais centrais de comparas do setor elegem a Spoga Gafa como a plataforma ideal e embora tenha sido registada uma ligeira diminuição do visitante alemão registou-se um crescimento de visitantes da França, Suíça e Turquia. Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e América do Sul registaram dos maiores índices de crescimento no que diz respeito a visitantes.

Um dos momentos altos e que sempre cativa a atenção dos jornalistas foi a atribuição dos prémios Unique Youngstar. Todos os anos são apresentadas ideias extremamente arrojadas e disruptivas em que protótipos como a mesa Snak, o jardim vertical Gvegrack ou Boots shears (tão evidente como é que ninguém se lembrou disso antes) surpreendem.

Participantes no Unique Youngstar

Participantes no Unique Youngstar

Snal, vencedor do Unique Youngstar

Snal, vencedor do Unique Youngstar

 

spogafa_15_021_002

SAM_3085

E estes são apenas os três premiados mas todas as propostas apresentadas são duma qualidade excelente. No que aos churrascos e cozinhas para exterior diz respeito o céu é literalmente o limite o que perguntamos é: o que ainda existe para inventar? Do grill numa bicicleta , ao grill Diamond passando pelo Lotus Grill mais comum entre nós, é um mundo a explorar. Das soluções pequenas e portáteis aos conglomerados, a cultura do churrasco e tudo o que gira à volta dele é uma realidade em todo o mundo como podemos constatar aquando da nossa visita guiada pelo responsável pelo mercado ibérico Emanuel Scalera ao stand da Weber. Esta marca mais uma vez proporcionou a experiência Grilling in the sky para todos os interessados onde uma plataforma com mesa e banco para os convidados que permanecem á volta duma cozinha central sendo elevada por uma grua e servida uma pequena refeição a muitos metros de altura.

Stand da Weber

Stand da Weber

E as empresas portuguesas continuam fortes quando apostam neste certame, são 9 mas todas com grande qualidade e empenho quando se apresentam ao mercado internacional. Os stands da Joluce, Artevasi e Minigarden, Articimentos, Tuozi by Movelar, Dormak e Ibotec exemplificam isso mesmo.

Stand da Joluce

Stand da Joluce

spogafa_15_014_024

Mangueiras extênsiveis YoYo

spogafa_15_013_026

SAM_3084

Próxima edição marque já na sua agenda entre 4 e 6 de Setembro Colónia convida todos a visitar o seu jardim.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo