A CARREGAR

Type to search

O monge japonês Kakuho Aoe apresenta Otera Gohan – A Cozinha dos Templos Budistas no Museu do Oriente

Kakuho-AoeNo dia 31, às 15.30, o monge japonês Kakuho Aoe apresenta Otera Gohan – A Cozinha dos Templos Budistas, uma conferência dedicada à washoku – a cultura gastronómica do Japão, classificada como Património Cultural Intangível pela UNESCO em 2013.

Baseada num conjunto de hábitos, técnicas, saberes e práticas relacionadas com a produção, processo, preparação e consumo dos alimentos, a washoku está associada ao espírito essencial de respeito pela natureza e também ao uso sustentável dos recursos naturais. A culinária privilegia a sazonalidade dos ingredientes e a beleza da colocação dos alimentos e utensílios de mesa, inspirados na riqueza da natureza e das estações. Mantendo-se fiel à tradição, a washoku foi sendo recriada no sentido de acompanhar as mudanças nas relações entre pessoas, natureza e sociedade.

Esta conferência procura explicar a crescente popularidade mundial da washoku, bem como a sua ligação com a culinária dos templos budistas. O Monge Kakuho Aoe irá ainda explicar como é a primeira refeição nos templos, a importância de desenvolver os sentidos comendo às escuras e a alimentação, em geral, dos monges Zen.

Kakuho Aoe (n. 1977) é monge budista do templo de Ryokusen-ji da escola Jodoshinshu (Budismo da Terra Pura). Com um MBA pela Universidade da Califórnia, dedica-se à educação alimentar e nutricional como monge cozinheiro. É diretor do primeiro restaurante dedicado à cozinha dos templos no Japão, Kurayami Gohan (comer às escuras apurando os sentidos). É autor, entre outros, dos livros Otera Gohan (A Cozinha dos Templos Budistas) e Hotoke Gohan (A Comida do Buda).

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo