A CARREGAR

Type to search

10 Anos 10 Testemunhos: Teresa Chambel

Na comemoração dos 10 anos do Portal do Jardim fomos ao encontro de 10 pessoas que pela sua ação ou opção de vida estão ligadas ao universo dos jardins e da jardinagem. Teresa Chambel é a nossa convidada do mês de abril.

Começou a jardinar com a Avó e essa paixão está sempre presente. Arquiteta paisagista, dedica-se ao desenho de jardins no seu atelier.

Participou em programas de televisão ao longo de vários anos focando as rubricas sobre jardinagem. Em 2012 surge o livro “Um Jardim para Cuidar”, nesse ano o blogue com o mesmo nome, onde partilha coisas de que gosta relacionadas com jardins, jardinagem e plantas. É também diretora da revista Portuguesa Jardins.

– O que é para si um jardim?

Uma peça de arte desenhada com a natureza, não uma cópia desta, um jardim deve afirmar-se como tal, algo, pensado, projetado, construído com um propósito, um objetivo. Um espaço de contemplação, lazer, passeio, prazer, um jardim deve constituir uma unidade, deve proporcionar uma experiência e ter uma lógica, ainda que possa estar intimamente ligado e integrado com a natureza.

– Qual a planta ou flor que mais a fascina e porquê?

É difícil quando temos que escolher só uma, mas há uma árvore que me fascina desde sempre, o jacarandá, adora a sua forma, a sua presença e acima de tudo a floração com que nos presenteia, por vezes mais do que uma vez no ano. Não consigo ficar indiferente quando vejo um jacarandá em flor, um alinhamento de jacarandás então é de cortar a respiração. Atravessar a ponte 25 de Abril e chegar a Lisboa na época de plena floração dos jacarandás é extraordinário, vêm-se pequenas manchas roxas um pouco por toda a Lisboa. Adoro nesta ápoca descer a D. Carlos I ou ir ao Jardim Botânico da Ajuda pois são dos sítios onde são mais bonitos. Lisboa não seria a mesma sem os jacarandás e para mim isso é mais um exemplo da importância das árvores na cidade.

– Qual o seu jardim de eleição e porquê? Pode ser nacional ou internacional ou ambos.

Mais uma pergunta muito difícil, mas esta vou responder com o coração. Em Portugal o meu jardim preferido é o Jardim Botânico da Ajuda, porque passei lá muitos dias, meses, anos a trabalhar no seu restauro, porque foi objeto do meu trabalho de final de curso. É um jardim lindo, bem desenhado, muito bem integrado na topografia, virado a sul com uma vista extraordinária sobre a encosta da Ajuda e o Tejo. Porque foi desenhado com esmero, porque tem uma dimensão que convida ao passeio, a estar, a apreciar a vista, para além de ter uma belíssima coleção de plantas. Internacional, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o jardim mais bonito que já vi, o desenho, a coleção de plantas, a localização, a envolvente a fauna que se desenvolve a par com a flora. Uma peça absolutamente genial onde apetece estar horas sem fim e onde apetece voltar sempre

Para finalizar gostava de ter uma pequena mensagem para o Portal do Jardim sobre os seus 10 Anos.

O Portal do Jardim é uma referência para todos os que gostam de jardins e jardinagem. Congrega de forma exemplar toda a informação do que se vai passando no mundo dos espaços verdes, serve profissionais e amadores, privados e empresas de forma única. Consulto-o muitas vezes e é-me sempre muito útil. Muito tem feito pelos jardins em Portugal. Que venham pelo menos mais 10 anos!

 

Tags:

Talvez goste deste artigo

3 Comments

  1. Luisa Mendes 4 de Abril de 2016

    Obrigado Teresa pelo seu testemunho. A sua opinião conta e muito.

    Responder
  2. Maria Antonieta Esteves 25 de Abril de 2016

    sIMPÁTICA SENHORA EU GOSTO MUITO DE CONSULTAR O SEU SITE E DE LÁ RETIRAR ENSINAMENTOS.UMA QUE EU NÃO SEI ONDE COMPRAR É UMA TERRA ÁCIDA.PODIA DIZER-ME AONDE ENCONTRAR?MUITO OBRIGADA
    POR FAVOR DIGA-ME TAMBÉM COMO RETIRAR DO TORRÃO DE DUAS AZÁLEAS ,QUE JÁ ESTÃO ENORMES UM NINHO DE FORMIGAS!SÃO IMENSAS.JÁ MUDEI A TERRA JÁ DEITEI UM PRODUTO QUE ME RECOMENDARAM NUM HORTO E NÃO CONSEGUI TER ÊXITO,OBRIGADA PELA SUA SIMPATIA

    Responder
  3. Madelaine Schröer 6 de Junho de 2016

    Gosto muito do trabalho de Teresa Chambel. É como chegar em casa, num aconchegante jardim particular. Ela nos deixa realmente à vontade. Obrigada.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo