A CARREGAR

Type to search

Visitar o Parque de Serralves à noite e conhecer a instalação “Há Luz no Parque”

Serralves 2016 Há Luz no ParqueDe 15 JUL a 28 AGO

Das 21h às 00h

Parque de Serralves

Inauguração com entrada gratuita: 15 JUL, 21h30 

De 15 de julho a 28 de agosto é possível visitar o Parque de Serralves à noite e conhecer a instalação “Há Luz no Parque”.

Com concertos todas as sextas e sábados, workshops de fotografia noturna e visitas guiadas noturnas, muitos são os motivos para visitar o Parque de Serralves, que está aberto todos os dias até à meia-noite.

Ao longo de todo o Parque, desde a Alameda dos Liquidâmbares até à Quinta, passando pela Casa, pelo Parterre Central e Lateral, Roseiral, Arboreto, Bosques e Lago, vários percursos, árvores notáveis e elementos construídos vão estar iluminados, o que vai proporcionar uma experiência única de visita noturna ao Parque de Serralves.

 

PROGRAMA:

Música

JORGE COELHO & FILIPE LOPES

15 e 16 de julho, 22h

O percurso de Jorge Coelho tem-se desdobrado em inúmeros projetos, dos Cosmic City Blues aos Zen, passando por muitas colaborações, bandas sonoras e a recente banda instrumental TORTO. “Lusco”, o trabalho apresentado no “Há Luz no Parque”, junta a guitarra de Coelho às transformações eletrónicas de Filipe Lopes, músico que tem desenvolvido trabalho na área da composição eletroacústica e digital. Coelho e Lopes propõem inspirar-se no ambiente noturno do Parque de Serralves e na sua revelação através da iluminação, para assim alimentar a matriz da criação musical e da sua transformação.

 

Música

LAURA CANNELL

22 e 23 de julho, 22h

O violino de Laura Cannell tem vindo a ocupar um lugar de destaque no mundo atual da folk britânica. Combinando elementos de música tradicional e medieval com a improvisação, onde se destacam as técnicas por si desenvolvidas como as do “arco desconstruído”, a artista convoca a influência emocional da paisagem, os chamamentos dos animais ou fragmentos de música litúrgica para a construção de uma música de câmara solitária que escapa à trama do historicismo, habitando um território imaginado onde se cruzam o contemporâneo e o arcaico.

 

Música

ANGÉLICA SALVI & OCP

5 e 6 de Agosto, 22h

Angélica Salvi é uma harpista sediada no Porto e especializada em improvisação e música contemporânea. Enquanto solista, colaborou com diversos compositores e tem trabalhado com várias orquestras e ensembles, entre os quais a Orquestra Sinfónica da Casa da Música e o Remix Ensemble. Entre os vários colaboradores com quem tem desenvolvido projetos encontramos João Ricardo, ou OCP, um músico e produtor portuense que se tem dedicado de forma particular e abrangente à música eletrónica.

 

Música

BLAC KOYOTE com HENRIQUE PORTOVEDO

12 e 13 de Agosto, 22h

No projeto Blac Koyote, José Alberto Gomes tem vindo a construir um espaço próprio onde confluem todas as eletrónicas que povoam o seu imaginário, construído paulatinamente no confronto com influências várias. Aqui apresenta o trabalho “IO” (o nome de uma das quatro grandes luas de Júpiter) para o qual convida Henrique Portovedo, um saxofonista associado à música contemporânea que tem vindo a colaborar com compositores, orquestras e ensembles nacionais e internacionais. Apesar de estar localizada numa região gélida, a lua IO é descrita como o que mais se aproxima do conceito de inferno, sendo o local com maior atividade vulcânica do Sistema Solar. É este ambiente de extremos que inspira esta obra, difundida em quadrifonia para que a sua progressão contínua envolva o público nas suas texturas resultantes das relações íntimas entre o saxofone e a artificialidade do processamento eletrónico.

 

Música

MAXWELL AUGUST CROY

19 e 20 de Agosto, 22h

“Kaniza” é o título do recente álbum de Maxwell August Croy (editado em K7), músico conhecido de colaborações como o projeto En e o seu duo com Sean McCann. Residente na Costa Oeste dos Estados Unidos, é um dos responsáveis pela editora de referência Root Strata. Nesta sua primeira aventura a solo, entretece os sons acústicos e processados do koto e do piano com elementos de eletrónica, resultando numa música que alterna entre o aconchego planante e o borbulhar mais inquieto. As tonalidades são tendencialmente quentes e meditativas, ocasionalmente interrompidas por jatos multicoloridos de distorção e pelos sons mais brilhantes dos instrumentos acústicos.

 

Música

CÓCLEA

26 e 27 de Agosto, 22h

Ouvir a música de Cóclea, o projeto a solo de Guilherme Gonçalves, leva-nos a compreender melhor o seu contributo para os Gala Drop: a ele muito deve, ainda hoje, após a sua saída, o psicadelismo daquela banda de Lisboa Mas mais do que isso, permite-nos circunscrever o seu universo musical próprio. Gonçalves usa uma imensa panóplia de pedais de efeitos e processadores eletrónicos, mas sempre tendo uma guitarra de seis-cordas como utensílio principal. É como se a densidade gasosa da cauda de um cometa se dissipasse para deixar ver uma superfície limpa, brilhante e transparente de cristais.

 

 

VISITAS GUIADAS NOTURNAS AO PARQUE

21, 22, 23 e 28 de julho e 4, 5, 6, 11, 12, 13, 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de Agosto

Sempre às 21h30

Nestas visitas guiadas noturnas os participantes terão oportunidade de saber mais sobre a história e curiosidades do Parque enquanto partem à descoberta dos seus espaços mais emblemáticos e das suas árvores mais notáveis, agora artisticamente iluminados. Uma experiência inesquecível a não perder. Com Marco Ramos (Educador do Serviço Educativo de Serralves).

 

WORKSHOP DE FOTOGRAFIA NOTURNA NO PARQUE

21 e 28 de julho e 25 de Agosto

Sempre às 21h

As paisagens noturnas potenciam a criatividade dos fotógrafos numa das vertentes mais espetaculares da fotografia. Tirando partido da instalação “Há Luz no Parque”, esta é uma oportunidade para fotografar a paisagem única do Parque de Serralves iluminado. Nestes workshops os participantes terão uma breve formação teórica, seguida de uma saída para o Parque para fotografar e aplicar os conhecimentos obtidos.

 

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo