A CARREGAR

Type to search

Municípios de Sintra, Amadora e Oeiras e Parques de Sintra assinam protocolo para criação do “Eixo Verde e Azul”

Os municípios da Amadora, de Oeiras e Sintra e a Parques de Sintra assinam no próximo dia 14 de julho, pelas 10h30, no auditório do Palácio Nacional de Queluz, um protocolo para a criação do “Eixo Verde e Azul”, que visa requalificar a bacia hidrográfica do Jamor e a área circundante do Palácio, de forma a valorizar toda a região. Numa primeira fase, o investimento estimado é de cerca de 11 milhões de euros.

O projeto envolve um programa conjunto de ações de cariz intermunicipal, que atende às necessidades de cada território, e define como objetivo comum a melhoria da qualidade de vida das populações e a dinamização da economia local.

O “Eixo Verde e Azul” estabelece uma estratégia integrada de intervenção destinada a criar e consolidar um eixo ecológico, que atravessa os concelhos da Amadora, de Oeiras e Sintra.

A requalificação da bacia hidrográfica do Jamor, e a consequente prevenção do risco de cheias, assume-se como um objetivo prioritário. O projeto integra, assim, um conjunto de ações que irá promover a melhoria da qualidade das massas de água do Jamor e seus afluentes e assegurar o controlo dos caudais, tendo em vista a segurança de pessoas e bens nas áreas atualmente sujeitas a risco de inundação.

Pretende-se ainda proceder à requalificação do espaço público em redor do Rio Jamor e da ribeira de Carenque, bem como à valorização ecológica, paisagística e funcional da área envolvente do Palácio Nacional de Queluz.

O “Eixo Verde e Azul” visa também melhorar o acesso das populações à fruição da natureza e do património, através da criação de espaços verdes e da implementação de um circuito de mobilidade suave ao longo dos concelhos de Sintra, Amadora e Oeiras.

O protocolo será assinado pelos presidentes das câmaras municipais de Sintra, Basílio Horta, da Amadora, Carla Tavares, e de Oeiras, Paulo Vistas, e pelo presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, Manuel Baptista.

Créditos PSML Wilson Pereira

Créditos PSML Wilson Pereira

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo