Portal do Jardim.com

Pragas & Pestes: Lesmas

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/cpraticos/lesmas061006/abertura.jpg[/img] 
Uma das pragas que aparecem com frequência por esta altura do ano são as lesmas. Adoram ambientes húmidos, e com as primeiras chuvas, estão nas melhores condições para proliferar nos nossos jardins. Devoram folhas, especialmente de hortas, e os sinais, para quem não os conhece, são os muito característicos buracos nas mesmas.

Existem formas de as combater com químicos, e isso fica ao critério de cada jardineiro, embora mais e mais pessoas procuram por soluções biológicas/orgânicas. Sendo assim, a única forma de o fazer é a colecta manual das lesmas – o que soa tortuoso e pouco eficiente – mas na verdade, e com um pouco de ajuda e alguns truques, torna-se mais fácil e a longo prazo melhor para o ambiente.

As lesmas são atraídas por várias substâncias, nomeadamente a cerveja, o leite e o melaço. Há vários modos de os utilizar: pode colocar um pequeno recipiente com cerveja ao anoitecer em vários pontos e preferencialmente nas extremidades do jardim. Lembre-se que as lesmas preferem os lugares mais húmidos! Na manhã seguinte recolha os recipientes, deitando fora o seu conteúdo num local que não interfira com mais nenhuma área verde. Outra forma seria embeber estopa/serapilheira com uma solução de água e leite ou cerveja, ou ainda cerveja e melaço, deixá-la entendida no chão, por exemplo por cima de um relvado. Na manhã seguinte, deve virar a estopa e verá que as lesmas se reuniram por baixo da mesma – recolha-as da mesma forma.

 

Algumas informações importantes sobre as lesmas e o seu ciclo de vida     

– Lesmas adultas – têm 2 a 10cm de comprimento, dependendo da espécie.
– Podem ser castanhas, cinzentas claras ou pretas
– Vivem até dois anos.
– Chegam a depositar ovos seis vezes por ano, até 30 ovos de cada vez.
– Nas condições certas, os ovos eclodem em poucas semanas,
mas podem hibernar até que a humidade seja suficiente.
– Alimentam-se à noite, e para se protegerem do sol e de possíveis predadores, escondem-se durante o dia.
– Normalmente escondem-se debaixo de folhas, tábuas, buracos no chão, etc.