[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/algarvejardim030407/abertura.jpg[/img]
Decorreu entre os dias 22 e 25 de Março a [b]Algarve Jardim – Feira de Jardins, Piscinas, Equipamentos, Ambiente e Paisagismo[/b] na ExpoFaro. Esta foi a primeira vez que uma iniciativa deste género conseguiu congregar com sucesso o sector regional, tendo recebido mais de 10 mil visitantes – sendo uma parte notória constituída por profissionais do sector.
Estava bem patente para o visitante a exemplar organização deste evento, que em nada se parecia a uma primeira edição. Pelo contrário, aparentava ser uma mostra regional já bem estabelecida e em “velocidade de cruzeiro”.
A grande vantagem destes eventos sectoriais e, neste caso, também regional, é que num espaço delimitado temos uma amostra do que melhor se faz nas várias áreas representadas. Este certame não foi excepção.
A qualidade dos vários centros de jardinagem era alta. Destacamos uma sugestão da [b]Viplant[/b]: floreiras em forma de búzio, feitas em cerâmica. Com um design que se adapta tanto a concepções modernas como clássicas, o seu uso é possível tanto no exterior como no interior, dando um toque orgânico ao espaço onde se inserem.
Estiveram também presentes representantes de várias iniciativas institucionais, como por exemplo o Núcleo do Algarve da Quercus. De todas destacamos a [b]Algar – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos[/b]. Esta concessionária de gestão de resíduos sólidos tem a seu cargo aterros sanitários, a recolha selectiva de resíduos, a produção de biogás a partir da biodegradação do lixo, educação ambiental, etc… Neste evento foi feita a promoção do seu “Composto Orgânico”, um produto de alta qualidade produzido nas suas centrais de compostagem e acessível ao público em geral – uma maneira inteligente de renovar recursos naturais e de conseguir a participação dos cidadãos na salvaguarda do Ambiente.
O mundo universitário fez-se representar pela [b]Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais[/b]. Este organismo, inserido na Universidade do Algarve, disponibiliza nomeadamente licenciaturas em Agronomia, em Biotecnologia, Arquitectura Paisagista e um Mestrado Integrado em Engenharia Biológica. No seu stand apresentou vários projectos concebidos pelos seus alunos.
Como seria de esperar, os viveiristas cuja área é os relvados, marcaram uma forte presença com várias empresas a competir no sector.
Como nos referiu a Organização do evento, os seus objectivos não eram apenas comerciais. Deste modo organizaram-se dois seminários e um workshop, com uma forte afluência registada. Os temas foram a “Sustentabilidade dos Espaços Verdes no Algarve” (organizado pela Liga Para a Protecção da Natureza), a “Utilização de Flora Autóctone para Produção de Verdes de Corte” (organizado pela Dir. Regional de Agricultura do Algarve) e, no caso do workshop, “Compostos de Verdes – Aplicações Actuais e Potencialidades Futuras” (organização da Algar).
De todas, a iniciativa mais marcante foi talvez o [b]Jardim Experimental[/b]. Com isto a Organização tentou sensibilizar crianças e jovens, para a jardinagem e as suas técnicas através de actividades práticas, possibilitadas pela participação activa dos expositores, nomeadamente os viveiristas. Com este intuito convidou várias instituições, tais como o Instituto Monitor, a AAPACDM (Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais), a ASMAL (Associação de Saúde Mental do Algarve), a Fundação Irene Rolo e várias escolas de Faro, entre outras. Aqui fica um exemplo de como a responsabilidade social pode ser aliada com bons resultados a um evento tipicamente comercial.
Os organizadores fazem assim um balanço muito positivo desta primeira edição. Nas palavras de Carmen Santos, Directora Comercial da Algarve Jardim, [i]“os expositores que apostaram nesta edição da Algarve Jardim fizeram-nos sentir que esta era já uma aposta ganha, foram feitos excelentes negócios, facto que traduz a força do sector na região.”[/i]
A próxima edição está, deste modo, garantida para 2008.
Algumas entidades mencionadas:
– Algar (www.algar.com.pt)
– Universidade do Algarve (Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais) (www.fern.ualg.pt)
– Viplant (www.viplant.pt)
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.