A CARREGAR

Type to search

Tags: ,

Algarve Jardim – Sucesso a Sul

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/algarvejardim030407/abertura.jpg[/img] 

[i]Fotos: Portal do Jardim[/i]

Decorreu entre os dias 22 e 25 de Março a [b]Algarve Jardim – Feira de Jardins, Piscinas, Equipamentos, Ambiente e Paisagismo[/b] na ExpoFaro. Esta foi a primeira vez que uma iniciativa deste género conseguiu congregar com sucesso o sector regional, tendo recebido mais de 10 mil visitantes – sendo uma parte notória constituída por profissionais do sector.
Estava bem patente para o visitante a exemplar organização deste evento, que em nada se parecia a uma primeira edição. Pelo contrário, aparentava ser uma mostra regional já bem estabelecida e em “velocidade de cruzeiro”.

Floreira-búzio em cerâmica

Floreira-búzio em cerâmica

A grande vantagem destes eventos sectoriais e, neste caso, também regional, é que num espaço delimitado temos uma amostra do que melhor se faz nas várias áreas representadas. Este certame não foi excepção.

A qualidade dos vários centros de jardinagem era alta. Destacamos uma sugestão da [b]Viplant[/b]: floreiras em forma de búzio, feitas em cerâmica. Com um design que se adapta tanto a concepções modernas como clássicas, o seu uso é possível tanto no exterior como no interior, dando um toque orgânico ao espaço onde se inserem.

Composto Orgânico da Algar

Composto Orgânico da Algar

Estiveram também presentes representantes de várias iniciativas institucionais, como por exemplo o Núcleo do Algarve da Quercus. De todas destacamos a [b]Algar – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos[/b]. Esta concessionária de gestão de resíduos sólidos tem a seu cargo aterros sanitários, a recolha selectiva de resíduos, a produção de biogás a partir da biodegradação do lixo, educação ambiental, etc… Neste evento foi feita a promoção do seu “Composto Orgânico”, um produto de alta qualidade produzido nas suas centrais de compostagem e acessível ao público em geral – uma maneira inteligente de renovar recursos naturais e de conseguir a participação dos cidadãos na salvaguarda do Ambiente.

O mundo universitário fez-se representar pela [b]Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais[/b]. Este organismo, inserido na Universidade do Algarve, disponibiliza nomeadamente licenciaturas em Agronomia, em Biotecnologia, Arquitectura Paisagista e um Mestrado Integrado em Engenharia Biológica. No seu stand apresentou vários projectos concebidos pelos seus alunos.

Como seria de esperar, os viveiristas cuja área é os relvados, marcaram uma forte presença com várias empresas a competir no sector.

Stand Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais

Stand Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais

Como nos referiu a Organização do evento, os seus objectivos não eram apenas comerciais. Deste modo organizaram-se dois seminários e um workshop, com uma forte afluência registada. Os temas foram a “Sustentabilidade dos Espaços Verdes no Algarve” (organizado pela Liga Para a Protecção da Natureza), a “Utilização de Flora Autóctone para Produção de Verdes de Corte” (organizado pela Dir. Regional de Agricultura do Algarve) e, no caso do workshop, “Compostos de Verdes – Aplicações Actuais e Potencialidades Futuras” (organização da Algar).

Pormenor do Jardim Experimental, elaborado por crianças e jovens.

Pormenor do Jardim Experimental, elaborado por crianças e jovens.

De todas, a iniciativa mais marcante foi talvez o [b]Jardim Experimental[/b]. Com isto a Organização tentou sensibilizar crianças e jovens, para a jardinagem e as suas técnicas através de actividades práticas, possibilitadas pela participação activa dos expositores, nomeadamente os viveiristas. Com este intuito convidou várias instituições, tais como o Instituto Monitor, a AAPACDM (Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais), a ASMAL (Associação de Saúde Mental do Algarve), a Fundação Irene Rolo e várias escolas de Faro, entre outras. Aqui fica um exemplo de como a responsabilidade social pode ser aliada com bons resultados a um evento tipicamente comercial.

 

Os organizadores fazem assim um balanço muito positivo desta primeira edição. Nas palavras de Carmen Santos, Directora Comercial da Algarve Jardim, [i]“os expositores que apostaram nesta edição da Algarve Jardim fizeram-nos sentir que esta era já uma aposta ganha, foram feitos excelentes negócios, facto que traduz a força do sector na região.”[/i]

A próxima edição está, deste modo, garantida para 2008.

Algumas entidades mencionadas:

– Algar (www.algar.com.pt)

– Universidade do Algarve (Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais) (www.fern.ualg.pt)

– Viplant (www.viplant.pt)

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo