A CARREGAR

Type to search

Chelsea Flower Show 2007: Atribuídos os “Óscares “ da jardinagem

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/chelsea110607/abertura.jpg[/img] 

Fotos: Portal do Jardim
Adam Frost

Adam Frost

Festival de visita obrigatória, pelo menos uma vez na vida para todos os amantes de flores, design de jardins, plantas e culturas.
Numa organização da Royal Horticultural Society e o patrocínio da Marshalls plc, o festival acolheu durante 5 dias (edição de 2007 de 22 a 26 de Maio) o que de melhor existe no mundo em termos de design de jardins, de plantas e de flores. E são sem dúvida dias de festa com as plantas expostas em todo o seu esplendor de cor, perfume e beleza.

 

De frisar que a BBC tem ao longo de todo o Festival um papel importantíssimo mostrando tudo o que se vai passando com reportagens óptimas sobre os projectos de jardins e filmagens panorâmicas que permitem visualizar de forma única os espaços expostos.

AOA Corporation Co.

AOA Corporation Co.

Para os mais importantes designers são anos de preparação dum novo projecto que suplante tudo o que foi feito até então e que aqui é apresentado.
É comparável os prémios que aqui são atribuídos aos Óscares no cinema e não é para menos tendo em consideração que vão marcar pontos em muitos curriculum.

 

O Chelsea Flower Show é anualmente o ponto alto da jardinagem e os Festivais da RHS são reconhecidos por estabelecerem as tendências neste universo.
Este ano o que marcou foi o [b]elevar a jardinagem para novas dimensões[/b]. O sistema planetário, o espaço, a viagem no tempo e a contemplação das estrelas. Esta tendência ficou bem patente no [b]Jardim Bradstone[/b] ([url=https://www.portaldojardim.com/pdj/2007/06/chelsea-flower-show-o-melhor-do-festival-2007]Clique aqui para ler o artigo.[/url]) e que mereceu a classificação de [b]Melhor no Festival[/b]. No grande Pavilhão também Cardiff levou o [b]Dr. Who[/b] a Chelsea recriando a ambiência da célebre série televisiva de

Transit of Venus

Transit of Venus

viajantes no tempo. Os dois projectos de jardins em telhados, designadamente o [b]Star Gazing[/b] e o [b]Sky at Night[/b] são vocacionados para os astrónomos. Também nos jardins pequenos com o [b]The Transit of Vénus[/b] estão exemplificados os raros trânsitos de Vénus, a posição deste planeta em relação à terra e ao sol e que permitiram as primeiras medições do nosso sistema solar.

Outra das tendências marcantes neste Festival foi o [b]Ser Bom para Comer[/b], ou seja plantar a própria fruta e vegetais foi um dos grandes temas que atravessou os projectos deste ano. Segundo dados estatísticos da Horticultural Trade Association a cultura de frutos e vegetais vende mais de 76.8 milhões de libras ao ano só no Reino Unido sendo estas culturas um passatempo muito popular.

Cancer Research UK

Cancer Research UK

Em 2006 as plantas aromáticas foram favoritas neste Festival mas este ano frutas e vegetais marcaram pontos.
A [b]Jardinagem Verde – Sustentabilidade[/b], obrigatória nos projectos de 2007. Dadas as alterações climáticas e ambientais a jardinagem passa a ser responsabilizada e o Chelsea Flower Show é uma plataforma de eleição para passar esta mensagem. Os expositores tiveram como objectivo principal criar projectos que contenham estes princípios.
Outros princípios subjacentes aos projectos passaram pela utilização de plantas da região, a mistura de elementos naturais, cor predominante de flores serem o violeta e mais projectos de jovens designers.

Chetwoods (Crédito: David Churchill)

Chetwoods (Crédito: David Churchill)

Os criadores dos projectos apresentados este ano apostaram mais nos conjunto de plantas românticas e grande profusão das mesmas com a cor violeta em alta ao invés das plantações minimalistas a que se assistiu na edição anterior. Apostaram nas árvores esculpidas, nos materiais naturais nomeadamente pedras e madeiras e menos nos materiais mais industriais como o betão, ferro e aço num estilo menos industrial, apostaram nos jardins secos que não requerem tanta água, a introdução de fluxos de água foi menor este ano. Houve igualmente alguma tendência para a interligação de culturas oriental e ocidental nalguns dos projectos. Os decks que tanto furor fizeram o ano passado também estão aqui fora de cena com aparições esporádicas nos jardins mais pequenos ou de terraço.

 Apesar do projecto de Diarmuid Gavin ter sido distinguido só com uma Silver Guild pelo júri do Festival foi o eleito do público o que não deixa de ser curioso. Esperamos em breve apresentar com detalhe este projecto denominado de Westland Garden e que é basicamente um estúdio num jardim para um casal de pessoas de idade mas muito criativas.

Diarmuid Gavin Designs

Diarmuid Gavin Designs

Não podemos deixar de destacar o importante Tributo a Carlos Lineu no 300º ano do seu nascimento ([url=https://www.portaldojardim.com/pdj/2007/06/este-e-o-ano-de-carlos-lineu]Clique aqui para ler o artigo.[/url]).

[b]Medalhas de Ouro atribuídas[/b]

[b]Show Gardens[/b]
• Bradstone (Designer: Sarah Eberle)
• Câncer Research UK (Designer: Andy Sturgeon)
• Chetwoods (Designers: Laurie Chetwood e Patrick Collins)
• Fetzer Vineyards (Designer: Kate Frey)
• Fortnum Mason (Designer: Robert Myers)
• Laurent-Perrier (Designer: Jinny Blom)
• Tribute to Linnaeus (Designer: Ulf Nordfjell)

 

City Haven

City Haven

[b]Chic Gardens[/b]
• Helios (Designer: Kate Gould)

 

[b]City Gardens[/b]
• Harpak Group (Designer: Harpak Design)
• AOA Corporation Co (Designer: AOA Corporation e Ishihara Kazuyuki Design)
• Adam Frost (Designer: Adam Frost)

[b]Courtyard Gardens[/b]
• AW Gardening Services (Designer: Adam Woolcott e Jonathan Smith)

Tags:

1 Comments

  1. Anonimo 5 de Julho de 2007

    Gostei muito dos jardins premiados, desejo saber, no jardim AOA Corporation Co, que planta é a que foi usada nos muros, achei muito original, nunca vi aqui no Brasil algo parecido.
    se puderem me informar, meu endereço é:
    annallux@terra.com.br
    muito grata
    Ana Maria

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigo Seguinte

Ir para o topo