Portal do Jardim.com

Poda de Árvores no Espaço Urbano

Parque Biológico de Gaia
27 e 28 de Setembro 2007

DESTINATÁRIOS: Técnicos responsáveis pela gestão de património arbóreo ou por equipas de podadores, ao serviço de Câmaras Municipais ou Empresas de Espaços Verdes.

FORMADOR: Francisco Coimbra.
OBJECTIVOS:
– Utilizar os conhecimentos fundamentais da fisiologia vegetal na perspectiva da poda.
– Adquirir as bases teórico-práticas dos métodos de corte, no respeito pelas características da árvore e pelos objectivos a atingir.
– Adquirir as bases teórico-práticas da poda de formação, manutenção, conversão e rees-truturação de árvores ornamentais, em formas naturais e artificializadas, para planear e orien-tar as intervenções por forma a evitar intervenções radicais danosas para o património arbó-reo urbano.

PROGRAMA SÚMARIO:

* Análise da reacção das árvores à poda, em função das suas leis fundamentais de cresci-mento e desenvolvimento e dos fenómenos de compartimentação e “cicatrização”.

* Métodos e técnicas de corte (localização, ângulos, entalhes, operações particulares….); método de redução de ramos em ”tira-seiva”; discussão das controversas metodologias de “tratamento” das superfícies de corte (aplicação de fungicidas e cascas artificiais, “limpeza” de feridas…).

* A poda de formação (porte natural e porte artificial) e seu calendário; a formação da fle-cha, a elevação e conformação da copa, a selecção, orientação e condução dos ramos.

* As podas de manutenção (sanitária e de segurança nas formas “livres”; manutenção regular do condicionamento, nas formas “arquitecturais”); as podas em função da época.

* As podas “excepcionais” (conversão, reestruturação…) para árvores em situação de cons-trangimento (edifícios, vias públicas…), ou a submeter a alteração do modelo de condução, ou mutiladas no passado.

INFORMAÇÕES GERAIS

– Horário da formação: 9h30 às 17h30 (uma hora para almoço).
– Almoço na cantina do Parque Biológico incluído no valor da inscrição.
– A acção de formação dá direito à entrega de um certificado de participação.
– A acção de formação só será realizada com o número mínimo de 15 participantes.
– Apenas serão aceites como participantes as inscrições acompanhadas do respectivo pagamento. Caso a acção de formação não se realize o valor da inscrição será devolvido na íntegra.
– Preço Sócio – 60 €
– Preço Não Sócio – 85 €
– Pode preencher os dados abaixo indicados e enviar por carta ou por mail para confirmar a sua participação.

FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome:
Morada:
Código Postal:
E-mail:
Telemóvel / Telefone:
Fax:
Profissão/Habilitações:
Empresa/Entidade patronal:
Sócio  ou Não Sócio 
Forma de pagamento:
Transferência bancária  (Conta a Creditar: 0033-0000-00276141153-05)
Cheque  (Cheque à ordem da SOCIEDADE PORTUGUESA DE ARBORICULTURA)
Recibo em nome de:
Número de Identificação Fiscal:

Mais informações: https://www.sparboricultura.pt/