Portal do Jardim.com

Composto Orgânico: A Mistura

O composto orgânico é o adubo mais antigo e mais natural do mundo, podendo ser feito e usado directamente em cada jardim. Correctamente cortados, misturados e arejados, os detritos orgânicos decompõem-se, resultando estrume de grande qualidade.

A correcta combinação da matéria prima determinará a velocidade do processo de decomposição e a qualidade do composto. Quanto melhor seja a mistura entre os resíduos vegetais “verdes”, ricos em nitrogénio e vegetais “castanhos” ricos em carbono, tanto maior será a eficácia do adubo e do composto.

Conselho: Não amontoar grandes quantidades do mesmo material.

Resíduos vegetais “verdes”

Contém bastante quantidade de nitrogénio (N). Materiais para a compostagem são por exemplo as plantas de exterior e de interior, flores murchas e frutas caídas. Os restos de café e chá com filtros e bolsas. Os restos de comida como leite, pão, cascas de ovo, cascas de cítricos não tratadas e as cascas de banana.

Resíduos vegetais “castanhos”

Proporcionam carbono (C) para o seu composto. Este material procede de material cortado de árvores, sebes e arbustos.

Recolher e armazenar os ramos cortados, por uma parte, e o resto de resíduos moles, por outra.

Conteúdo de carbono

C : N
Papel 1000 : 1
Serradura 500 : 1
Palha 100 : 1
Restos orgânicos 25 : 1
Restos vegetais 500 : 1
Folhas de faia 60 : 1
Estrume 15 : 1
Erva cortada 12 : 1

O conteúdo de carbono e nitrogénio (N) são importantes para o processo de decomposição. O conteúdo inicial deve ser aprox. 20-30:1. Durante o processo de compostagem, o carbono decompõe-se. No final o composto obtém uma relação C/N de aprox. 15-20:1.

Patrocínio: