Portal do Jardim.com

Planeamento de Jardins

O que é o planeamento?

O que significa planear?

O Planeamento é definido como a preparação de decisões para alcançar objectivos específicos, tendo como finalidade melhorar o uso e a gestão dos recursos bem como a qualidade dos ambientes naturais e sociais (in Infopédia, 2007, on-line).

Observando a imagem seguinte facilmente podemos dizer se existiu algum tipo de planeamento.

Foto: Bruno Rodrigues

Na figura podemos observar as vinhas na região do Douro, em que as videiras foram dispostas em linhas segundo as curvas de nível, para evitar problemas de erosão e para melhorar a exposição solar.

Houve, sem sombra de dúvida, planeamento!

E porquê? A existência de objectivos fez com que o planeamento fosse necessário e fundamental.

Para idealizar e construir um jardim também o planeamento é necessário mas  para isso necessitamos de ter:

– Uma ideia base de suporte

Um local  para a execução

– E o projecto

As pessoas que nos procuram, normalmente possuem  “o local “. A partir daí as situações são muito diversas, como se mostra em baixo.

A grande maioria não tem ideia dos preços, não sabem quanto custa uma árvore, uma planta, a mão-de-obra, a terra, os materiais, já para não falar das plantas de pormenor, projectos de execução, estudos, etc. Por isso, mesmo antes que lhes seja apresentado qualquer esboço ou projecto é normalmente pedido um orçamento. Cabe-nos a nós, técnicos, ouvir as ideias, propor novas que sejam complementares e consonantes e aconselhar o melhor possível.

Muitas vezes não é isso que acontece e depois o resultado final fica aquém do esperado.

“O planeamento começa aqui”

Depois do primeiro contacto deve o técnico procurar investigar, estudar e verificar se a ou as ideias têm pernas para andar, podendo e devendo colocar questões a si próprio. Alguns exemplos estão abaixo discriminados, mas muitos outros poderão ser colocados.

–  Tem sentido?

–  Vale a pena explorar outras ideias?

–  É possível?

–  É exequível?

–  O que é que é necessário?

–  Quais as operações?

A discusão com o cliente aquando da entrega da ” melhor solução” pode ser importante, certificando-se que de facto o projecto corresponde às reais necessidades e desejos do cliente. O cálculo duma possível e futura manutenção do espaço poderá pôr o cliente mais consciente da obra que irá ser executada e eventuais custos à posteriori.

Após esta primeira abordagem, poderemos enumerar as diferentes etapas do planeamento.

Pensar / Estruturar / Definir  / Desenhar / Programar / Organizar / Propor / Orçamentar

E por fim realizar

As vantagens do planeamento, funcionam tanto para quem executa, como para o próprio cliente.

Dentro das várias vantagens, a redução de custos, nomeadamente na economia em mão-de-obra, economia em recursos e na poupança de energia; também o cumprimento de prazos é importante pois é reduzido ao mínimo e é o cliente quem acaba por beneficiar, traduzindo-se num excelente resultado final.