O coentro – Coriandrum sativum – é uma planta da família das umbelíferas, é anual e muito aromática, de folhas superiores finalmente recortadas e flores pequenas de cor branca ou rosa. As sementes muito redondas de cor bege são muito apreciadas na culinária.
Embora de origem incerta, sabe-se que os antigos egípcios já a utilizavam para embalsamar os corpos. É provavelmente originária da bacia do Mediterrâneo onde os gregos e os romanos a utilizavam em pratos e bebidas. Na Idade Média era cultivada nos jardins dos mosteiros. É também conhecida por salsa árabe ou chinesa e é hoje cultivada um pouco por todo o mundo. Em inglês é conhecida por coriander e em espanhol por cilantro. Muito utilizado na cozinha indiana e árabe, tanto as sementes como as folhas. Entre nós é mais comum utilizarem-se as folhas na confecção de vários pratos e as sementes no fabrico de confetis e outros doces.
É digestivo, anti-séptico e calmante. Na Índia é considerado afrodisíaco, serve para aumentar as glândulas mamárias.
O coentro tem quatro vezes mais caroteno do que a salsa e três vezes mais cálcio do que esta. Tem ainda proteínas, sais minerais, vitamina B e niacina. As folhas são muito ricas em ferro e vitamina C.
Tanto os coentros como a salsa ajudam a neutralizar o hálito do alho.
A tisana das folhas combate ainda a fadiga e alguns tipos de enxaquecas. As suas sementes são um excelente digestivo quando mastigadas depois da refeição.
Alivia dores de estômago em caso de digestões difíceis, vómitos e flatulência, estimulando o apetite e ajudando a secreção gástricos e intestinais.
Na medicina chinesa inalam-se os vapores dos ramos dos coentros e massaja-se o corpo com chá para acalmar a comichão e eliminar as borbulhas do sarampo.
Na antiguidade, os coentros eram mais utilizados pelas suas propriedades medicinais, mas hoje em dia é mais comum serem usados na culinária.
As sementes dos coentros devem ser adicionadas no princípio da cozedura.
A incorporação de coentros nos pratos com leguminosas favorece reabsorção dos gases intestinais.
Pode ainda ser utilizado para aromatizar a cerveja.
As sementes servem para aromatizar o gin e fabricar licores digestivos. Servem ainda para aromatizar vinagre e vários tipos de conservas como puré de tomate, pêras ou maçãs, salsichas ou patés.
Na Índia é um ingrediente essencial do caril em pó.
Tantos as folhas como as sementes salientam o sabor da choucroute, beterraba, cornichons, cogumelos, alcachofras e salada várias, especialmente de batata.
Um ou dois grãos de coentros esmagados numa chávena de café concedem-lhe um excelente sabor.
Embora cultivada como erva aromática, convém separá-las das plantas de jardim, pois o forte aroma da folha e sementes frescas pode ser prejudicial a algumas plantas. Mas sabe-se que afasta os afídeos aos quais é imune.
Quando associada com o funcho, impede a formação das suas sementes, enquanto que ajuda a germinar as do anis.
As suas lindas e delicadas flores fazem lindos canteiros e atraem abelhas.
O aroma das suas sementes vai-se tornando mais intenso e agradável à medida que estas vão amadurecendo.
FERNANDA BOTELHO nasceu em Tojeira/Sintra em agosto de 1959.
Aos 18 anos viaja para Londres onde estuda antroposofia e plantas medicinais e pedagogia Montessori.
Fez o curso de guia de jardim botânico com a Alexandra Escudeiros e gostou tanto que repetiu no ano seguinte.
Apaixonada por jardins botânicos, é frequentadora assídua de Kew gardens. Absorve o que vê, fotografando e escrevendo.
Publica anualmente desde 2010 agendas de plantas medicinais, três livros infantis “Salada de flores” “Sementes à solta” e “Hortas aromáticas”. “As plantas e a saúde, guia de remédios caseiros”. É colaboradora do programa Eco-escolas desenvolvendo projetos de plantas medicinais e hortas sustentáveis nos espaços escolares com professores e alunos.
É convidada regular da RTP 1, organiza passeios botânicos e dá workshops sobre plantas medicinais.
Blogue Malva Silvestre.
Muito interessante e muito autêntico.
Parabens
Um abraço
J. Manso
Gostaria de saber calendários (se os há) de workshops sobre ervas aromáticas e jardinagem em geral, pois sou amante de jardinagem e gostava de dominar algumas técnicas (conhecimentos).
Grata
Fátima Modesto
Olá,só hoje tomei contacto com este sitío e, foi uma agradável surpresa.
Já tinha acompanhado vários artigos escritos pela Fernanda na revista Jardins e,por isso,não me admira a qualidade colocada neste que acabo de ler.Irei certamente visitar mais este sitío devido ao facto de ser jardineiro e um amante incondicional das aromáticas.
Muitos parabens.
Gostaria de estar em contacto , para obter informacoes que tem a ver com as plantas especialmente com (CORIANDER ) ou seija COENTROS pois tenho dificuldade em obter sementes para plantar , e quando tive tentei plantar e nao deu certo
Encontru-me em Africa por favor, por favor gostaria de obter resposta de voces se possivel
Obrigada
Mena
parabens pelo artigo gostei do assunto
Sou apaixonada por coentro.
Quero saber se posso conssumir a vontade,
ou se pode ser prejudicial.
Adorei oque li sobre o coentro.
Hola
He oido hablar que los orientales también utilizan las raíces,
sabes de que manera puedo aprovecharlas?
Saludos
Licinia
tenho uma muda que me disseram ser de coentro, porem ate hoje nao usei a erva por nao saber se ela é comestivel. ela é bem diferente, tem folhas longas e nas laterais apresentam umas pontinhas como se fosse espinho, tem o mesmo cheiro. poderia me ajudar mandandando esclarecimento, ja fiz pesquisas e nao encontrei folhas iguais. obrigada.
muito bom, só depois é que li os outros comentários. Afinal a opnião é identica muito bem,
Boa tarde para todos.
O sabor e o cheiro dos coentros são incomparáveis.
Em todo o prato e em todas as saladas é de um sabor fantástico.
Aproveitem.
O coentro é um ecelente tempero .Ele é essencial em toda cozinha .Agradeço muito,pelas as informações , as quais irão ser mutio util no meu dia-dia. Obrigado
Boa tarde!!
Gosto muito de coentro, mas ao ler a matéria foi que descobrir sua história e suas utilidades.
Parabéns pela matéria..
coentro é afrosidiaco ou não?
gostaria de saber se o forte odor dos coentros se mantém mesmo depois de estar no prato?
o ano passado semeei coentros mas não fiz nada com eles porque o odor era muito intenso.
Boa noite. Gostei muito das informacoes ,claras e de grande utilidade. Com certeza visitarei mais vezes. Obrigada
conhecia os coentros mas nunca utilizei, na cozinha devido ao cheiro, daquilo que li fiquei encantada e será que posso utilizar os coentros em todos os alimentos cozinhados? saladas? por favor podem me dar mais informaçoes através do e-mail. obrigado.
Eu utilizo os coentros em quase tudo que cozinho, é uma delícia nas saladas, com peixe, é maravilhoso na sopa de legumes… enfim, para mim é um ingrediente obrigatório na cozinha!
@olga Moreira da Fonseca… pode-se comer em fresco e na comida cozinhada também, sem problema algum…
Esta muito bem feito nas falta acrescentar a forma de colheita dos coentros.
Comprei uma muda de coentro da índia e gostária que me orientassem em como cuidar em casa. Molho quase sempre e aqui em Salvador-Bahia está muito quente. Por favor me orientem.
O uso de muito coentro na comida, pode causa problema a saúde
Fernanda, adorei seu site e (ah, isso vc sabe melhor do que eu…) todas suas dicas têm embasamento científico. -E-X-C-E-L-E-N-T-E. Sou nutricionista e vou indicar seu site para meus pacientes. Falando nisso, quanto de coentro eles podem usar para diminuir ou evitar gases proveniente das leguminosas. Forte abraço, Feliz Natla, e um 2012 como seu site: E-X-C-E–L-E-N-T-E!!
Gostaria de saber se posso usar o coentro sem limite, pois adoro ele em tudo que faço,” até no feijão “.Nossa!!!!! ele é muito saboroso, tanto cru como cozido.
Adoro coentros como varias vezes por semana gostaria de saber se tem alguma contra indicação,e quais os benefícios para a saúde bem como saber a quantidade a usar e quantas vezes por semana podemos comer.
Obrigada.
Prezada Fernanda
na definição da Wikipedia, o Coentro é considerado um elemento ANAFRODISIACO, ou seja, inibe a libido,
PF-alguém que me saiba informar sobre a melhor altura do ano para a sementeira e plantação desta erva.
OB
odeio este tal de coentro sou alergica este erva é assassina quase me matou sufocada por duas vezes que eu nao sabia que tinha na salada
Estou usando o cha da semente de coentro remedio para labirintite. Confirmo que estou bom sem nenhum sintoma, tomando 3 vezes ao dia. Tinha ido ao medico o mesmo passou FUXON, TOMEI 2 CAIXAS E NADA ensinaram-me o cha do coentro estou bom GRAÇAS A DEUS.
Tenho uma enorme paixão por ervas aromáticas e isso me levou a cultivar uma pequena horta em nossa casa. Há 10 meses ganhei uma muda de coentro selvagem que agora está dando flor (eu acho que é flor!!!! tem aparência de um pequeno abacaxi). O que devo fazer? devo podar esses “abacaxizinhos”? Abs
Prezada Fernanda: Gostaria de colocar que, na América do Norte, ao contrário do que está dito “…Em inglês é conhecida por coriander e em espanhol por cilantro.” , as folhas do coentro são conhecidas como “cilantro” enquanto que as sementes são conhecidas como “coriander”.
Att.,
Ricardo
Gostaria de saber onde comprar coentros para plantar ou semear…!
Com os melhores cumprimentos:
José maria moreira durães.
Excelente. Amo coentro e estou fazendo uma matéria p/aula de gastronomia da qual vou utilizar na receita de quibes.
Deus presente em tudo na natureza para viver feliz se aprendermos a respeitar pelo menos o primeiro mandamento de dos 10 amaríamos todas as plantas , animais e não sujaríamos o chão,limparíamos,loucos são aqueles que sujam,não tem consciência do crime que comete,hoje o mundo trocou de Deus criador pelo deus dinheiro e pisam as plantas,e quando sofrem buscam e não encontram.Brasil,desperta e crie coragem limpe o,chão e refloreste,pois a falta de água é falta de ar é falta de mato .e apreciemos enfin el cilantro para vivirno felices.gracias