A framboesa (Rubus idaeus) é uma planta do tipo arbustivo que se não for devidamente controlada acaba por se tornar numa praga já que emite raízes superficiais subterrâneas que crescem horizontalmente surgindo novas plantas nos ápices dessas raízes.
A framboesa é muitas vezes confundida com a amora, mas as suas características físicas são muito diferentes. Apenas o fruto é bastante semelhante.
No que respeita ao sabor, são perfeitamente distinguíveis, a amora é mais doce que a framboesa que se não for colhida madura contém ácidos que a tornam intragavél. A framboesa tem um crescimento erecto enquanto a amora tem um crescimento rasteiro.
Cultivo
A espécie carece de solos com matéria orgânica, bem drenados e profundos. Quando as condições são as ideais a sua produção é generosa e com frutos bastante grandes. Normalmente o tamanho dos frutos vai aumentando com a idade da planta. Todos os anos após a colheita e quando as folhas começam a murchar deve realizar-se o rebaixamento das touças.
Este rebaixamento consiste em cortar toda a parte aérea do ano e deve ser feito deixando apenas cerca de 10 cm de caule acima do solo.
Uma vez que se trata de um fruto vermelho aconselha-se a colocação de uma rede anti pássaros na altura da frutificação, pois senão provavelmente não irá restar nenhum fruto para que o possa degustar. Os melros (Turdus merula) e piscos (Erithacus rubecula) são especialmente atraídos por todos estes frutos.
Para aproveitar as suas framboesas pode seguir a receita abaixo e deliciar-se todas as manhãs com uma óptima compota que apesar de tudo não é assim tão doce.
Culinária
Doce de framboesa
300g de açúcar
1 dl de agua
Colocar as framboesas num tacho, por cima colocar o açúcar e a água, deixe repousar algum tempo para libertar o sumo.
Depois leve a lume brando e deixe cozer até ficar em ponto de perola, depois passe a varinha mágica, para desfazer. Se quiser pode então passar este puré pelo coador para retirar as grainhas.
DIOGO RICOU é o responsável técnico da empresa Monteiro & Ricou, lda. Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade dos Açores. Desde sempre que esteve ligado a esta área.
É formador nas áreas da jardinagem, nomeadamente planeamento de jardins e dá aulas ao curso CEF jardinagem no ensino público.
A monteiro & Ricou presta serviços de consultadoria, gestão de obras, construção de jardins, implantação e projecto de sistemas de rega, instalação de jardins verticais, agricultura, paisagismo.